.
O FORD GT40, foi desenvolvido por ordem de Henry Ford II e produzido pela “Ford Motor Company” para correr nas 24 horas de Le Mans e destruir o reinado da Ferrari
O GT40 surgiu de uma disputa entre Henry Ford II e Enzo Ferrari. A Ford queria comprar a fabricante italiana em 1963, mas a Ferrari não queria se afastar das 500 milhas de Indianápolis, o que colocaria as duas marcas em competição direta. O acordo falhou, e Henry Ford II prometeu vingança na pista em Le Mans.
O nome GT40 veio da altura total do carro: apenas 40 polegadas.
A Ford analisou inicialmente a Lola Cars, Lotus e Cooper como parceiro para construir seu novo carro para correr em Le Mans. A Lola acabou por ser escolhido, devido ao fato do carro de corrida Lola Mk6 já ter feito uso de um motor V8. A Lola doou dois chassis Mk6 de sua fábrica em Slough, enquanto a Ford criou uma equipe para desenvolver e construir sua nova máquina destruidora de Ferraris.
A equipe “Ford Advanced Vehicles” começou a desenvolver o GT40. Os primeiros protótipos usavam um motor Ford V8 de 4,2 litros, montado na posição média, enquanto os carros posteriores usavam uma unidade de 4.7 litros
O “GT40” estreou nos exaustivos 1.000 km de Nürburgring em 1964, os pilotos Phil Hill e Bruce McLaren se classificaram em segundo lugar para a largada. Devido a uma falha na suspensão, o GT40 não conseguiu terminar a corrida. O evento de 1964 em Le Mans também foi desastroso, pois os três carros inscritos não conseguiram terminar a prova. E para esfregar sal na ferida entre a Ford e a Ferrari, a Ferrari venceu as duas corridas…
Em 1965 tudo mudou, a Ford mudou o gerenciamento do GT40 para “Carroll Shelby”, seguindo seus sucessos com o Ford Shelby Daytona Coupe. A vitória veio imediatamente, com Ken Miles e Lloyd Ruby na corrida Daytona de 2.000 km, e com Bob Bondurant e Richie Ginther em terceiro lugar.
No início de 1966, versões urbanas do GT40 começaram a ser comercializadas, com suspensão mais suave, escapamentos silenciosos, ar-condicionado, bancos em couro e motor V8 de 335hp.
Le Mans 1966, finalmente o sucesso que Henry Ford II buscava. Devido a problemas com a Ferrari 330 P3, a Ford conseguiu os três primeiros lugares na prova.
O grande feito do “GT40” em 1966, repetiu-se nos anos seguintes de 1967, 1968 e 1969.
Preocupado com as altas velocidades vistas durante as 24 Horas de Le Mans em 1967, a FIA limitou os tamanhos dos motores a 5.0 litros para carros na classe Sports em 1968. Isso descartou as versões MkII e MkIV do GT40, ressuscitando o anterior Mk1 de motor menor, conquistando a vitória em 1968, pilotado por Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi.
O“GT40” repetiria o mesmo feito em 1969 com Jackie Ickx e Jackie Oliver, completando assim a sequência de quatro vitórias consecutivas em Le Mans, consagrando a Ford por não só destronar o domínio da Ferrari, mas também como a primeira empresa americana a vencer a corrida. Após sua sequência de vitórias em Le Mans recebeu o apelido de “matador de Ferraris”!
.
O GT40 correu no Brasil pelo Campeonato Carioca de Automobilismo de 1969, foi como um sonho para os fãs do automobilismo brasileiro.
O lendário Ford GT40 foi criado em 1964 e parou de ser produzido em 1969. O modelo original, o primeiro a bater a Ferrari em Le Mans, está avaliado em mais de 8 milhões de dólares.
Nos anos 2000 um novo Ford GT nasceu, fabricado tanto para as pistas como para as ruas, equipado com o clássico V-8 central e linhas praticamente iguais a de seu antecessor. Nas pistas foi um carro vitorioso nas mãos de equipes particulares, em Le Mans disputou em 2011, porém nenhum dos três carros conseguiu completar a prova. Em 2016 a Ford voltou oficialmente para disputar as 24 Horas com o sucessor do GT40, um novo modelo criado a partir das tecnologias de ponta disponíveis no mercado, como chassi e carroceria de fibra de carbono, motor V-6 bi-turbo, e no legado histórico da marca. Disputando a categoria GTE Pro, o novo Ford GT venceu uma incrível disputa bem acirrada contra a Ferrari, cinquenta anos depois da memorável primeira vitória de 1966.
No campeonato de 2019 o vitorioso Ford GT se despediu definitivamente das 24 Horas de Le Mans realizado em junho. (Foto: Ford Performance)
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
.
.
28/out/2019
.
I am impressed with this website , rattling I am a big fan .
Impressionante…matéria simplesmente fantástica!!!
Parabéns amigo 🎆🎆🎆