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Cord Corporation
Fundada e dirigida por “El Cord”
Notada pela sua tecnologia inovadora e simplificados projetos
Errett Lobban Cord, “El Cord” era um executivo de negócios americano, considerado um líder no transporte dos Estados Unidos durante o início e meio do século XX. Cord fundou a “Cord Corporation” em 1929 como holding de mais de 150 empresas que controlava, principalmente na área de transporte.
Cord L-29 – 1929/1932 – Este foi o primeiro carro americano com tração dianteira a ser oferecido ao público. Por não ter componentes traseiros do sistema de transmissão permitiu que ele fosse muito mais baixo que os carros concorrentes, privilegiando a estética e a estabilidade em curvas.
Os carros montados tanto pela Cord, quanto os especiais construídos no chassi do Cord por construtores independentes americanos e europeus, até hoje são admirados em todo o mundo.
O L-29 vinha com instrumentação completa, incluindo medidor de temperatura, medidor de pressão do óleo e velocímetro à esquerda com medidor de gás, medidor de nível de óleo e Amperímetro à direita do volante. (foto ilustrativa)
Cord tinha a filosofia de construir carros verdadeiramente diferentes e inovadores e que trariam bons lucros, mas, na pratica não foi bem assim, foram produzidos entre os anos de 1929 e 1932 e posteriormente 1936 e 1937.
O Cord é um dos mais belos carros já produzidos, vejam:
Cord L-29 Convertible – 1930
Cord L-29 Coupe by Weymann – 1930
Cord L-29 Convertible Indy 500 Pace Car – 1930
Cord L-29 Convertible Victoria – 1930
Cord L-29 Convertible – 1931
Cord L-29 Cabriolet- 1932
Cord L-29 – 1932
Cord Prototype Front-Drive Model E-1 – 1932
O Cord 810 causou sensação no “New York Auto Show” em novembro de 1935 com muitas encomendas do modelo e entrega prometida para o Natal do mesmo ano, o que não aconteceu, os primeiros carros começaram a ser entregues apenas em Abril de 1936. Os modelos 810/812 são provavelmente os produtos mais conhecidos da empresa, eles apresentavam tração nas rodas dianteiras e suspensão dianteira independente; a tração dianteira permitiu que o 810 fosse tão baixo que os estribos eram desnecessários. Empurrado por um motor 4.739 cc Lycoming V8 com 125 cavalos de potência o mesmo que euipava o L-29. O 810 tinha uma transmissão semi-automática eletricamente selecionada de quatro velocidades, entre outros recursos inovadores.
Cord 810 Phaeton Convertible – 1936
Cord 810 Classic – 1936
Cord 812 Supercharged Convertible Phaeton Sedan – 1937
Cord 814 Custom Convertible Prototype – 1938
Este é o único protótipo do Cord de 1938 com algumas alterações na grade e na tampa da transmissão e está intacto até os dias de hoje.
A vida dos automóveis Cord não durou muito, os problemas de confiabilidades começaram em 1936 esfriando o entusiasmo pelo carro e as vendas encolheram rapidamente. Em meio a alegações de fraude financeira a Cord foi vendida em 1938 para a Corporação de Aviação e El Cord mudou-se para nevada tornando-se investidor em imóveis e outros negócios.
O design do Cord 812 foi comercializado quase imediatamente em 1940, quando as montadoras Hupmobile e Graham-Paige tentaram economizar dinheiro e reerguer as empresas usando as mesmas matrizes em seus sedãs de quatro portas, o Hupp Skylark e o Graham Hollywood. Mas, por falta de recursos financeiros os projetos não foram muito longe, encerrando definitivamente em 1941.
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Mais uma do
Marcus Vinicius
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Fonte: Wikipédia e sites relacionados – Fotos Ilustrativas
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14/fev/2020