.

General Motors Corporation, também conhecida pela sigla GM, é uma multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos, sua principal área de negócios é a produção de automóveis. A GM tem várias marcas no seu portfólio, entre elas as quatro marcas originais de automóveis da GM: Buick, Cadillac, Chevrolet, e Pontiac, (desativada em 2010), além da GMC, que fabrica exclusivamente caminhões, grandes vans e camionetes, a Oldsmobile (desativada em 2004) e outras marcas, como: Daewoo, Holden, Hummer, Opel (vendida à Peugeot e BNP Paribas),Saturn e Vauxhall (vendida junto com a Opel). É dona também, de 50,7% da GM Daewoo e de 34% da Wuling e parceira da Isuzu.

.

O INÍCIO – A GM, montadora de automóveis norte-americana foi fundada em 1908 por William Durant e associando-se a Buick neste mesmo ano. Logo na sequência a GM adquiriu as marcas Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e a Chevrolet, totalizando mais de 30 empresas até 1930.

.

Credit: Getty Images/Hulton Archive

William Crapo “Billy” Durant, também chamado de “Fabuloso Billy” foi um empresário e um dos pioneiros da indústria automobilística norte-americana. É o fundador da General Motors, cofundador da Chevrolet e criador do sistema corporativo multi-marcas, com diferentes linhas de carros.

.

Um nome que contribuiu muito para o crescimento da GM, foi o do suíço  “Louis-Joseph Chevrolet”, fundador da marca Chevrolet em 1911 juntamente com “Fabuloso Billy”. Piloto e engenheiro habilidoso, descoberto pela Buick, projetou seu primeiro motor em 1909. A durabilidade e força de seu 4.8 quatro cilindros fez a Buick vencer 161 corridas nacionais e bater 11 recordes de velocidades, todas com o carro número 31.

.

Bookshelf: My Years With General Motors by Alfred P. Sloan, Jr. | Mac's  Motor City Garage

Em 1923 Alfred Sloan Jr assumiu a presidência do grupo, que tinha 10% do mercado americano, quando saiu em 1956 a GM era a maior montadora de automóveis do mundo.

Na década de 1920 a GM comprou a empresa de carros “Yellow Coach”, que produzia os populares carros amarelos americanos.

Entre 1920 e 1930 a GM expandiu-se para a Europa, principalmente para a Alemanha, o que lhe valeu acusações de ter fabricado caminhões que contribuíram para a formação da frota militar nazista. No entanto os negócios acabaram quando os EUA entraram na guerra contra a Alemanha em 1941. Durante a guerra a GM converteu quase todas as suas fábricas para a construção de material bélico.

Carro Conversível Buick Super 1951

Após a guerra a produção de automóveis da empresa cresceu muito, com uma série de novos modelos das diferentes marcas do grupo, melhorados por várias inovações técnicas e de design.

Chevrolet Nova | Chevrolet nova, Chevy nova, Chevrolet

No início da década de 1970 a GM lançou um ambicioso programa tendo em vista a remodelação de todos os seus produtos para que se tornassem mais economicos. Assim os carros passaram a ser mais leves e menores, sem prejuízo do conforto. Em 1984 a GM associou-se à Toyota para produzir um pequeno carro, o Chevrolet Nova, lançado no mercado em 1985. Foi uma aliança até então inédita entre uma montadora americana e outra japonesa.

Chevrolet irá vender kits para conversão de carros antigos em elétricos |  Maxicar - Carro antigo, pura nostalgia.

Posteriormente a GM entrou em uma fase bastante difícil em termos mundiais, foram seguidos anos de prejuízo e várias fábricas fechadas por produzir veículos que consumiam muito combustível, incompatíveis com a forte alta do preço do petróleo.

.

Primeira sede da GM no Brasil, no bairro do Ipiranga, em 1925

No Brasil – A General Motors do Brasil (GMB) é a maior subsidiária da General Motors na América do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos. A empresa foi fundada em 1925 no bairro de Ipiranga, em São Paulo. Oito meses depois da fundação a empresa apresentou seu primeiro carro com a marca Chevrolet. A companhia trazia em CKDs (veículos totalmente desmontados) todos os seus modelos das marcas Buick, Oldsmobile, Chevrolet, Oakland, Cadillac e Pontiac. A produção inicial era de 25 unidades por dia, no ano seguinte, a marca elevou para 40 unidades diárias e em 1927 para 150 por dia.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

08/12/2020

Comments

  1. Mais uma bela reportagem histórica do nosso amigo Vinicius. Parabéns mais uma vez pela pesquisa. Vai pro neu acervo. Só notei a ausência da La Salle, uma das marcas de luxo da GM dos anos 30/40. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *