Duesenberg Automobile e Motors Company, inc. (também chamado de Duesy)
Foi uma empresa fabricante de automóveis de luxo nos Estados Unidos, fundada em 1913 na cidade de Des Moines, Lowa , pelos irmãos Frederick e August Duesenberg. Os irmãos nascidos na Alemanha em 1876 e 1879 respectivamente, eram engenheiros autodidatas e montaram diversos carros experimentais.
Os Duesenberg foram considerados um dos melhores carros de sua época, montados artesanalmente entre 1913 e 1937
Também produzidos para competições automobilísticas, venceu as 500 milhas de Indianápolis nos anos de 1924, 1925 e 1927
Usado também como Safety Car em Indianápolis
Foi o primeiro carro produzido nos Estados Unidos a vencer o “Grande Premio da França” em 1921 pilotado por Anthony Murphi no circuito de Le Mans.
Carro de corrida de 1927, está atualmente no Museu Auburn-Cord-Duesenberg (A-C-D) em Auburn, Indiana.
Duesenberg SJ Mormon Meteor Speedster 1935, vendido em um leilão pela Gooding & Co em agosto de 2004 por US $ 4,5 milhões
Ckark Gable
O Duesenberg ficou famoso na América e na Europa por seu extremo luxo, e eram propriedade de nobres como o Duque de Windsor e o Rei da Espanha, também foram os preferidos de famosos, especialmente das estrelas de Hollywood como Greta Garbo, Ckark Gable e Gary Cooper.
Duesenberg SSJ
Apenas dois Duesenberg SSJ foram fabricados. O que pertenceu a Gary Cooper, e outro dado em comodato a Clark Gable, que acabou por não comprá-lo. Consta que os dois apostavam corridas pelas ruas de Hollywood. O que dava visibilidade ao carro, e diziam “O único carro que pode ultrapassar um Duesenberg é outro Duesenberg, se o motorista do primeiro permitir”.
Alguns modelos Duesenberg e sua produção
1921-27: Modelo A (cerca de 650)
1926-27: Model X (13)
1927: Modelo Y (1)
1929-37: Modelo J (435)
1929 – Duesenberg J – Le Baron Convertible
1932-37: Modelo SJ (36)
1933-36: Modelo SSJ (2)
O fim dos Duesenberg
A evolução técnica teve um revés decisivo em 1932 quando Fred Duesenberg perdeu a vida em um acidente enquanto dirigia uma versão superalimentada do Model J, ou seja, a que mais tarde evoluiria para os modelos SJ e SSJ, os mais recentes produtos em pequenas séries do Duesenberg. A produção cessou definitivamente em 1937 com o fracasso do grupo Cord.
.
Os Irmão Duesenberg em 1925
August na esquerda e Fred na direita
.
Curiosidade
Duesenberg Model A, embora nunca tenha sido conhecido por esse nome. O primeiro carro de passageiros projetado e construído por Fred e Augie Duesenberg em 1920, era conhecido simplesmente como Duesenberg Straight 8.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
16/maio/2021
.
Parabéns ao Gasolina na Veia por nós presentear com mais essa bela reportagem, agora relembrando a Duesemberg, uma das marcas icônicas da época aurea do automóvel.