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Ao dirigir por estradas de lama escorregadias, saiba que é fácil ficar atolado ou até mesmo sofrer um acidente. Também em áreas montanhosas com estradas de terra, são necessários alguns cuidados a mais na condução do veículo. Aqui vão algumas orientações:

Nissan Frontier Off Road Trilha da Macumba - YouTube

Ao deparar com a lama, não entre muito rápido e nem muito devagar, use a 2ª ou a 1ª marcha, com a rotação do motor entre 1500 e 3000 giros. Quando já estiver sobre a lama ou barro, mantenha a aceleração constante, assim diminui a probabilidade do carro derrapar. Também dirija com uma marcha mais baixa para ter maior controle, por exemplo: lugar para andar de 4ª marcha ande de 3ª ou 2ª marcha.

Trator ''resgata'' quatro veículos atolados na Vila Nasser - Direto das  Ruas - Campo Grande News

 Em alguns trechos será mesmo necessário parar o carro, analisar as condições da estrada e traçar uma rota a seguir. Não pise forte no acelerador, a lama pode ficar acumular abaixo dos pneus, impedindo os movimentos da direção e também as rodas girarão mais rápido formando sulcos mais profundos.

Muita atenção ao sair do asfalto - Jornal do Carro - Estadão

Se o veículo for de tração traseira, coloque um pouco de peso na parte de trás, de preferência sobre o eixo. Procure sempre as áreas mais compactas para ajustar os pneus. Evite pisar nos freios se estiver descendo uma ladeira, utilize uma marcha que reduza a velocidade, de preferência a 2ª marcha.

Se ficar atolado na lama, acalme-se, saia do veículo, veja a disposição do barro ou da lama e verifique a forma mais fácil de desatolar. Você pode tentar fazer um caminho plano com algumas pedras, pequenos galhos, ou cascalho na direção dos pneus. Sempre coloque para tracionar nas rodas da frente se a tração for dianteira, e nas rodas de trás, caso a tração seja traseira. Se na tentativa de sair as rodas patinarem, engate a ré, depois a primeira marcha, em seguida a ré novamente, e faça um balanço no carro até que ele comece a movimentar. Nunca acelere fundo.

Usar um veículo com tração 4×4 não é garantia que ele não irá atolar, as chances são menores, mas sempre há o risco, principalmente com pneus de asfalto ou de uso misto. Para esses terrenos o ideal é pneu lameiro. A tração 4×4 deve ser ativada antes de entrar no atoleiro e não esqueça de usar sempre uma marcha forte em baixa velocidade e aceleração constante.

Quando for na areia, pare de acelerar forte, que só vai piorar. Se o carro não se mover, é hora de sair do carro e avaliar as condições do terreno. O melhor é abrir uma trilha para as rodas usando um pedaço de madeira, ou se conseguir uma pá (que é difícil); pode ser uma tampa de panela, de lixo ou até mesmo a calota do carro, sei lá mais o quê, vai ter que ser criativo.

Veja sete dicas para calibrar o pneu do seu carro

Você pode se prevenir com antecedência, um boa dica é murchar os pneus antes de entrar na areia, baixando a calibragem em geral para a metade do recomendado para o seu automóvel. A cada 10 segundos murchando, o pneu baixa média de 1 libra.

Guincho elétrico

Se o seu caminho ou aventura for sempre em terrenos com lama, o ideal é instalar um guincho elétrico. Em caso de atolamento é só prender o cabo numa árvore ou pedra grande (com a ajuda de uma cinta de náilon) e ligar, ele puxa o carro sozinho.

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Agora vamos falar dos aventureiros, pessoas que encaram a lama por prazer.

Primeira informação: nem todo carro 4×4 é off-road, são duas categorias diferentes.

Para encarar terrenos irregulares, buracos, lama, atoleiro, pedra e as surpresas que podem aparecer pelo caminho, os off-roads possuem características destinadas a esses tipos de terreno. Atualmente existem carros com tração 4×4, inclusive carros de luxo, mas não são preparados para uma ventura off-road. Ex: a tração 4×4 destes carros pode ser para andar na neve.

Um veículo destinado ao off-road, além da tração nas quatro rodas precisa ter uma boa altura do solo, para facilitar a transposição de alguns obstáculos, poças d’água e até pequenos trechos de rio.

Quando for para a trilha é indicado que vá em grupo, principalmente se não tiver experiência nesse tipo de solo, sempre acontecem os imprevistos, aí tem alguém para ajudar. Você nunca sabe quando vai precisar de ajuda, ou se vai ter que dar uma mãozinha para alguém. 

Em todos esses casos citados a prudência é o melhor caminho.

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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01/02/2022

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