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Oldsmobile Toronado é um carro de luxo que foi fabricado e comercializado pela divisão Oldsmobile da General Motors entre 1966 e 1992, foram quatro gerações. 

O Toronado fez muito sucesso pela transmissão Turbo-Hydramatic da GM, sendo o primeiro automóvel de tração dianteira produzido nos Estados Unidos desde o fim do Cord 810/812 em 1937.

O Toronado compartilhou a “Plataforma E” GM com o Buick Riviera 1963 de tração traseira e com o Cadillac Eldorado 1967 de tração dianteira, durante a maior parte dos seus 26 anos de história.

O modelo de 1966 foi reconhecido como um avanço no design, ganhando notoriedade ao conquistar vários prêmios automotivos importantes, como o Car of the Year Award da Motor Trend  e o Car Life‘s Award for Engineering Excellence. Também foi o único carro americano a ser reconhecido na Europa, sendo o terceiro colocado na competição Carro do Ano Europeu

O nome “Toronado” não tinha significado prévio e foi originalmente selecionado para um Show Car da Chevrolet de 1963.

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Primeira geração (1966-1970)

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Lançado em 1966 o Oldsmobile Toronado vendeu 40.963 unidades no seu primeiro ano, equipado com motor de 385cv e comprimento 5,4 metros.

1966

Em 1967 um leve facelift e a adição de freios a disco dianteiros como opcionais. Neste ano as vendas caíram quase pela metade, totalizando 22.062 unidades.

1967

A primeira geração do Toronado persistiu com os facelifts anuais até 1970. Além dos freios, as principais mudanças foram a substituição do V8 original de 7 Litros pelo novo 7,5 Litros em 1968.

1968

Em 1969 a revisão dos painéis traseiros e a inclusão de pequenas aletas para disfarçar a inclinação da carroceria traseira na vista lateral.

1969

Mais um facelift em 1970, a eliminação dos faróis ocultos e a introdução de saliências quadradas nos arcos das rodas.

1970

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Segunda geração (1971-1978)

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Nesta geração o estilo foi totalmente revisado, passando de um carro estilo “GT” para um carro de luxo mais tradicional; agora era mais semelhante ao Cadillac Eldorado. Os freios a disco dianteiros tornaram-se padrão. Na dianteira um novo sistema de indução de ar, dividindo o fluxo para baixo dos faróis. As vendas aumentaram significativamente.

1971

O Toronado 1973 foi colocado à venda em setembro de 1972, apresentando uma economia de combustível combinada entre 8,5 e 10,9 milhas por galão.

1973

Durante a maior parte da segunda geração do Toronado, dois acabamentos internos eram oferecidos a cada ano. Consistia em uma escolha de estofamento em tecido ou vinil, com apoio de braço central. Um interior Brougham opcional disponível em tecido, veludo ou vinil incluía carpete cortado, iluminação de cortesia montada nas portas e um banco 60/40 com apoio de braço.

1973

O Toronado vinha com uma longa lista de equipamentos padrão que incluíam transmissão Turbo-Hydramatic, direção hidráulica, freios a disco dianteiros, relógio elétrico, carpete e tampas de roda de luxo. Como opcional poderia incluir ar condicionado, som estéreo AM/FM com toca fitas, liberação do porta-malas, teto de vinil, volante de inclinação e telescópico, controle de cruzeiro, vidros elétricos, travas elétricas das portas e assentos elétricos de seis vias. Os vidros elétricos tornaram-se equipamento padrão em 1975. Um novo recurso em 1974 era um medidor para monitorar se o motorista estava dirigindo economicamente ou não, chamado de Medidor de Economia de Combustível, que determinava se o pedal do acelerador estava sendo pressionado com muita força.

1975

Para 1977, o V8 de 7,46 L foi substituído por um motor menor de 6,60 L, devido aos padrões de economia de combustível implantando pelo governo que entraria em vigor no ano seguinte.

1978

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Terceira geração (1979-1985)

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A terceira geração do Toronado foi substancialmente reduzida, perdendo quase 450 kg e 41cm de comprimento.

1979

Em 1980 novo motor, um V8 de 5,03 L e 140 HP.

1980

Uma versão de 4,13 L V6 e 125 HP compartilhada com o Buick Riviera foi disponibilizada de 1981 a 1984, muito criticada devido à sua lenta aceleração. Também foi oferecido nestes anos o novo motor diesel V8 da Oldsmobile. Este motor era novo e econômico, e as vendas foram inicialmente boas.

1984

A terceira geração do Toronado também foi transformada em conversível pela American Sunroof Company, com capota de tecido elétrica.

1984

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Quarta geração (1986-1992)

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A geração final do Toronado fez sua estreia em 1985, modelo 1986. Era ainda menor que os anteriores, passando para uma plataforma monobloco e foi o primeiro Toronado desde 1969 a apresentar faróis ocultos. Os motores V8 desapareceram vindo agora com injeção de combustível do Buick, um 3,8L V6. 

1986

A partir daí o Toronado sofreu um sério declínio nas vendas que nunca foi revertido. Os críticos culparam o downsizing, seu notável aumento de preço em relação ao modelo da geração anterior, bem como o estilo “cortador de biscoitos” que se parecia muito com os compactos mais baratos e menos luxuosos da GM, principalmente o Oldsmobile Calais, Buick Somerset e Pontiac Grand Am. 

Troféo

Em meados de 1987, a Oldsmobile tentou aumentar as vendas do Toronado apresentando um modelo mais esportivo chamado Troféo, que ostentava bancos de couro, escapamento duplo falso, estilo mais agressivo e suspensão mais rígida.

1988

Para 1988, as mudanças no Troféo incluem novos bancos e pintura monocromática; tanto o Toronado quanto o Troféo se beneficiaram de botões de controle climático maiores e cintos de segurança traseiros de três pontos. Além disso, a potência aumentou com o novo motor Buick 3,8L V6.

O Troféo de 1989 não era mais identificado externamente como um Toronado, podia ser encomendado com o Visual Information Center. Um CRT touchscreen montado no painel controlava o termostato e o rádio do veículo. Também fornecia instrumentação avançada, como um computador de bordo.

1992

Em 1992, a General Motors e um piloto da Avis Rent a Car testaram no Aeroporto Internacional de Orlando, na Flórida, um sistema de navegação GPS em alguns modelos Trofeo de aluguel, equipados com tela sensível ao toque. Os sistemas incluíam telefone celular embutido e um sistema de orientação por voz sintetizado por computador.

Oldsmobile Aurora 1995

A Oldsmobile encerrou a produção do Toronado e do Troféo em 1992, com o último Toronado saindo da linha de montagem em 28 de maio. O Toronado foi substituído no início de 1994 pelo sedã esportivo Aurora. O Aurora estreou como modelo 1995 compartilhando sua plataforma com a oitava e última geração do Buick Riviera.

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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25/julho/2022

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Comments

  1. As Oldsmobile sempre estiveram um passo a frente das demais marcas…impressionante a engenharia deles ao colocar o cambio no carter do motor.

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