Vamos mostrar alguns dos carros que ficaram eternizados pelas telas do cinema

.

Tínhamos que começar por ele, o famoso Herbie do filme “SE MEU FUSCA FALASSE”. Foram produzidos seis filmes, sendo: 1968, 1974, 1977, 1980, 1997 e 2005.  Gravado pelos estúdios Disney. Herbie é um Volkswagen Fusca, de cor branco pérola, dotado de vida própria, com uma incrível inteligência, carisma e personalidade. Trata-se de um Fusca desprezado que vai parar nas mãos de Jim Douglas, um piloto de corridas fracassado que, graças a Herbie, ganha confiança e vence diversas corridas.
Fusca 1963
O Cadillac utilizado no longa “OS CAÇA FANTASMAS” (Ghostbusters, no original) de 1984. Ele leva o nome Ecto-1 e foi o principal meio de transporte utilizado pela destemida (e atrapalhada) trupe vivida por nomes como Bill Murray, Rick Moranis e Sigourney Weaver. É o carro mais temido do além!
Cadillac Miller-Meteor 1959
O Ecto-1 do filme de 1989 (Ghostbusters II), tem por base um Cadillac Fleetwood Station Wagon  1980

.

“DE VOLTA PARA O FUTURO”  aqui o famoso carro vai para o tempo que o condutor decidir! A bordo do De Lorean DMC, Michael J. Fox e Christopher Lloyd foram do passado ao futuro e vice-versa na máquina do tempo mais querida da telona!
De Lorean DMC-12 1981
Aston Martin DB5 pilotado por Sean Conery na pele do espião James Bond em “007 CONTRA GOLDFINGER” de 1964. Você conferiu que o 007 de Craig também dirige uma versão mais moderna deste automóvel, mas… Esse carro é incrível!
Aston Martin DB5 1963
O filme de 2008 dirigido e estrelado por Clint Eastwood leva o nome do carro “GRAN TORINO”
Ford Gran Torino Sport 1972
“SPEED RACER”, é um clássico dos anos 1960, criado por Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis. Speed Racer (nome dado na adaptação Norte Americana  que nunca diz o nome original Go Mifune), um jovem e audaz piloto de corrida de 18 anos, dirige o carro Mach 5, criado por seu pai (Pops Racer) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas.
Mach 5 (inspirado na Ferrari Testa Rossa)
Utilizado na gravação do filme “60 SEGUNDOS” (Gone in 60 seconds), estrelado por Nicholas Cage foi um sucesso nas telonas de todo mundo. A produção do filme utilizou 15 exemplares do  Mustang 1967 nas gravações.
Ford Mustang GT 500 1967  (Eleanor)
Outro Mustang muito famoso no cinema foi o GT 390, utilizado em Bullitt, de 1968 estrelado por Steve McQueen. O filme ganhou notoriedade devido a uma das mais longas perseguições da história do cinema entre o Ford Mustang Fastback 1968, dirigido por McQueen e um Dodge Charger R/T (modelo 1968) em San Francisco e arredores.
Mustang GT 390 Fastback 1968
General Lee é o apelido carinhoso do Dodge Charger R/T 1969 usado pelos rapazes da série dos anos 1970 e filme de 2005 “OS GATÕES”.
Dodge Charger R/T 1969
O Batmóvel  carro do seriado “BATMAN” foi customizado por George Barris que comprou um Lincoln Futura (carro que nunca foi produzido sem série, projetado pela Lincoln, divisão da Ford) em 1965 e o transformou no famoso carro depois de três semanas de trabalho. O designer ainda criou mais três réplicas depois de construir o original. O esqueleto do veículo foi mantido, mas o chassi e a frente foram completamente redesenhados. Os detalhes lembram foguetes.
Lincoln Futura 1955   (Batmóvel)
“STALLONE COBRA” estrelado por Sylvester Stallone, na direção de um memorável Mercury Monterey Coupe 1950 fez parte do “elenco” deste clássico de ação dos anos 80, e nem precisa explicar o porquê, né?
Ford Mercury Monterey 1950
Plymouth Fury 1958, o carro assassino usado no filme “CHRISTINE em 1983. Idealizado por Stephen King, mestre do suspense. E, graças a direção incrível de John Carpenter, sua fama foi tamanha, que o filme foi lançado antes mesmo da publicação do livro.
Plymouth Fury 1958
Passear com uma Ferrari 250 GT 1961, enquanto deveria estar na aula é uma proeza de Ferris Bueller, do filme “CURTINDO A VIDA ADOIDADO” de 1986. O carro utilizado nas filmagens foi uma réplica de fibra de vidro por ser um carro raro. Foram fabricadas apenas 100 unidades que chegam hoje a 9 milhões de dólares. (foram produzidos 3 carros para a filmagem).
Ferrari 250 GT  Spyder California 1961
Ford Falcon de 1973, com  949 unidades fabricadas apenas na Austrália foi o carro utilizado por Mel Gibson no filme “MAD MAX” de 1979. Para ficar com a cara do filme foram feitas alterações como instalação de aerofólio, novos faróis, suspensão e motor “Supercharger”. Foi instalado um dispositivo que injeta nitro para que o carro alcançasse velocidades altíssimas.
Ford Falcon XB GT Coupe 1973
Knight Industries Two Thousand. É este o nome completo do K.I.T.T., o Pontiac Trans Am 1982 que o agente Michael Knight, vivido por David Hasselhoff usa para combater o crime no seriado “A SUPER MAQUINA”.  Equipado com um avançado sistema de inteligência artificial programado para salvar vidas, ele era a verdadeira estrela da série.
Pontiac TransAn 1982
Na série “Mr. BEAN” um total de 14 episódios  foram filmados entre 1989 e 1995, em que o personagem interpretado por Rowan Atkinson teve várias aventuras cômicas e “quase-acidentes” ao volante do seu Mini amarelo com capô preto. O carro, que é um dos poucos Minis a sobreviver às travessuras na tela é alimentado por um motor de 4 cilindros, 1.0 litro e com uma potência de apenas 27 kW ou 34 cv.
Mini 1974
Vocês pensaram que esqueceríamos dele? Nada disso, por ser o último a ser postado nem de longe vai ser o menos importante, na realidade é para prestar uma homenagem a esta pessoa incrível, educada e até hoje  presente nos eventos automobilísticos no Brasil que é Carlos Miranda. Ator principal do seriado de TV “O VIGILANTE RODOVIÁRIO”, residente no interior do estado de São Paulo conserva muito bem o carro e quem passa pelo trevo da cidade de Águas da Prata-SP pode ver o Simca exposto no Posto de Policia Rodoviária.
Simca Chambord 1959

.

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria: Marcus Vinicius
 

28 DE MAIO DE 2018

.

Comments

  1. O Fusca, ou melhor, Herbie, o Plymuth, ou melhor Christine sem sombra de duvidas são icônicos!!!! Claro que o Aston martin (007) assim como o Ecto-1 também povoam nosso imaginário ate hoje…..mas o Herbie eh o mais querido… Parabéns pelo excelente artigo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *