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Os automóveis LaSalle eram fabricados pela Cadillac, e comercializados nas mesmas lojas da marca, mas tinham preços inferiores e eram classificados como a segunda marca de maior prestígio no portfólio da General Motors; foram produzidos entre 1927 e 1940. Desenvolvido por Alfred P. Sloan, a fim de preencher as lacunas de preços dos produtos da General Motors.

Para entendermos melhor a estratégia da General Motors em relação às marcas, modelos e preços dos seus produtos seguem uma explicação: A estratégia de segmentação de mercado da General Motors colocou cada uma das marcas de automóveis individuais da empresa em preços específicos, chamados de General Motors Companion Make Program. O Chevrolet foi designado como o produto básico. Em seguida, em ordem crescente, do mais barato para o mais caro, vieram o Pontiac,  Oakland ,  Oldsmobile, Viking, Marquette, Buick, LaSalle e finalmente o Cadillac.

O nome da marca LaSalle foi uma homenagem ao explorador francês “René-Robert Cavelier, Sieur de La Salle”.

O LaSalle foi criado com uma proposta de renovação na produção de carros de luxo, era oferecido com uma ampla gama de estilos de carroceria, incluindo os designs personalizados da Fisher e Fleetwood Metal Body. Os carros abertos também podiam ser encomendados em combinações de cores em três tons, numa época em que cores escuras como preto e azul marinho ainda eram as mais produzidas. 

As distâncias entre eixos variavam entre 128 pol (3.251 mm) e 134 pol (3.404 mm), eram equipados com o motor “Ninety Degree V-8” da Cadillac, tornando o carro mais rápido, enquanto seu tamanho menor e mais leve o tornou mais esportivo e ágil.

Em Junho de 1927 um LaSalle dirigido por Willard Rader e Gus Bell, percorreu 952 milhas (1.532 km), com média horária de 95,2 mph (153,2 kmh), com paradas apenas para reabastecimento e troca de pneus. O resultado foi muito bom, vejam, a velocidade média no Indianápolis daquele ano foi de 156,9 km/h.

Três anos após o lançamento do LaSalle, a Cadillac viu as vendas de seus carros perderem terreno, pois os compradores de Cadillac começaram a optar pelo LaSalle por ser mais barato. Mesmo assim as vendas do LaSalle também estavam caindo, de 22.691 modelos em 1929 para 3.290 em 1932.

A partir de 1934, uma parcela significativa do LaSalle estava mais intimamente relacionada ao Oldsmobile do que aos Cadillacs. Isso foi marcado por uma mudança para a plataforma B baseada em Oldsmobile e Buick. 

Mais uma vez, o trabalho de Earl com o LaSalle resultou em um veículo elegante, evidenciando uma grade de radiador elegante e fina. Este novo modelo realmente agradou e as vendas cresceram para 7.195 em 1934, 8.651 em 1935 e 13.004 em 1936.

Um LaSalle Model 350 de 1934 foi escolhido como o PaceCar para a Indianapolis 500.

 E outro LaSalle Series 50 de 1937 conversível, também serviu como Pace Car na Indianapolis 500 daquele ano.

Nos seus últimos anos de produção, o LaSalle voltou a ser mais parecido com o Cadillac. A abertura estreita da grade do radiador foi mantida e flanqueada na grade lateral. Os faróis ficaram novamente presos à carcaça do radiador. Uma característica interessante adotada pela LaSalle nesses anos, foi o teto solar, comercializado como o “Sunshine Turret Top”. As vendas aumentaram de 15.501 em 1938 para 23.028 em 1939.

Em 1940 o final da produção do LaSalles, seu último modelo foi introduzido em outubro de 1939 com uma gama completa de estilos de carrocerias semi-personalizadas, incluindo um conversível. O LaSalle surgiu com um design de fluxo suave, seu radiador fino de marca registrada ladeado por uma série de slots finos de cromo, dando-lhe uma aparência futurista. Em seu último ano, as vendas do LaSalle alcançaram o segundo nível mais alto de todos os tempos, com 24.133. 

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Curiosidade

Em 1955, a Seção de Arte e Cor da Harley Earl criou dois carros LaSalle II para exibição no show da “GM Motorama” daquele ano. Um deles era um pequeno sedã de capota rígida de quatro portas. O outro era um roadster conversível de dois lugares. Os motores de alumínio experimentais compactos V6 alimentam os dois. Os dois LaSalles tinham aberturas de grade vertical no estilo da década de 1940, pára-choques Dagmar e as insígnias do LaS, usadas nos primeiros anos das marcas. Os dois LaSalle II eram apenas para exibição e nunca destinados a produção em série.

Em 1990 foram localizados em um pátio de desmanche e adquiridos por Joe Bortz, proprietário de uma boate na área de Chicago, que fez um investimento significativo na restauração dos carros.

Na foto acima o sedã ainda sem restauro e o conversível já pronto.

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Mais uma do

Marcus Vinicius

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Fonte de consulta: Wikipédia e Sites Relacionados

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13/nov/2019

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