.

Inicialmente produzido pela British Motor Corporation (BMC) e seus sucessores de 1959 até 2000. Os primeiros “Minis” são considerados um ícone britânico a partir da década de 1960, projetado por Alec Issigonis.

“Alexander Arnold Constantine Issigonis”(1906/1988) ou simplesmente Alec Issigonis foi um designer automotivo greco-inglês, famoso por sua influência em diversos modelos, especialmente o Mini.

A partir de seu lançamento em agosto de 1959, o Mini foi comercializado sob os nomes de Austine Morris , como o Austin Seven e o Morris Mini-Minor. O Austin Seven foi rebatizado como Austin Mini em janeiro de 1962. Mini somente tornou-se uma marca em 1969. Em 1980, novamente o nome de Austin Mini, e em 1988 apenas “Mini.

O sistema de tração dianteira e o motor com disposição transversal permitiu um design extremamente compacto da mecânica, deixando mais espaço e permitindo que 80 por cento da área do piso do carro possa ser usado para passageiros e bagagens.

A incrível capacidade de tração, assim como uma maneabilidade ímpar permitiu ao Mini impor-se entre carros mais potentes, e de maiores dimensões nos mais importantes eventos mundiais. Em 1964 o irlandês Paddy Hopkirk venceu o Rali de Monte Carlo pilotando um Mini Cooper. Esta proeza foi repetida pelos pilotos finlandeses Timo Makinen e Rauno Aaltonenem em 1965 e 1967 respetivamente.

Vamos conhecer mais um pouco do carrinho, ou carrão ?  

Primeira geração (1959-1966)
Segunda geração (1967-1970) 
Terceira geração (1969-1976) 
Quarta geração (1976-1983) 
Quinta geração (1984-1989) 
Sexta geração (1990-1995) 
Sétima geração (1996-2000) 

 Em 1999, o Mini foi votado o segundo mais influente carro do século XX, apenas atrás do Ford Model T.

O atrapalhado Mr. Bean, interpretado pelo ator Rowan Atkinson, a série foi apresentada pela primeira vez em de janeiro de 1990 e permaneceu no ar por mais quatro anos, com reprises até hoje. No enredo as histórias do dia a dia de Bean, um ingênuo e engraçado personagem que se mete nas confusões mais improváveis, sempre acompanhado do ursinho de pelúcia Teddy, e a bordo de seu Mini 1980 amarelo e preto.

Para esclarecimento: Muitos denominam o carro como “Mini Cooper”, na verdade o modelo Mini chamado de “Mini Cooper” foi fabricado pela British Motor Corporation de 1961 a 1971, depois de 1990 a 2000, em parceria com John Cooper , proprietário da Cooper Car Company, designer, construtor de carros de Fórmula 1 e de rali. Cooper viu o potencial do original Mini para competição, criando o Mini Cooper.

O que pouco sabemos por aqui são a variantes do Mini, e para nosso conhecimento vamos conhecer…

Wolseley Hornet

Wolseley Hornet e Riley Elf (1961-1969), Lançado como versões mais luxuosas do Mini, o Wolseley Hornet e o Riley Elf , apresentavam um design mais convencional de três volumes. 

Austin Mini Countryman

Morris Mini Traveler e Austin Mini Countryman (1960–1969), modelos de duas portas com portas traseiras estilo “celeiro” duplas. Ambos foram construídos em um chassi ligeiramente mais longo de 84 polegadas (2.1 m).

Mini Van, um furgão comercial com capacidade de carga de ¼ de tonelada, muito usado na década de 1960 como uma alternativa mais barata para o setor de transporte e entregas.

Mini Moke (1964–1989), veículo utilitário destinado ao exército britânico de tração nas quatro rodas.

Mini Pick-up (1961-1983), Uma pick-Up com capacidade de cargas de 680 kg.

Em 1994, sob a liderança de Bernd Pischetsrieder, a BMW assumiu o controle do Grupo Rover, que incluía a Mini, equipando o carro com air-bag para atender à legislação européia, até outubro de 2000 quando a produção foi encerrada.

Mini 2001

 Mas a história não termina por aí, em 2001 a BMW decidiu reativar a adormecida Mini, reprojetou um carro maior em 60 cm e mais largo em 30 cm do que o modelo original. Produzido até 2006, o novo MINI integralmente redesenhado e produzido na Europa, manteve a herança da marca e o peso de uma história além do fato de ser produzido com os padrões de qualidade do grupo BMW.

Em 2006 um novo modelo que se estendeu até 2013.

Em 2013, o Mini ficou disponível em sete carrocerias: sedan de três portas, cabriolet, Clubman , Countryman 4×4, Paceman, cupê Countryman, cupê de dois lugares e roadster. 

Uma nova série foi lançada em 2014 – Mini 3 e 5 portas.

Em 2016, o novo Mini Clubman.

Um novo Mini Cabrio também foi lançado em 2016.

Um novo Mini Countryman foi lançado em 2017.

.

Linha Mini 2019

MINI HATCH 3 PORTAS
MINI HATCH 5 PORTAS
MINI CABRIO
CLUBMAN
MINI COUNTRYMAN

Curiosidade

O Mini Clássico Austin 7 de 1959, completamente original, acabou sendo um dos 30 originais montados em 1959 na Holanda e apresenta algumas características exclusivamente holandesas para beneficiar. No total, mais de 4 mil MINI foram montados na fábrica de automóveis de Molenaar em Amersfoort. Enquanto muitas das peças foram fornecidas diretamente do Reino Unido, o estofamento interior deste Mini Clássico foi produzido localmente e – fato divertido – cheio de crina de cavalo! Como seu primeiro proprietário nunca se aventurou muito longe de sua província e seu segundo manteve-o protegido em seu celeiro durante o final dos anos 80, este pedaço de história do MINI, felizmente, permaneceu intacto.

Em consonância com as celebrações da cidade natal do herói, foi selecionada uma equipe de restauração composta de soldadores, construtores de carroçarias, pintores e especialistas de motores dentre todos os 1.500 funcionários da fábrica automotiva local. Alguns deles trouxeram mais de 30 anos de experiência em sua área para o projeto, o que garantiu que apenas as mãos mais qualificadas tocassem nesse Mini veterano.

O Mini foi minuciosamente desmontado, pedaço por pedaço e gradualmente remontado. Sempre que possível, réplicas das peças originais foram feitas com a maior atenção aos detalhes. Algumas dessas foram reconstruídas à mão e outras, como o pequeno motor de 34cv de quatro cilindros e a caixa de câmbio, tiveram uma revisão completa. A comunidade MINI foi uma parte inestimável da equipe, ajudando a rastrear peças raras vindas de todos os cantos da Terra. Destacando a sombra original de 1959, Farina Grey, um dos mais antigos MINIs do mundo estava tão bom quanto antes e pronto para começar uma nova vida de aventuras. Fonte: www.mini.com.br

.

Texto de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

Fonte de Consulta: Wikipédia – sites relacionados – mini.com.br

.

.

13/agosto/2019

Comments

  1. Fantastic beat ! I would like to apprentice whilst you amend your web site, how can i subscribe for a weblog web site?
    The account helped me a appropriate deal. I had been tiny bit familiar of this your broadcast offered vibrant clear concept

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *