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Triumph 10/20

A britânica Triumph fabricou seu primeiro automóvel em 1923, denominado Triumph 10/20 com motor de 1.4L projetado por Lea-Francis, o qual recebia royalties por cada unidade vendida. A produção do 10/20 e de seus sucessores foi moderada até 1927 com o lançamento do Triumph Super 7, vendido em grande número até 1934.

 Triumph Super 7

Em 1930 o nome da empresa foi alterado para Triumph Motor Company e lançando os modelos Southern Cross e Gloria. No início eram usados motores fabricados pela Triumph e projetados por Coventry Climax até 1937, quando a Triumph assumiu o projeto de seus motores.

Um novo modelo de carro com motor de 8 cilindros em linha inspirado no Alfa Romeo 8C 2300 chamado Triumph Dolomite apareceu em 1934. Neste ano foram fabricados três protótipos; um foi utilizado em competição e destruído num acidente.

Dolomite

Em julho de 1939 a Triumph Motor Company entrou em concordata; a fábrica, o equipamento e o fundo de comércio foram vendidos, mas os efeitos da Segunda Guerra Mundial interromperam a produção de carros.

1938

Em novembro de 1944, o que restou da Triumph Motor Company e o nome comercial Triumph foram comprados pela Standard Motor Company, formando em 1945 a “Triumph Motor Company Limited”. Os novos proprietários da Triumph já forneciam motores para a Jaguar desde 1938. Na verdade, o interesse em adquirir os direitos do nome e o que restava do negócio falido da Triumph era construir um carro para competir com os Jaguars do pós-guerra.

Roadster

Em 1946 uma nova linha de Triumphs; começando com o Triumph Roadster, montado em carroceria de alumínio. Naquela época o aço era escasso e o excedente de alumínio da produção de aeronaves era abundante. O mesmo motor do Roadster foi usado no sedã Town and Country, mais tarde denominado Triumph Renown.

Renown

Logo na sequência veio o sedã leve Triumph Mayflower.

Mayflower

No início da década de 1950 foi decidido usar o nome Triumph para carros esportivos e nomeando os sedãns de Standard. Em 1953 foi lançado o Triumph TR2 , o primeiro da série TR de carros esportivos, produzidos até 1981. Curiosamente, o TR2 tinha um emblema Standard na frente e o globo Triumph nas calotas.

TR 2

A Standard fabricou uma série de carros pequenos chamados Standard Eight e Ten. O sucesso da linha TR fez do Triumph um nome mais comercializável que Standard. Com isso, um novo carro foi lançado em 1959 como Triumph Herald e em 1963 o Triumph 2000, descontinuando o nome Standard.

A Standard-Triumph foi comprada pela Leyland Motors Ltd. em dezembro de 1960. Em 1967, a Leyland Motor Corporation comprou a empresa Rover e em 1968 a Leyland Motor Corporation fundiu-se com a British Motor Holdings, criada a partir da fusão da British Motor Corporation e da Jaguar dois anos antes, o que resultou na formação da British Leyland Motor Corporation, que confusão!. Durante as décadas de 1960 e 1970, a Triumph brilhou com a venda de sedãs e carros esportivos, incluindo o avançado Dolomite Sprint que em 1973 tinha um motor de quatro cilindros de 16 válvulas. 

Dolomite Sprint

Alega-se que muitos Triumphs desta época não eram confiáveis, especialmente o 2.5 PI, que apresentava problemas de injeção de combustível.

2.5 PI MK

Durante o tempo sob propriedade da Leyland ou BL, a marca Triumph participava da divisão especializada da empresa, que atendia pelos nomes de Rover Triumph e mais tarde Jaguar Rover Triumph. O único modelo Triumph com o logo Rover Triumph foi o TR7.

TR7

O TR7 de quatro cilindros derivou o TR8 de oito cilindros em 1978, que teve curta duração. Os dois modelos foram encerrados quando a seção de automóveis da fábrica de Solihull foi fechada em 1981, dando continuidade apenas à construção de Land Rovers.

TR8

Em 1984 o fim da marca Triumph, o último modelo foi o Acclaim; lançado em 1981 era um Honda Ballade rebatizado sob licença da montadora japonesa Honda. Com o desaparecimento da marca Triumph o Acclaim foi rebatizado de Rover 200 que era a nova geração do modelo Civic/Ballade da Honda

Acclaim

Em 2023 a casa de design automotivo Makkina, “com permissão da BMW atual proprietária da marca Triumph”, revelou o carro-conceito Triumph TR25 para comemorar seu 25º aniversário e o 100º aniversário da Triumph. Baseado no BMW i3S, o TR25 presta homenagem ao Triumph TR2 MVC575 ‘Jabbeke’ de 1953.

Makkina Triumph TR25 ao lado TR2 MVC575 ‘Jabbeke’

Num breve relato: A marca teve suas origens na cidade de Londres em 1885, iniciando com a importação de bicicletas. O nome comercial tornou-se “Triumph” no ano seguinte. Em 1889 começou a produzir suas próprias bicicletas em Coventry, na Inglaterra. A empresa foi renomeada como Triumph Cycle Co. Ltd. em 1897. Em 1902 iniciou-se a produção de motocicletas o que durou até 1936, quando os negócios de bicicletas e motocicletas Triumph foram vendidos por problemas financeiros. A Triumph fabricou seu primeiro carro em 1923.

1910

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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27/março/2024

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Comments

  1. Obrigado Vinicius pela remessa em primeira mão dessa sua nova matéria, como sempre resgatando a história do automóvel pelo mundo. Mais um belo e elogiável trabalho de pesquisa. Estou tomando a liberdade de remeter a matéria para nosso grupo dos pre6guerra. Um forte abraço.

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