.

National Association for Stock Car Auto Racing “NASCAR”  em português: Associação Nacional para Corridas de Carros de Série

.

What time is the NASCAR Xfinity race today? TV channel, schedule, lineup  for Monday's race at Bristol | Sporting News Canada

Trata-se uma associação automobilística nos Estados Unidos que sanciona e controla múltiplos eventos de esporte a motor, em especial competições de “stock car”. As três principais séries organizadas pela NASCAR são a NASCAR Cup Series, a Xfinity Series e a Truck Series. A empresa também supervisiona a denominada NASCAR Local Racing, o Whelen Modified Tour, Whelen All-American Series e NASCAR iRacing.com Series.

.

O que fazer em Daytona Beach na Flórida - 2020 | Dicas incríveis!

A NASCAR tem sua sede oficial em Daytona Beach, e também mantém escritórios nas cidades de Charlotte, Concord e Conover. Os escritórios regionais estão localizados em Nova Iorque e Los Angeles e os internacionais são na Cidade do México e Toronto. Devido às raízes do sul dos Estado Unidos que a NASCAR possui, praticamente todas as equipes que disputam suas principais divisões ainda estão baseadas na Carolina do Norte, especialmente perto da cidade de Charlotte. Em termos de telespectadores e fãs é o segundo esporte profissional, apenas atrás da NFL; suas corridas são transmitidas pela televisão em mais de 150 países.

34 - Rockingham Speedway - YouTube

Estas competições são geralmente em circuitos ovais e sempre em carros de série, ou seja, carros produzidos em série. Atualmente os carros são fabricados por especialistas com base em perfis e especificações detalhadas pela NASCAR e os motores são fornecidos pela Toyota, Ford e Chevrolet, garantindo um nível constante de concorrência para todos os participantes.

Daytona Beach – foto ilustrativa

As primeiras competições começaram a partir da década de 1920 em Daytona Beach nos Estados Unidos. Essas corridas consistiam no uso de carros originais sem nenhum tipo de modificação para as corridas. Eram muito populares no interior dos Estados Unidos, especialmente no estado da Carolina do Norte, que também eram associadas a venda ilegal de bebidas alcoólicas durante a lei seca. Os carros de contrabandistas de bebidas alcoólicas ilegais tinham seus motores especialmente preparados para facilitar a fuga da polícia, o que deu origem às corridas como forma de diversão nos momentos em que seus motoristas não estavam utilizando esses veículos para o transporte de álcool.

Estas competições foram regulamentadas com a criação da NASCAR em 21 de fevereiro de 1948 por William France e Ed Otto, dois entusiastas do automobilismo, William já organizava corridas com carros de passeio modificados para melhorar a potência e a velocidade. A primeira prova aconteceu no circuito de terra do Charlotte Speedway na Carolina do Norte em 19 de Junho de 1949. Nesse primeiro ano de competição a categoria teve 8 etapas e foi chamada de Strictly Stock correndo apenas com carros originais de fábrica sem modificações.

Na sequência, já no início da década de 1950 a categoria passou a se chamar Grand National iniciando também as modificações nos carros, melhorando a performance e a segurança. Os circuitos possuíam uma extensão entre 800 e 1600 metros, apenas o circuito de Darlington construído em 1950 tinha 2200 metros, o mais rápido de todos.

Um dos maiores acidentes em corrida de automobilismo ocorreu na prova de Daytona 500 de 1960, logo na primeira volta houve uma colisão entre 37 dos 68 carros na competição, alguns chegam até a capotar.

Grandes mudanças aconteceram no início da década de 1970, Chevrolet, Ford e Chrysler começaram a custear as equipes, também a empresa de tabaco RJR investiu na competição. O nome da sua principal divisão mudou para Winston Cup. A primeira transmissão de uma prova ao vivo ocorreu em 1979 nas 500 milhas de Daytona, realizada pela CBS; no final desta prova aconteceu um desentendimento entre pilotos que se envolveram em um acidente, esses fatos criaram uma aura de drama e emoção em torno da NASCAR, aumentando sua procura por espectadores e anunciantes.

Diversas competições aconteciam em pequenos circuitos, em 1982 elas se uniram passando a chamar Busch Series, considerada a segunda divisão da Stock Car americana.

Em 1995 foi criada uma divisão especial com caminhões pick-ups e regras diferenciadas chamada de Craftsman Truck Series. Nesta mesma década foram construídos vários novos circuitos ovais com extensão entre uma e duas milhas.

A partir de 2000 aconteceu um grande aumento na popularidade da categoria e de público nos autódromos. O México ganhou uma categoria da NASCAR onde foram construídos novos circuitos no país e sediou a primeira prova oficial contando pontos e premiações no ano de 2005, no Autódromo Hermanos Rodriguez na Cidade do México.

Em 2013 foram introduzidos novos carros, o Generation 6, cujo desenho se assemelha mais aos carros de rua. Em 2017 as corridas passaram a ser divididas em estágios. A partir de 2018 o sistema de playoffs foi modificado e a potuação passou a ter um formato que vai afunilando até chegar na última corrida onde quatro pilotos possuem condições iguais de lutarem pelo campeonato.

O ano de 2022 já é realidade na maior categoria do automobilismo norte-americano, entre as novidades, as mais significativas estão na mudança da corrida não-oficial que antecede as 500 Milhas de Daytona, o Clash. este ano ela sai de Daytona, cruza o país e chega ao Coliseu de Los Angeles, palco esportivo histórico nos EUA. Outra novidade é a estreia de Gateway na Cup. A pista faz parte do calendário da Truck Series e esteve na Xfinity Series até 2010. A pista em St. Louis ocupará uma das corridas de Pocono, que perde um evento para 2022.

As marcas concorrentes hoje são: Ford com Mustang na Monster Energy NASCAR Cup Series e Mustang na Xfinity; Chevrolet com o Camaro na Monster Energy Cup Series e Xfinity Series; Toyota com o Camry na Monster Energy NASCAR Cup Series e o Toyota Supra na Xfinity.

Antigamente a Pontiac e Dodge já participaram da competição, no entanto declinaram depois de registrar resultados pouco favoráveis, também os carros da Plymouth, Chrysler, Oldsmobile, Hudson, e Buick fizeram parte da categoria.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

Fonte: Wikipédia e sites relaciondos

Fotos meramente ilustrativas

.

,

27/fevereiro/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *