.

Skoda Auto é uma companhia automobilística da República Checa

Voiturette – 1905

Apresentado em outubro de 1905, o Voiturette, expressão francesa para “carro pequeno”, foi o primeiro automóvel produzido pela  Laurin & Klement. Criado por Václav Laurin e Václav Klement, fundadores da marca checa, tinha um motor de 1 litro com dois cilindros e apenas 7 cavalos de potência, atingia 40km/h de velocidade máxima.

Škoda Laurin & Klement 350 Phaeton – 1925

Em 1925 a Laurin & Klement, uniu-se a Skoda Pilsen (até parece nome de cerveja), tornando-se a Skoda Auto, primeira empresa Checa para a produção de automóveis.

Skoda Popular – 1934

Skoda Popular, o primeiro carro da série denominada “popular” foi o Škoda 420 Standard, lançado em 1933, um sedã de duas portas com uma distância entre eixos de 2.430 mm e 20 cavalos de potência, foram produzidas 421 unidades. Em 1934 a Škoda introduziu uma versão menor, a 418 Popular, com chassi menor e um motor de apenas 902 cc, e 18 cavalos de potência, tiveram apenas 200 unidades produzidas. 

Também em 1934 a Skoda apresentou uma van comercial com carga útil de 300 kg, produzida até 1937.

Em 1935, o corpo do 420 Popular foi revisado e aumentada a distância entre eixos, originando um sedan de duas portas, um duas portas conversível de quatro lugares e um roadster conversível de dois lugares.

Skoda Octavia

O Skoda 935 Dynamic foi um protótipo de quatro portas e seis lugares com um corpo aerodinâmico, equipado por um motor de quatro cilindros com cilindros opostos, chamado boxeador, colocado longitudinalmente na frente do eixo traseiro, com capacidade de dois litros e potência de 55 HP, que acelerava até 130 km / h, juntamente com uma caixa de quatro velocidades. Foram montados dois carros e três motores. O Škoda 935 foi projetado como uma limusine representativa, porém sua produção em série foi abandonada.

Škoda 935 Dynamic 1935 | Samochody, Pojazdy
Skoda 935 Dynamic

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a produção de automóveis modificou-se radicalmente, a Skoda conseguiu progredir produzindo carros confiáveis e sólidos. A partir desta época, sequencialmente surgiram os modelos Tudor, Spartak e Octavia.

Skoda Favorit

A partir da década de 1960 a Skoda não conseguiu acompanhar os progressos tecnológicos da indústria automobilística, mantendo a liderança apenas no mercado interno Tcheco. Só em 1987 com o lançamento do Skoda Favorit, desenhado pelo conceituado estúdio de design italiano Bertone que a empresa voltou a crescer.

Em 1º de abril de 1991 (não é mentira) a Skoda passou a fazer parte do Grupo Alemão Volkswagen, modernizando seus produtos e lançando no mercado internacional, começando pelo Felicia e em seguida com o Octavia, o Fabia e o Superb.

a Skoda desenvolveu alguns projetos desportivos, como por exemplo: em 1963 um carro para Fórmula 3. Apesar de a nível internacional o Skoda F3 ter sido um fracasso, foi criado na Checoslováquia uma competição com este monolugar.

Em 1996 a Skoda entrou no Campeonato Mundial de Ralis com o modelo Felicia conseguindo alguns bons resultados, e depois com o Octavia.

CONHEÇAM DOS AUTOMÓVEIS SKODA ATUALMENTE EM PRODUÇÃO

KAMIQ

OCTAVIA

KAROQ

SCALA

FABIA

SUPERB

KODIAQ

CITIGO (Elétrico)

A ŠKODA, mesmo não sendo muito conhecida nas Américas, de propriedade do grupo Volkswagen, é uma importante peça estratégica. Com grande penetração na região da antiga Europa Oriental, produz automóveis com qualidade comercializados em mais de 85 países ao redor do mundo e forte predominância nos antigos mercados da Europa Oriental como: República Checa, Lituânia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Sérvia e Montenegro. Atualmente são seis fábricas espalhadas pelo mundo, comercializando anualmente cerca de 600 mil automóveis.

Fonte: Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

.

18/abril/2020

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *