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Jipe usado na Segunda Guerra Mundial

Willys Overland foi uma montadora de automóveis dos Estados Unidos em operação na primeira metade do século 20. Ficou famosa por ter criado e produzido, em parceria com a Ford, o lendário Jeep da Segunda Guerra Mundial.

História: fábrica da Ford em SBC já produziu Jeep, Renault, VW e até  Chrysler

     Em 1952 a empresa abriu uma filial no Brasil, que se tornou importante personagem no início da indústria automobilística brasileira e também no automobilismo. A marca existiu até 1975, quando o último veículo Willys deixou a linha de montagem da montadora AMC.

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História

Overland (1911)
Overland 1911

      As raízes da Willys estão na Standard Wheel Company, uma fábrica de automóveis de um e de dois cilindros criada em 1902 na cidade americana de Terre Haute, no estado de Indiana. Ao migrar para Indianápolis em 1905, a capital do estado, a empresa mudou o nome para Overland Co.

Model 79 – 1914

 

      Uma crise financeira dois anos depois dessa mudança possibilitou que o controle acionário da empresa fosse adquirido por um bem-sucedido representante comercial que havia vendido bicicletas e automóveis de diversas marcas, chamado John Willys. Então a empresa foi rebatizada como Willys-Overland Co. e logo lançou um carro pequeno com motor de quatro cilindros obtendo boas vendas no mercado. A firma produziu também dois modelos de luxo com motor de seis cilindros, porém sem êxito comercial. O primeiro campeão de sucesso da marca foi o modelo 79, de 1914, com preço abaixo dos 1.000 dólares, vendeu 80 mil unidades já no primeiro ano de produção.

1917 WILLYS - Willys-Knight 88-8, 8-cyl., 65 hp | Old Cars Weekly Reports
Willys-Knight 88 – 1916

      Foi também em 1914 que a Willys apostou na tecnologia de camisas deslizantes criada por Charles Knight para fabricação de motores de quatro tempos sem válvulas, dando origem à subsidiária Willys-Knight que produziu modelos de sucesso satisfatório.

Remembering the Willys 77 Wild Ride, from Obscure Production Car to Beloved  Gasser - The Engine Block
Model 77 – 1933

      A crise de 1929 afetou a Willys e em 1933 a empresa teve que concentrar a produção em apenas um modelo, o “77”, de quatro cilindros, com o preço mais baixo da história da montadora: US$ 445. Esse modelo bem-sucedido garantiu a sobrevivência da Willys até a Segunda Guerra Mundial, quando surgiu o principal marco da história da montadora.

Em 1940 a Willys venceu a licitação para construir o Jeep, com a colaboração da Ford; destinado às frentes de combate do Exército norte-americano na guerra. O nome do veículo vem de general purpose, veículo de uso geral, abreviado para suas iniciais gp, pronunciadas em inglês como jeep.

Jeep® Heritage | 1946 Jeep Willys Station Wagon & Delivery Wagon - The Jeep  Blog | Willys wagon, Willys, Willys jeep

      Em 1946 surgiram versões do Jeep mais voltadas ao mercado civil – a Utility Wagon, que ficaria conhecida mais tarde no Brasil como Rural Willys, e também a versão picape.

O Bandeirante de Hoje - YouTube
Agri-Jeep

Chegou a ser criada uma versão, chamada de “Agri-Jeep”, com o objetivo de substituir os tratores nas fazendas, mas não teve êxito comercial por ser leve demais para o trabalho no campo.

1953 Willys Aero Eagle - last year as Willys-Overland - company was taken  over by Kaiser Motors | Willys, Overlanding, Classic cars
Willys Aero – 1953

Até 1951 a Willys produziu apenas veículos da linha Jeep, a partir daí foram lançados novos modelos, como o Aero, destinado às famílias do pós-guerra. Em 1953 a firma passou pela primeira de uma série de aquisições, sendo comprada pela Kaiser Motors e tendo seu nome alterado para Willys Motor Company. As vendas dos carros de passeio da Willys e da Kaiser estavam em declínio, então em 1955, a fabricação de carros cessou nos Estados Unidos e todo o maquinário para fabricação do Aero foi mandado para o Brasil.

IMCDb.org: 1964 Willys Overland Aero Willys 2600 in "A Grande Cidade ou As  Aventuras e Desventuras de Luzia e Seus 3 Amigos Cheg, 1966"
Willys Aero – 1964

     Em 1963, a firma passou a se chamar Kaiser-Jeep, até a sua aquisição em 1970 pela AMC. Em 1975 a nova proprietária ressuscitou o nome Willys, porém apenas como fábrica de peças sobressalentes.

