.

1911

Mais uma marca de automóveis extinta, nem por isso deve passar despercebida por nós; hoje vamos conhecer a Pierce-Arrow Motor Car Company. Era uma fabricante americana de veículos motorizados com sede em Buffalo, Nova York.

1917

A sua vida foi curta, atuou de 1901 a 1938, era conhecida por produzir carros de luxo caros, além de caminhões comerciais, caminhões de bombeiros, barcos, reboques de acampamento, motocicletas e bicicletas.

1904

Em 1901 construiu seu primeiro Motorette monocilíndrico de duas velocidades e sem ré. Em 1903 produziu um carro de dois cilindros, denominado Arrow.

1905

Em 1904 o desenvolvimento de um carro maior e mais luxuoso, o Great Arrow, este se tornou o produto de maior sucesso da empresa. O carro de quatro cilindros venceu o Glidden Tour em 1905, uma corrida de resistência para determinar e celebrar o carro mais confiável. Trinta e três carros participaram da corrida de 350 milhas de Nova York a Bretton Woods, New Hampshire; a corrida foi vencida por Percy Pierce.

1909

Em 1909, o presidente dos Estados Unidos, William Howard Taft, ordenou que dois Pierce-Arrows e dois White Model M Tourers, fossem usados ​​em ocasiões oficiais, tornando os primeiros carros oficiais da Casa Branca.

V12 – 1931

 A partir de 1910 Pierce se concentrou exclusivamente em produzir carros de 6 cilindros, até 1929. Um motor V12 foi lançado em 1931, permanecendo em produção até o fechamento da empresa em 1938.

Piece Four – 1910

Pierce-Arrow fez uma linha de motocicletas, uma delas chamada Pierce Four.

1918 (Atente a posição dos faróis)

Em 1914 a Pierce-Arrow introduziu sua marca de estilo mais duradoura, quando seus faróis foram movidos de uma posição tradicional nas laterais do radiador, para caixas moldadas nos pára-lamas dianteiros do carro. Isso deu ao carro uma distinção, a noite parecia ter uma postura mais ampla. Pierce patenteou esta colocação, que durou até o modelo final de 1938.

Pierce-Arrow Town Car – 1936

O Pierce-Arrow era um símbolo de status, propriedade de muitas estrelas e magnatas de Hollywood, um dos favoritos era o Pierce-Arrow Town Car. A maior parte da realeza do mundo tinha pelo menos um Pierce-Arrow em sua coleção. O especialista em eficiência industrial Frank Gilbreth, pai dos autores de “Cheaper By The Dozen”, exaltou as virtudes de Pierce-Arrow, tanto em qualidade quanto em sua capacidade de transportar com segurança sua grande família.

Os anúncios da Pierce-Arrow eram artísticos e discretos, incomuns para publicidade da época. A imagem do carro estava no fundo, e não em primeiro plano. O Pierce-Arrow era tipicamente representado em ambientes elegantes e modernos. 

,

Silver Arrow  – 1933

Em 1933, Pierce-Arrow revelou o Silver Arrow radicalmente aerodinâmico, em uma tentativa final de atrair os ricos no Salão do Automóvel de Nova York . O carro foi bem recebido pelo público e pela imprensa automobilística, sendo anunciado com o slogan “De repente é 1940!” Pierce vendeu apenas cinco exemplares, pois seu preço era exorbitante, principalmente durante o pior momento da depressão e os ricos hesitavam em gastar tanto. As carrocerias foram construídas pela Studebaker.

Começando em 1936, Pierce-Arrow produziu uma linha de trailers, o Pierce-Arrow Travelodge. Eles também produziram um novo sedã V12 que foi redesenhado e considerado o sedã mais seguro e luxuoso de sua época.

A Rio Grande Southern Railroad transformou cinco automóveis Pierce-Arrow, e alguns Buicks em vagões motorizados , efetivamente ônibus e caminhões sobre rodas ferroviárias. O apelido de Galope Ganso foi logo aplicado a esses veículos, supostamente com base em seu movimento gingado e pela buzina. A maioria dessas conversões ainda sobrevivem.

 Pierce-Arrow Convertible Phaeton – 1938

A Pierce nunca lançou um carro de preço mais baixo, o que poderia aumentar sua produção e gerar mais fluxo de caixa, e salvando a empresa da falência em 1938. Os ativos restantes de Pierce, que incluíam quarenta Arrows feitos em outubro de 1938, foram vendidos em um leilão numa sexta-feira 13, em maio de 1939.

.

Vamos conhecer alguns de seus modelos

.

.

Marcus Vinicius

.

.

11/dezembro/2021

Comments

  1. Não sei quando vai terminar a suas reportagens , gostaria que nunca terminassem, apesar
    De conhecer muitas histórias, mas se você não lançar um livro seria um pecado.
    Eu sou comprador certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *