.

Chrysler Six – 1924

Walter Percy Chrysler, apresentou em 1924 o primeiro automóvel da marca norte-americana Chrysler com o nome de Six. Era um automóvel de porte médio que trazia algumas novidades pouco comuns nesse tipo de veículos, como motor de alta-compressão com pistões de alumínio.

Walter Percy Chrysler

nasceu: 02 de abril de 1875

faleceu: 18 de agosto de 1940

Walter Chrysler adquiriu experiência no ramo de automóveis ao trabalhar em cargos de chefia das empresas Buick e General Motors. O crescimento da Chrysler foi muito rápido, devido ao alto conhecimento de seu fundador.

Chrysler Imperial E-80

Em 1926 a Chrysler entrou no segmento de carros de luxo, com o modelo Imperial E-80  nome relacionado a sua velocidade, o carro alcançava as 80 milhas por hora.

Em 1928 Walter Chrysler comprou a Dodge, uma importante empresa fabricante de motores. Neste mesmo ano começou a produzir os modelos da divisão DeSoto e Plymouth.

Business Legends: Walter Chrysler - YouTube

Walter Chrysler demite-se da presidência da empresa em 1935. Nessa época a Chrysler já se destacava como uma das principais marcas de automóveis norte-americanas.

A Chrysler forneceu às forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de meio milhão de caminhões Dodge e tanques M4 Sherman ,os mais utilizados pelas tropas norte-americanas.

Chrysler 300 – 1955

O motor Hemi V-8, apresentado em 1951 era na época o mais potente destinado a carros de passageiros, quatro anos depois, este foi o motor que equipou o Chrysler 300, tornando-o o carro de passageiros mais potente do mundo.

Plymouth Valiant

Em 1957 a Chrysler formou uma equipe sediada na suíça para vender seus modelos na Europa. Uma inovação mundial foi introduzida pela marca em 1958, disponibilizando nos seus modelos o controle automático de velocidade. No ano seguinte, lançou um dos primeiros carros compactos da história do automóvel, o Plymouth Valiant.

Em 1983 iniciou a produção de mini-vans, a Dodge Caravan e a Plymouth Voyager criando assim um novo segmento de mercado. No ano seguinte, adquiriu parte da Maserati e em 1987 comprou a Lamborghini.

Dodge Viper RT10 V8 – 1992

O primeiro superesportivo de dois lugares da marca foi o Dodge Viper , lançado em 1992.

Jeep Cherokee – 1997

Nos meados da década de 1990 os automóveis Chrysler eram vendidos em mais de cem países, o veículo que mais contribuiu para o sucesso da marca nessa época foi o Jeep Cherokee.

From Now On, It's Just Plain Daimler - The New York Times

A Chrysler e suas subsidiárias foram compradas em 1998 pela alemã Daimler-Benz, passando a chamar Daimler-Chrysler o que durou até 2007.

Atualmente a Chrysler e suas divisões (Jeep – Dodge – Ram) pertencem ao grupo FCA-Fiat Chrysler Automobiles.

Eu como admirador das marcas Chrysler, Dodge e DeSoto desde pequeno, não entendia a diferença entre elas, principalmente por serem do mesmo grupo econômico e industrial, e seus produtos bem parecidos. Abaixo vou falar um pouco sobre elas, o que para mim ficou muito claro, o motivo da existência de cada uma.

Dodge Brother – 1920

Dodge –  A Dodge tem uma longa história, no início de 1900, os irmãos John Francis Dodge e Horace Elgin Dodge começaram com a produção de peças, em 1914 desenvolveram sua indústria automobilística. Nos anos 1920 os irmãos faleceram e a Dodge Brother passou a integrar a Chrysler em 1928.

O carneiro montanhês foi adicionado em 1932 aos automóveis Dodge como ornamento do capô, simbolizando estilo agressivo, força e robustez.


Dodge Royal Custon Lancer – 1955

Em 1934, a Chrysler precisava aumentar as vendas do DeSoto, sua marca existente entre Plymouth e Dodge. Com isto, melhorou o acabamento do modelo e lançou na marca a nova carroceria Airflow, que era a mais cara da Chrysler. Com isto, a Dodge deixaria de ser a marca de luxo abaixo dos modelos Chrysler.

Dodge Charger R/T – 1968

Na década de 1950, a Chrysler decide que a Dodge enfrente de vez sua grande rival, a Pontiac. Com isto, nasceriam novos modelos, como o Dodge Royal, focado no melhor custo e na esportividade. Fato que ficaria notório na era dos Muscle Cars, com o Charger e o Pontiac GTO sendo os maiores expoentes e eternos rivais do gênero.


 DeSoto Fireflite 4 door Sedan – 1960

DeSoto – Fundada por Walter Chrysler em 4 de agosto de 1928 a marca era uma homenagem ao explorador espanhol Hernado de Soto. A iniciativa foi uma forma de concorrer com a marca Oakland, da General Motors e a Erskine da Studebaker, foi criada imediatamente após a conclusão da compra da Dodge pela Chrysler. Assim a linha da Chrysler Motor era formada por: Plymouth (entrada), DeSoto (intermediária), Dodge (intermediária de luxo), Chrysler (luxo) e Chrysler Imperial (super luxo), além da linha Fargo para caminhões baratos. Havia também caminhões leves DeSoto e Dodge. Com a recessão do mercado automobilístico americano iniciado em 1958 e depois de mais de dois milhões de unidades fabricadas, em seus vários modelos, a marca foi extinta oficialmente, em novembro de 1960.


Plymouth Superbird – 1970

Plymouth – Em 7 de julho de 1928, a Plymouth começava a fabricar carros. Ela entrou como uma marca de custo baixo, para combater os carros Chevrolet e Ford. No final da década de 1960 e começo da década de 1970, a Plymouth fabricava carros marcantes para a história automobilística: Plymouth Road Runner, Superbird, Barracuda, Fury entre outros. Com a decadência dos anos 1980, a Plymouth ficou quase isolada. Com a grande falta de carros em linha da Plymouth e com o isolamento dela, em junho de 2001 suas ações foram encerradas. O último Plymouth, o Neon teve um total de 38.657 veículos produzidos.

Jipe Willys – 1942

Jeep – O termo jipe virou sinônimo de automóveis destinados ao uso  fora de estrada ou off road, normalmente com tração nas quatro rodas. O termo jeep era uma gíria militar usada desde os anos 1910 e no início era usada para se referir a qualquer coisa insignificante. O veículo surgiu durante o esforço de guerra americano em 1940 quando o exercito enviou convites a diversas industrias para a construção de um veículos de porte leve 4×4. O escolhido foi o carro da Willys com motor de 2200 cc e 60 cavalos, por ser o mais potente. Ao final da segunda guerra a Willys requisitou o registro do nome Jeep, o que foi contestado na justiça pela Bantam, detentora do nome, que só deu o direito de usar o nome após a sua falência em 1956. Segundo a Chrysler, o nome Jeep deve-se ao personagem de histórias em quadrinhos chamado “Jeep”. Em 1936 o personagem conhecido pelo nome de Eugene The Jeep, foi criado para fazer companhia ao  Popeye.

.

Fonte de consulta: Wikipédia Fotos meramente ilustrativas

.

Matéria de Marcus Vinicius / diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de Jaderson Gomes / suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

.

Maio/2019

.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *