.

Ginetta Cars, marca britânica de automóveis, seu nome faz referência a atriz italiana Gina Lollobrigida. Vamos conhecer um pouco das duas, a marca e a atriz.

Ginetta G2 – 1959

Ginetta Cars é uma empresa britânica fundada em Witham, Essex em 1957 pelos irmãos Bob, Ivor, Trevers e Douglas Walklett . A Ginetta produz carros esportivos em números reduzidos, em forma de kit, ou totalmente montados. Muitos de seus modelos são veículos apenas para competição, também produz carros destinados ao tráfego rodoviário. Os veículos da Ginetta na grande maioria têm uma estrutura de aço tubular e carroceria de fibra de vidro, são projetados para acomodar motores de quatro, seis ou oito cilindros.

.

Gina Lollobrigida, nome artístico de Luigia Lollobrigida, atriz italiana nascida em 4 de julho de 1927, Iniciou sua carreira cinematográfica fazendo pequenas figurações em filmes populares do pós-guerra, chamados em italiano de film operetta. No início da década de 1950 realizou seus primeiros papéis de sucesso, como “Campane a martello“, de Luigi Zampa, em 1949 e “Achtung Banditi” (1951), de Carlo Lizzani, atuando ao lado do jovem Marcello Mastroianni e “Fanfan la Tulipe” de 1952, consagrando-a também na França, além da Itália.

Ginetta G4

Vamos voltar a Ginetta Cars: tem suas raízes na produção de máquinas agrícolas; em 1957 os proprietários começaram a projetar carros esportivos, inicialmente destinados ao uso pessoal. Em 1962, os irmãos Walklett encerraram a produção de maquinas agrícolas, concentrando na fabricação de carros esportivos. Um dos veículos de maior sucesso da marca é o Ginetta G4, produzido entre 1961 e 1969, com mais de 500 unidades. O Ginetta G15 apresentado em 1968 teve ainda mais sucesso, mais de 800 veículos foram produzidos até 1974. 

Ginetta G15 – 1970

Além das conquistas esportivas dos carros, o uso generalizado dos modelos deveu-se principalmente ao fato de serem vendidos como kits com privilégios fiscais, de modo que o preço de venda era muito inferior ao dos modelos concorrentes. Isso mudou em abril de 1973, quando o Reino Unido introduziu o IVA-Imposto sobre o valor acrescentado. Com isso, a Ginetta mudou a produção para veículos totalmente montados a partir de 1974, quando as vendas caíram significativamente nos anos seguintes.

Ginetta G10

Na década de 1980, a empresa concentrou na produção de veículos completos, usando componentes de engenharia e painéis da carroceria da subsidiária da Ford instalada no Reino Unido. 

Ginetta G26

O modelo originário foi denominado Ginetta G26, com base neste modelo, posteriormente outras versões foram derivadas dele.

Ginetta G12

Em 1989, os irmãos Walklett venderam a Ginetta Cars a um grupo de investidores. Ivor Walklett inicialmente trabalhou como consultor, afastando-se definitivamente depois de um ano, após divergências sobre o planejamento futuro. Em 1992, juntamente com seu irmão Trevers, fundou a empresa Dare (Engenharia de Design e Pesquisa) e produziram os modelos G4 e G12, em nome de um importador japonês que havia adquirido os direitos de produção destes modelos.

No final de 2005, a Ginetta foi adquirida pela LNT Automotive, empresa dirigida pelo piloto, engenheiro e empresário Lawrence Tomlinson . Seus objetivos estavam de acordo com os fundadores; para produzir carros esportivos inovadores, capazes e de grande valor. Em meados de 2007, Ginetta mudou-se para uma fábrica perto de Leeds, com o objetivo de vender 200 carros por ano. O próprio Tomlinson escreveu a especificação básica para o Ginetta G50 , que marcou 50 anos de produção do Ginetta.

Ginetta G50

Em março de 2010, a Ginetta adquiriu a fabricante de carros esportivos Farbio, com sede em Somerset , e renomeou seu carro como Ginetta F400 . Em março de 2011, a Ginetta lançou o G55 , que competiu na Michelin Ginetta GT Supercup e foi construído para atender aos regulamentos da classe GT3. Em outubro de 2011, Ginetta lançou o G60 , um carro esportivo de duas portas com motor central desenvolvido a partir do F400 e movido por um motor V6 de 3,7 litros da Ford. 

Ginetta G60

A partir de 2012 a Ginetta ofereceu veículos de estrada e de corrida, vamos conhecer alguns:

Ginetta G40
Ginetta G60
Ginetta Akula
Ginetta G50

Em 5 de março de 2019, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra , Ginetta anunciou um novo supercarro 6.0L Ginetta / Chevrolet LS2 OHV V8 447 kW (599 cv; 608 cv) chamado Akula (Акула), russo para “tubarão”.

A matéria ficou um pouco embolada, nas pesquisas que fiz, as informações não são muito precisas, principalmente quanto a datas e ano/modelo dos carros. A relação da Gina Lollobrigida com a marca não está muito clara. Mesmo assim espero que tenham gostado e apreciado mais uma marca e seus belos carros que por aqui é pouco conhecida.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

27/dez/2021

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *