.

Bugatti Type 35 – 1920

Bugatti Automobiles S.A.S é uma marca de automóveis fundada por “Ettore Bugatti” em 1909, com sede na cidade francesa de Molsheim, na Alsácia.

Resultado de imagem para ettore bugatti fotos

Ettore Bugatti (Milão-1881/1947) iniciou suas criações com bicicletas; nascido em uma família fascinada pela tecnologia e pela mecânica automobilística, aos 17 anos Ettore equipou dois triciclos, o primeiro com um motor, e o segundo triciclo com dois motores DeDion.

Resultado de imagem para bugatti 1901 fotos
Type 2 – 1901

Em 1901, Ettore Bugatti com apenas 20 anos de idade, apresentou o primeiro automóvel feito por ele, exposto na exibição internacional em Milão, construído o com a ajuda dos irmãos Gulinelli, onde recebeu o premio “T2” pelo Automobile Club de France. O direito de produção do veículo foi concedido à Companhia Dietrich.

Resultado de imagem para bugatti 1910 fotos
Bugatti Type 13 – 1910

Em 1909, financiado pelo banqueiro Vizcaya, Ettore abriu sua própria empresa na cidade de Molsheim, na região da Alsácia, hoje parte da França, conseguindo um empréstimo para construir dez automóveis e cinco motores de avião. Os primeiros carros produzidos pela Bugatti, o Type 13, foram entregues em janeiro de 1910.

Bugatti T18s – 1910

Já nesta época os carros de Bugatti começaram a aparecer nas pistas. Ernst Friedrich, assistente de Ettore, começou a pilotar, construindo durante os anos seguintes o sucesso da Bugatti nas corridas.

Imagem relacionada
Bébé – 1913

Ettore Bugatti celebrou a série de vitórias nas corridas em 1911, inclusive o segundo lugar no Grande Prêmio da França, onde o Model 10 foi muito bem sucedido. No mesmo ano, Bugatti assinou um contrato com a fabricante de automóveis Peugeot para a produção do “Bébé Peugeot”, com o motor Bugatti Model 19. O “Bébé” foi um grande sucesso.

Imagem relacionada
Bugatti Tank – 1923

O modelo 29/30 foi o primeiro carro de corrida que ele equipou com 8 cilindros, adicionando freios hidráulicos e revolucionando com um chassi construído em forma de charuto. Este carro foi pilotado pela primeira vez em 1922 no ACF Grand Prix, o carro terminou a corrida em segundo lugar. Em 1923 no ACF Grand Prix, em Tours, Ettore novamente introduziu um carro com um revolucionário chassi e uma carroceria que cobria as rodas. Chamado de “Tank” o carro ficava mais próximo do chão e incorporava o motor de 8 cilindros. Com Ernst Friedrich no volante, o “Tank” terminou a corrida em terceiro lugar.

Resultado de imagem para bugatti royale fotos
Bugatti Royale – 1927

Ettore Bugatti idealizou o carro perfeito, o mais luxuoso possível, e em 1926 ele finalmente concluiu o seu projeto, o “Royale”, o mais expressivo automóvel de todos os tempos, com motor de 8 cilindros, 12.7 litros e potência de 300 hp. Infelizmente este legendário carro foi introduzido no ponto errado da história, pois o mundo entrava em uma grande depressão, onde somente três destes magníficos carros foram vendidos num total de sete produzidos entre 1927 e 1933 , o “Royale” quase causou a ruína de Ettore e sua companhia.

1939 le mans 24hr, practice jean pierre wimille, pierre veyron ...
LeMans – 1939

O sucesso nas pistas não parou, esticando um pouquinho na história, em 1929, um Bugatti venceu o primeiro GP de Mônaco e as 24 horas de Le Mans em 1937 com Robert Benoist e 1939 com Pierre Veyron.

1992 Bugatti EB110 Super Sport: Supercar Sunday
Bugatti EB110 – 1992

Em 1947 com a morte de Ettore, somando 7.900 veículos produzidos sob seu comando a empresa entrou em uma grave crise financeira, lançou seu último modelo em 1950 e em 1951 fechou as portas. Em 1987 o italiano Romano Artiolli resolveu ressuscitá-la e lançou o EB110, produzido entre 1991 e 1995 num total de 139 unidades.

Bugatti Veyron

Em 1998 a Bugatti passou para o domínio da Volkswagen que a partir de 2005 introduziu o  Bugatti Veyron EB 16.4, um supercarro de motor central, desenhado e desenvolvido na Alemanha e fabricado em Molsheim, na França, pela Bugatti Automobiles S.A.S. produzido até 2015. O nome “Veyron” é uma homenagem ao engenheiro, piloto de testes e co-piloto de corridas da Bugatti, Pierre Veyron, que, juntamente com o co-piloto Jean-Pierre Wimille, ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1939 conduzindo um Bugatti. O “EB” refere-se ao fundador da Bugatti, Ettore Bugatti. O “16.4” refere-se aos 16 cilindros do motor e ao uso de quatro turbocompressores.

FoS20162016 0624 132444AA (27785299372).jpg
Bugatti Chiron – 2016

Em 2016 o lançamento do Bugatti Chiron

Imagem relacionada
Bugatti EB110 – 2021

Para 2020 o lançamento do EB110, uma homenagem ao carro lançado em 1991, num total de 10 unidades com entrega prevista para 2021. (tentei atualizar esta informação mas não achei relatos da produção deste carro em 24/01/2022)

Vamos conhecer mais alguns dos belos carros produzidos pela Bugatti

Imagem relacionada
Type 5 – 1903
Resultado de imagem para bugatti type 10
Type 10 – 1908
Resultado de imagem para bugatti type 36
Type 36 – 1925
Resultado de imagem para bugatti type 43
Type 43 – 1927
1928 Bugatti Type 44 - Type 44 Profilé 'Aérodynamique' par ...
Type 44 – 1928
Bugatti Type45 47
Type 45/47 – 1929/1930
Resultado de imagem para bugatti type 56
Type 56 – carro elétrico – 1931
Resultado de imagem para bugatti type 50
Type 50 – 1931
Bugatti Type54
Type 54 – 1932
Resultado de imagem para bugatti type 55
Type 55 – 1931
Resultado de imagem para bugatti type 57
Type 57 Atalante – 1934
Resultado de imagem para  bugatti type 57
Type 57 Atlantic  – 1938
Imagem relacionada
Type 57c Vanvooren Cabriolet – 1939
Resultado de imagem para bugatti type 64
Type 64 – 1939
Imagem relacionada
Type 101 – 1951

Não poderia deixar de postar essa foto – Bugatti Type 13 Brescia – 1920

Vejam essa história: Em 1936, impossibilitado de pagar os impostos de seu Bugatti Bréscia Type 22 ano 1925, um empresário empurrou o carro para dentro de um lago na Suíça, ficando esquecido até ser descoberto em 1967 por um mergulhador, mas só foi retirado do fundo do lago em 2009, ficando lá por 73 anos.

Em 2013 Edmund Burgess, um entusiasta de veículos antigos de corrida participava de uma prova para carros antigos no sul da Inglaterra quando em uma curva capotou seu Bugatti T35 de 1924 avaliado em US$ 385 mil., felizmente o competidor saiu ileso.

Bugatti de R$ 820 mil é destruída em corrida de carros antigos ...

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

.

13/jan/2020

Comments

  1. Simply wish to say your article is as surprising. The clarity for your
    submit is just cool and that i can think you’re an expert on this subject.
    Well with your permission allow me to grab your RSS feed to stay
    up to date with drawing close post. Thank you one million and
    please carry on the gratifying work.

  2. My brother recommended I might like this blog. He was totally right.
    This post truly made my day. You can not imagine just
    how much time I had spent for this information! Thanks!

  3. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you
    design this website yourself or did you hire someone to do it for you?

    Plz respond as I’m looking to create my own blog and would like
    to find out where u got this from. many thanks

    Review my web-site … coupon

  4. Hello mmy friend! I wish too say that tthis article is awesome,
    nice writteen andd come with almost all important infos.
    I would lioe to look extra posts likoe this .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *