.
Bugatti Automobiles S.A.S é uma marca de automóveis fundada por “Ettore Bugatti” em 1909, com sede na cidade francesa de Molsheim, na Alsácia.
Ettore Bugatti (Milão-1881/1947) iniciou suas criações com bicicletas; nascido em uma família fascinada pela tecnologia e pela mecânica automobilística, aos 17 anos Ettore equipou dois triciclos, o primeiro com um motor, e o segundo triciclo com dois motores DeDion.
Em 1901, Ettore Bugatti com apenas 20 anos de idade, apresentou o primeiro automóvel feito por ele, exposto na exibição internacional em Milão, construído o com a ajuda dos irmãos Gulinelli, onde recebeu o premio “T2” pelo Automobile Club de France. O direito de produção do veículo foi concedido à Companhia Dietrich.
Em 1909, financiado pelo banqueiro Vizcaya, Ettore abriu sua própria empresa na cidade de Molsheim, na região da Alsácia, hoje parte da França, conseguindo um empréstimo para construir dez automóveis e cinco motores de avião. Os primeiros carros produzidos pela Bugatti, o Type 13, foram entregues em janeiro de 1910.
Já nesta época os carros de Bugatti começaram a aparecer nas pistas. Ernst Friedrich, assistente de Ettore, começou a pilotar, construindo durante os anos seguintes o sucesso da Bugatti nas corridas.
Ettore Bugatti celebrou a série de vitórias nas corridas em 1911, inclusive o segundo lugar no Grande Prêmio da França, onde o Model 10 foi muito bem sucedido. No mesmo ano, Bugatti assinou um contrato com a fabricante de automóveis Peugeot para a produção do “Bébé Peugeot”, com o motor Bugatti Model 19. O “Bébé” foi um grande sucesso.
O modelo 29/30 foi o primeiro carro de corrida que ele equipou com 8 cilindros, adicionando freios hidráulicos e revolucionando com um chassi construído em forma de charuto. Este carro foi pilotado pela primeira vez em 1922 no ACF Grand Prix, o carro terminou a corrida em segundo lugar. Em 1923 no ACF Grand Prix, em Tours, Ettore novamente introduziu um carro com um revolucionário chassi e uma carroceria que cobria as rodas. Chamado de “Tank” o carro ficava mais próximo do chão e incorporava o motor de 8 cilindros. Com Ernst Friedrich no volante, o “Tank” terminou a corrida em terceiro lugar.
Ettore Bugatti idealizou o carro perfeito, o mais luxuoso possível, e em 1926 ele finalmente concluiu o seu projeto, o “Royale”, o mais expressivo automóvel de todos os tempos, com motor de 8 cilindros, 12.7 litros e potência de 300 hp. Infelizmente este legendário carro foi introduzido no ponto errado da história, pois o mundo entrava em uma grande depressão, onde somente três destes magníficos carros foram vendidos num total de sete produzidos entre 1927 e 1933 , o “Royale” quase causou a ruína de Ettore e sua companhia.
O sucesso nas pistas não parou, esticando um pouquinho na história, em 1929, um Bugatti venceu o primeiro GP de Mônaco e as 24 horas de Le Mans em 1937 com Robert Benoist e 1939 com Pierre Veyron.
Em 1947 com a morte de Ettore, somando 7.900 veículos produzidos sob seu comando a empresa entrou em uma grave crise financeira, lançou seu último modelo em 1950 e em 1951 fechou as portas. Em 1987 o italiano Romano Artiolli resolveu ressuscitá-la e lançou o EB110, produzido entre 1991 e 1995 num total de 139 unidades.
Em 1998 a Bugatti passou para o domínio da Volkswagen que a partir de 2005 introduziu o Bugatti Veyron EB 16.4, um supercarro de motor central, desenhado e desenvolvido na Alemanha e fabricado em Molsheim, na França, pela Bugatti Automobiles S.A.S. produzido até 2015. O nome “Veyron” é uma homenagem ao engenheiro, piloto de testes e co-piloto de corridas da Bugatti, Pierre Veyron, que, juntamente com o co-piloto Jean-Pierre Wimille, ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1939 conduzindo um Bugatti. O “EB” refere-se ao fundador da Bugatti, Ettore Bugatti. O “16.4” refere-se aos 16 cilindros do motor e ao uso de quatro turbocompressores.
Em 2016 o lançamento do Bugatti Chiron
Para 2020 o lançamento do EB110, uma homenagem ao carro lançado em 1991, num total de 10 unidades com entrega prevista para 2021. (tentei atualizar esta informação mas não achei relatos da produção deste carro em 24/01/2022)
Vamos conhecer mais alguns dos belos carros produzidos pela Bugatti
Não poderia deixar de postar essa foto – Bugatti Type 13 Brescia – 1920
Vejam essa história: Em 1936, impossibilitado de pagar os impostos de seu Bugatti Bréscia Type 22 ano 1925, um empresário empurrou o carro para dentro de um lago na Suíça, ficando esquecido até ser descoberto em 1967 por um mergulhador, mas só foi retirado do fundo do lago em 2009, ficando lá por 73 anos.
Em 2013 Edmund Burgess, um entusiasta de veículos antigos de corrida participava de uma prova para carros antigos no sul da Inglaterra quando em uma curva capotou seu Bugatti T35 de 1924 avaliado em US$ 385 mil., felizmente o competidor saiu ileso.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
Revisão de
Jaderson Gomes
suporte@gasolinanaveia.com.br
.
Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
Fotos meramente ilustrativas
.
.
13/jan/2020
Simply wish to say your article is as surprising. The clarity for your
submit is just cool and that i can think you’re an expert on this subject.
Well with your permission allow me to grab your RSS feed to stay
up to date with drawing close post. Thank you one million and
please carry on the gratifying work.
My brother recommended I might like this blog. He was totally right.
This post truly made my day. You can not imagine just
how much time I had spent for this information! Thanks!
I love your blog.. very nice colors & theme. Did you
design this website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz respond as I’m looking to create my own blog and would like
to find out where u got this from. many thanks
Review my web-site … coupon
I write and select my themes myself.
Hello mmy friend! I wish too say that tthis article is awesome,
nice writteen andd come with almost all important infos.
I would lioe to look extra posts likoe this .