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As corridas de caminhões têm levado um grande público para os autódromos, trata-se de uma categoria que podemos chamar de interessante, vamos conhecer como tudo isso começou, as mudanças e os acontecimentos que marcam esta categoria.
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O início das corridas de caminhões aconteceu através da união de Aurélio Batista Félix e o jornalista português Francisco Santos. A primeira prova foi disputada em 6 de setembro de 1987 no Autódromo Internacional de Cascavel no Paraná, batizada de “I Copa Brasil de Caminhões”.
O que seria uma grande festa e a promessa de uma nova categoria no automobilismo nacional, lamentavelmente terminou em tragédia com o falecimento do então presidente do Autódromo Internacional de Cascavel, Jeferson Ribeiro da Fonseca que capotou o seu caminhão Scania numa das curvas do circuito, durante a sétima volta da segunda prova do dia.
Só em 1994 o projeto deu sequencia com uma prova de apresentação da categoria destinada a caminhoneiros e empresários do setor, ocorrida no Autódromo de Interlagos em São Paulo. Neste relançamento da categoria idealizada por Aurélio Batista Félix, a preocupação com a segurança foi prioridade. A consolidação aconteceu em 1995 com a disputa de quatro provas demonstrativas, realizadas nas cidades de Cascavel e Londrina (PR), Viamão (RS) e Goiânia (GO), nesta última cidade o público superou o número de 120 mil pessoas.
O primeiro campeonato oficial da Fórmula Truck aconteceu em 1996, estreando na cidade de Guaporé-RS com 13 caminhões no grid. Neste ano o regulamento já estava definido e homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
Logo após o lançamento da categoria os organizadores da Fórmula 1 alegaram que os caminhões estavam estragando o asfalto da pista de Interlagos e tentaram proibir a realização da prova naquele autódromo. Mas isso não aconteceu, um laudo do “Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT” comprovou que os caminhões causavam menos desgaste na pista que os carros da Fórmula 1.
O treino classificatório do grid de largada sempre foi realizado no dia anterior à prova. Cada piloto dava uma volta de aquecimento, três cronometradas e mais uma de desaceleração. Durante a prova o número de voltas de uma etapa variava entre 30 e 35, dependendo da extensão da pista e das condições do autódromo, somente na etapa do Ceará, que foi incluída no calendário em 2006, a prova tinha 60 voltas, pelo motivo da pista ser muito curta.
Fato interessante: Em 2005 na etapa de Campo Grande-MS, logo após a volta de apresentação, durante a largada os caminhões de Fabiano Brito (segundo no grid) Roberval Andrade (terceiro) e Jonatas Borlenghi (quarto) se tocaram bloqueando a pista ocasionando o maior acidente já ocorrido na competição, 19 caminhões dos 23 que largaram foram envolvidos neste acidente, ficando um amontoado de ferro retorcido na pista. O único que saiu totalmente livre da confusão foi Renato Martins , o pole position. O mais preocupante foi o dramático resgate do piloto José Maria Reis que ficou 50 minutos preso as ferragens com um outro caminhão sobre o dele, felizmente só um joelho fraturado. Eu assistia a competição ao vivo pela TV e não acreditava no que via. (veja vídeo acima)
Em 5 de março de 2008 durante a primeira etapa da temporada daquele ano, o criador da Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix, faleceu em decorrência de um infarto. Com o falecimento de Aurélio, sua esposa Neusa Navarro Félix assumiu a direção da categoria até o ano de 2017.
Em 2017 tudo mudou novamente, a temporada teve início com a etapa do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), primeira das 10 etapas previstas com apenas 9 pilotos no grid e o abandono de 9 equipes e 19 pilotos.
Após a realização da 3ª etapa, em Londrina, o campeonato foi suspenso, sendo oficialmente encerrado em 29 de junho, sem um campeão declarado. Devido a discordância da maioria das equipes que faziam parte da categoria com a direção conturbada da presidente Neusa Navarro Félix criaram a nova categoria do automobilismo intitulada Copa Truck homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo em novembro de 2017 como competição oficial.
A Copa Truck, reuniu os melhores pilotos de caminhão do país, lançada oficialmente em 27 de abril de 2017 em São Paulo. Na primeira temporada, o campeonato foi dividido em três copas regionais – Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. A primeira prova aconteceu no dia dia 28 de maio em Goiânia com 17 caminhões alinhados no grid.
Em 2017 a competição teve 12 corridas (divididas em 6 etapas com rodadas duplas), com 22 pilotos de 7 marcas de caminhões diferentes: Volkswagen, MAN, Volvo, Mercedes-Benz, Iveco, Ford e Scania.
Resultado das Competições
Ano | Campeão Brasileiro | Equipe | Construtor | |||
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2017 | Felipe Giaffone | RM Competições | Volkswagen | |||
2018 | Roberval Andrade | Dakar-Corinthians Motorsports | Scania | |||
2019 | Beto Monteiro | RM Motors | Volkswagen |
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2022
Realmente a Fórmula Truck é surpreendente, na prova realizada em Cascavel-PR no dia 14 de agosto de 2022 o piloto Pedro Muffato de 82 anos conquistou as vitórias nas corridas 1 e 2 na categoria Eletrônico, depois de muita disputa e momentos emocionantes na chegada.
Pedro Muffato foi o mais rápido nos treinos de sexta-feira, largou na pole position, ganhou a corrida 1 de ponta a ponta e assumiu a liderança na corrida 2 nos metros finais para receber a bandeirada em primeiro lugar, à frente do competidor catarinense Rogério Agostini, o segundo colocado. João Batista dos Santos completou na terceira posição.
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Matéria de 07/set/2020
Atualizada em 15/ago/2022
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Eu gostava de assistir anos atrás, achava que não tivesse mais. Passa na TV ainda?
Parabéns pela reportagem Marcus Vinicius