Visual History of the Jeep Wrangler, from 1986 to Present
Jeep Wrangler – 1986

      A AMC continuou a produzir o maior legado da Willys, o Jeep, até 1986, mesmo depois de ser comprada pela Renault em 1979. A linha Jeep original, com o nome oficial de CJ, foi substituída pela nova linha Jeep Wrangler, que apesar da marca Jeep e a semelhança com o antecessor, trazia muitas mudanças mecânicas. A Renault vendeu a AMC para a Chrysler em 1987, que por sua vez se uniu à Mercedes-Benz em 1998. Curiosamente, após toda essa série de aquisições, a marca Jeep continua viva e, em 2002, a DaimlerChrysler trouxe de volta a marca Overland, utilizada no Jeep Grand Cherokee.

No Brasil

A Willys foi fundada em 26 de agosto de 1952, em São Bernardo do Campo, estado de São Paulo.

Do Jeep Willys à atualidade: 7 fatos históricos sobre a marca

Em 1954 chegaram às ruas o Jeep Willys, ainda montados com peças americanas e comercializados com o nome de Jipe Universal. Valente, com tração em duas ou quatro rodas e câmbio de três marchas com redução, logo o Jipe se mostrou adequado às estradas e fazendas brasileiras.

Rural Willys, a avó dos utilitários esportivos - Blog da Jocar

A versão Rural Willys surgiu em 1956.

Em 1957, as partes do veículo passaram a ser fabricadas no Brasil e em 1959 o motor também passou a ser brasileiro, um seis cilindros de 2.638cc e 90cv de potência que viria a ser adotado na maioria dos veículos da montadora.

1959 Renault Dauphine | Carros e caminhões, Carros e motos, Carros antigos  brasileiros
Dauphine – 1959

      Mesmo tendo recebido as ferramentas para a montagem do modelo Aero, quando a matriz norte-americana encerrou a produção de veículos de passeio, o primeiro carro urbano da Willys brasileira foi o pequeno Dauphine, em 1959, produzido sob licença da Renault. O econômico veículo foi um dos maiores rivais do Volkswagen Fusca no mercado brasileiro dos anos 1960, em suas várias versões que surgiram nos anos seguintes.

Nelson Cintra: de piloto a restaurador | Maxicar - Carro antigo, pura  nostalgia.

O Dauphine/Gordini também foi o protagonista de uma série de vitórias da Equipe Willys de competições no automobilismo brasileiro, com pilotos como Christian Heins, Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Júnior e Luiz Bueno.

Fracasso nos EUA, Aero-Willys foi lançado no Brasil em 1960 e fabricado até  1972 | Acervo

      Finalmente em 1960 foi lançado o Aero-Willys, ainda com a carroceria arredondada do modelo norte-americano, que rendeu a esta primeira versão o apelido de “Aero-Bola”. Em termos de mecânica, o Aero era simplesmente o Jeep com carroceria urbana. Pesava 1.440 kg e atingia 120 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 17,8 segundos. O consumo de combustível era da ordem de 7 km/litro.

1962 Willys Interlagos Berlineta | Anúncios vintage, Anúncios antigos,  Carros antigos brasileiros

     Em 1961 a Willys lançou mais um veículo produzido sob licença da Renault, o Interlagos, cópia do Renault Alpine, e primeiro veículo esportivo de série do Brasil, com carroceria em fibra de vidro em três versões de estilo (cupê, berlineta e conversível) e mecânica baseada no Dauphine, mas com várias opções de carburação e potência.

1963 Aero Willys 2600 | Veículos, Carros, Ford

     Em 1962 foi feita uma completa reestilização na carroceria do Aero, liderada pelo projetista americano Brooks Stevens, e lançado em dezembro o modelo Aero 2600, com linhas retas, modernas para a época, e algumas alterações no motor que aumentou a potência para 110cv.

Luxuoso e imponente, o Itamaraty ficou conhecido como “Palácio sobre Rodas”  - Jornal Oficina Brasil | Do Fundo do Baú

Em 1966 a versão de luxo, um veículo diferente, chamado de Itamaraty.

Ford Corcel, fábrica da Ford-Willys do... - Viver Carros Antigos | Facebook

       Ainda em 1965, a Willys começou a estudar um sucessor para a linha Dauphine/Gordini, e novamente em parceria com a Renault criou o “Projeto M”. Porém, por razões apontadas como administração empresarial ineficiente e gastos excessivos com o departamento esportivo, a Willys entrou em crise financeira e em 1967 a Ford assumiu o controle acionário da empresa. O Projeto M, já bastante avançado, foi concluído e deu origem ao Ford Corcel, os primeiros exemplares ainda saíram de fábrica com vidros timbrados com a marca da Willys.

FORD BRASIL, PROJETOS PASSADOS – Autoentusiastas

Os carros das linhas Jeep e Aero continuaram a ser produzidos, sob a marca Ford-Willys até 1970, e posteriormente, por mais alguns anos, apenas com a marca Ford. A linha Jeep ainda continuou sendo produzida até 1983 e a partir deste ano passou a ser história, que ficará eternizada em seus belos veículos espalhados pelo mundo nas mãos de colecionadores.

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Mais uma matéria do

Marcus Vinicius

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01/nov/2020

Comments

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