.

.

Indian Motorcycle Manufacturing Company é uma fabricante de motocicletas sediada em Springfield, Massachusetts. É a mais antiga fabricante de motocicletas dos Estados Unidos, e no passado foi o maior fabricante de motocicletas do mundo. Fundada em 1901, a Indian Motorcycle ganhou destaque como uma das marcas de motocicletas mais lendárias e emblemáticas, através de uma história de sucesso em competições e inúmeras inovações de produto, que contribuíram para o desenvolvimento da indústria de motocicletas.

Tudo começou em 1897 quando George M. Hendee fundou uma empresa fabricante de bicicletas chamada Hendee Manufacturing Company, que produzia as marcas Silver King, Silver Queen, e American Indian, posteriormente unificando para “Indian”. Em 1901, George Hendee contratou Oscar Hedstrom para construir bicicletas com motores movidos a gasolina. Hedstrom começou a trabalhar na bicicleta motorizada em uma loja em Middletown, Connecticut. Assim que concluiu a primeira bicicleta motorizada a enviou para Hendee em Springfield, Massachusetts. A máquina, provou ser poderosa e confiável, estabelecendo a reputação da empresa com um desempenho excelente. Nesse mesmo ano, a primeira fábrica da empresa foi fundada na Worthington Street, em Springfield.

A primeira Indian Motorcycle foi vendida em 1902 para um consumidor final. Sua transmissão era por corrente e possuía um motor monocilíndrico construído pela Aurora Automatic Machinery Co. Já em sua estreia nas corridas, a Indian Motorcycle venceu a prova de enduro disputada de Boston a Nova Iorque.

Resultado de imagem para 1903 indian motorcycle

Em 1903 o Co-fundador da empresa e engenheiro chefe Oscar Hedstrom pilotou uma de suas motocicletas, levando a um recorde mundial de velocidade de 90 km/h. No mesmo ano, ele também venceu uma corrida de resistência saindo de Cidade de Nova Iorque até Springfield e retornando.

Resultado de imagem para 1906 indian motos

Em 1906, George Holden ( de Cleveland) e Louis J. Mueller (de Springfield) pilotaram de São Francisco a cidade de Nova Iorque em um recorde de 31 dias e meio sem quaisquer problemas mecânicos.

Em 1909 a Indian Motorcycle lançou o “loop frame” que era mais similar ao design das motocicletas de corrida.

Resultado de imagem para 1914 indian motos hendee special

1914 – O modelo Hendee Special foi lançado com a primeira partida elétrica em uma motocicleta. No entanto, não havia um alternador e as baterias não eram recarregadas, de modo que o modelo ficou em produção apenas um ano.

Resultado de imagem para 1917 indian motos primeira guerra mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial a Indian Motorcycle destinou grande parte de sua produção para atender a demanda militar. Como resultado, os concessionários tiveram estoques limitados e as vendas no varejo caíram significativamente. A empresa forneceu aos militares dos Estados Unidos cerca de 50.000 motocicletas entre 1917 e 1919.

Em outubro de 1919, a empresa introduziu no mercado a primeira Indian Scout, um modelo de médio porte com um motor de 606cc V-twin com válvulas laterais.

A “Big Chief” com motor de 1200cc foi lançada em 1923. Na época tornou-se o modelo mais vendido da indústria e levou a marca Indian Motorcycle para o resto do mundo juntamente com a Scout, Chief e Standard.

Em 1932 a Scout 101 foi substituída pelo novo modelo Scout 203 que era essencialmente um motor da Scout em um quadro da Indian Chief.

Das 10.431 unidades produzidas em 1941, 5.000 foram construídas para o exército francês utilizar durante a Segunda Guerra Mundial. Os novos modelos foram equipados com protetores de corrente.

Em 1967 o neozelandês Burt Munro com sua Indian Scout especialmente modificada, alcançou o recorde mundial de 295,45 Km/h no Deserto de Sal em Bonneville, nos EUA. Munro tinha 68 anos quando estabeleceu este recorde, e sua história foi contada no filme “The World’s Fastest Indian”. A motocicleta em que ele estabeleceu o recorde foi a Indian Scout 600cc.

Em 1970, com a morte de Floyd Clymer, seu advogado, Alan Newman, adquiriu a marca Indian Motorcycle e continuou a vender motocicletas de baixa cilindrada produzidas em Taiwan com motorização entre 50cc e 175cc até 1977, quando a produção e comercialização foi interrompida.

Resultado de imagem para 2000 indian motorcycle

 Uma fusão de nove empresas formaram a Indian Motorcycle Company of America (IMCA), que em 1998 abriu uma unidade de produção em Gilroy, Califórnia. A IMCA produziu os modelos Chief, Scout e Spirit, equipados com motores adquiridos da empresa S&S Cycle, que durou até 2003.

Resultado de imagem para 2010 indian motorcycle

A empresa Stellican Ltd. de capital privado com sede em Londres, em 2008 comprou os ativos da Indian Motorcycle e estabeleceu uma instalação para fabricação da Indian Motorcycle em Kings Mountain, na Carolina do Norte até abril de 2011, quando a Polaris Industries anunciou a aquisição da empresa.

Em março de 2013 durante o Daytona Bike Week, foi exibido o novo motor Thunder Stroke 111 V-Twin. 

A Indian continua sendo objeto de desejo dos amantes pela marca, oferecendo uma variada linha de motocicletas. Conheçam algumas delas:

Resultado de imagem para indian motorcycles 2019 lr 1200
FTR 1200
Resultado de imagem para indian motorcycles 2019 Chieftain Classic
Chieftain Classic

.

Resultado de imagem para indian motorcycles 2019 Chieftain Dark Horse
Chieftain Dark Horse

.

Resultado de imagem para indian motorcycles 2019 Chieftain Limited
Chieftain Limited

.

Resultado de imagem para indian motorcycles 2019 Roadmaster
Roadmaster

.

Roadmaster Elite

.

.

Texto de

Marcus Vinicius

.

  • Fonte: Wikipédia e sites relacionados
  • Fotos meramente ilustrativas

.

.

.

03/dez/2019

.

Comments

  1. Gostei muito desta matéria sobre as motos INDIAN.
    Quando eu era criança (mais ou menos 6 a 7 anos ) já andava sentado em cima do tanque com meu OPAPA ( vovô em alemão) em uma moto INDIAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *