.

Na nossa trajetória sempre apresentamos modelos e marcas de automóveis, algumas conhecidas e outras nem tanto, hoje a marca é a Sueca Saab-Svenska Aeroplan AB, inicialmente produzia aeronaves de Caça desde 1937, com destaque aos modelos Saab 29 Tunnan, o Saab 32 Lansen, o Saab 35 Draken e o Saab 37 Viggen.

Saab J29 Tunnan

Os últimos modelos civis foram o Saab 340 e o Saab 2000, ambos eram aeronaves de médio alcance, turbo-hélice.

Saab 340

Em 1947 a Saab começou a produzir automóveis, o primeiro carro foi o Saab 92001, apresentado em 10 de julho. A empresa logo recebeu a reputação de construir carros confiáveis e seguros.

Saab 92001

Em 1955 foi apresentada a nova versão do Saab 92, chamada de Saab 93 com motor de 3 cilindros.

Saab 93

Em 1957 conhecemos o esportivo Saab 94 Sonett.

Saab 94 Sonett

Em 1959, lançado o Saab 95.

Saab 95

Em 1960, lançado o Saab 96, sendo o primeiro carro exportado para fora da Suécia, vendendo cerca de 500.000 exemplares.

Saab 96

Logo veio um carro totalmente novo, o Saab 99.

Em 1968 a Saab fundiu-se com a Scania-Vabis, passando a chamar SaabScania. Dez anos depois foi lançado o Saab 900, tornando-se o modelo mais vendido da Saab.

Saab 900 – 1979

Logo apareceu o Saab 9000.

Em 1978 a Saab fez um acordo com a Fiat para vender um Lancia Delta rebatizado como Saab 600 e desenvolver em conjunto uma nova plataforma. O acordo resultou no Saab 9000 de 1985, irmão do Alfa Romeo 164, Fiat Croma e Lancia Thema; todos rodavam em cima de um chassi Tipo Quatro comum. O 9000 foi o primeiro carro de luxo da Saab, mas não conseguiu atingir o volume de vendas planejado.

SAAB Lancia 600

Uma versão conversível popular surgiu em 1986, produzido na fábrica da Saab-Valmet na Finlândia, ainda hoje o “clássico 900” mantém uma legião de seguidores.

Saab 900 Cabrio – 1986

Em 1989 a divisão automotiva da Saab-Scania foi reestruturada em uma empresa independente, a Saab Automobile AB. A fabricante americana General Motors (GM) adquiriu 50% das ações. Dois modelos bem conhecidos surgiram neste período, o Saab 9-3 e o Saab 9-5. Em 2000 a GM exerceu sua opção de adquirir os 50% restantes, o que durou até 2010, quando a GM vendeu a Saab Automobile AB para a fabricante de automóveis holandesa Spyker Cars N.V.

Saab 9-3

1997 marcou o 50º aniversário da Saab como fabricante de automóveis. Na comemoração a empresa apresentou o substituto para o antigo 9000: o Saab 9-5 e o facelift do 900 agora chamado de Saab 9-3.

Sob a direção da GM, o Saab 9-2X, baseado no Subaru Impreza, e o Saab 9-7X, baseado no Chevrolet Trailblazer, foram introduzidos no mercado americano em 2005 com a esperança de aumentar as vendas. Os modelos foram um fracasso comercial, saindo de linha alguns anos após o início da produção. A GM também atrasou o Wagon 9-3 em três anos, engavetou um derivado hatchback do sedã 9-3 e paralisou o projeto de tração nas quatro rodas.

Em 16 de junho de 2009, Koenigsegg anunciou sua intenção de comprar a marca da GM. A oferta foi apoiada por um grupo de investidores noruegueses e pela montadora chinesa Beijing Automotive Industrial. Em 24 de novembro de 2009, a Koenigsegg anunciou que havia “chegado à dolorosa e difícil conclusão de que não poderia mais realizar a aquisição”, devido aos constantes atrasos e às dificuldades de coordenação com as partes envolvidas.

Em 2011 a empresa entrou com pedido de falência, após o fracasso em em concluir a venda com um grupo de investidores chineses. Em 13 de junho de 2012, foi anunciado que uma empresa recém-formada chamada National Electric Vehicle Sweden (NEVS) havia comprado a massa falida da Saab Automobile.

Saab 9-3 2013

.

National Electric Vehicle Sweden

Em junho de 2012 foi anunciando que os principais ativos da Saab Automobile AB e suas subsidiárias foram adquiridos por um consórcio chinês chamado National Electric Vehicle Suécia (NEVS). O plano da NEVS era construir apenas veículos elétricos baseado no modelo 9-3 disponível em 2013/2014, mas, a GM recusou o licenciamento da tecnologia. Os direitos de uso da marca Saab não foram concedidos pela Saab AB e pela Scania AB, estendendo a polêmica. “Quanta confusão, até eu estou sem saber o que escrever, mas vamos lá e encerrar este capítulo”: Em agosto de 2014, a Saab AB cancelou o contrato de licenciamento que permitia à NEVS usar o nome Saab; os problemas financeiros da NEVS foram citados como a razão. Em junho de 2016 a NEVS anunciou que não usaria mais a marca Saab e em 2017 o primeiro carro NEVS entrou em produção.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

Revisão

Jaderson Gomes

10/01/2022

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *