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Rolls-Royce

Uma das marcas mais conceituadas do mundo, sinônimo de qualidade e alto padrão de conforto.

Tornou-se também famosa pela fabricação de automóveis de custo elevado, destinados a membros da realeza, chefes de estado e milionários em todo o mundo.

Tudo começou em 1904 quando Frederick Henry Royce fez seu primeiro carro, um “Royce”, em sua fábrica em Manchester. Neste mesmo ano conheceu o vendedor Charles Stewart Rolls e uniram-se para criar um tipo especial de carro.

O início do sucesso da marca foi através do Rolls Royce 40/50hp, também conhecido como “Silver Ghost”. Foi revelado em 1906 no London Olympia Motor Show, ostentando um motor de seis cilindros e um overdrive de quatro marchas. Foram produzidos aproximadamente 7 mil carros entre 1906 e 1925.

Pouco papo e muito carro, vamos conhecer alguns dos modelos produzidos pela Rolls-Royce.

Rolls-Royce 30HP – 1905/1906

Rolls-Royce V8 – 1905/1906

 Rolls-Royce Twenty – 1922/1929

Rolls-Royce Phantom I – 1925/1929

Rolls-Royce 20/25 Sports Salon – 1929/1936

Rolls-Royce Phantom II – 1929/1935

Rolls-Royce 25/30 – 1936/1938

Rolls-Royce Phantom III – 1936/1939

Rolls-Royce Wraith – 1938/1939

Rolls-Royce Silver Wraith – 1946/1947

Rolls-Royce Silver Dawn – 1949/1955

Rolls-Royce Phantom IV – 1950/1956

Rolls-Royce Silver Cloud – 1955/1956

Rolls-Royce Phantom V – 1959/1968

Rolls-Royce Silver Shadow – 1965/1980

Rolls-Royce Phantom VI – 1968/1991

Rolls Royce Corniche – 1971/1996

Rolls-Royce Silver Spirit – 1980/1998

Em 1971 a Rolls-Royce foi dividida, tendo por resultado a estatização da companhia. Em 1973, o governo britânico vendeu a divisão de carros para que a Rolls-Royce Limited se concentrasse na produção de aero-motores. A divisão de carros ficou sendo a Rolls-Royce Motors, que em 1980 foi adquirida pela empresa inglesa Vickers. Em 1998 a Volkswagen adquiriu a marca causando uma grande polêmica envolvendo a BMW, que também adquiriu uma parte da montadora. Na sequência chegaram a uma solução: a VW ficaria de 1998 a 2002 e a BMW continuaria fornecendo motores para os carros e permitiria o uso da marca, mas este acordo terminaria em 1 de janeiro de 2003, a partir dai somente a BMW poderia chamar seus carros de “Rolls-Royce”

Rolls-Royce Camargue – 1975/1986

Rolls-Royce Silver Spur – 1980/1998

 Rolls-Royce Silver Seraph – 1998/2002

Rolls-Royce Corniche V – 2000/2002

Rolls-Royce Phantom 2003/Atual

Phantom Drophead Coupé – 2007/Atual

Rolls-Royce Phantom Coupe – 2008/Atual

Rolls-Royce Ghost – 2010/Atual

Rolls-Royce Wraith – 2014

Modelos em produção atualmente

Cullinan

Ghost

Ghost Black Badge

Wraith

Wraith Black Badge

Phantom

Dawn

Dawn Black Badge

Alguma curiosidades envolvendo o Rolls-Royce

65% de todos os Rolls-Royces já construídos ainda estão intactos, em pleno funcionamento.

O Rolls-Royce só usa pele de touro para os estofados, já que os bovinos fêmeas são propensos a ter estrias durante a gravidez.

Hong Kong é a cidade que tem o maior número de carros Rolls-Royce per-capita no mundo.

Até 1946 a Rolls-Royce somente produzia chassis e motor, o corpo era montado pela Baker & Co Ltd, empresa recomendada pelo fabricante. Um dos seus projetos é o The Silver Ghost, atualmente o carro mais valioso do mundo, cerca de US$ 57 milhões.

Os anos que antecederam a edição de 1913 do Rali Alpine Trials viram a Rolls-Royce ganhar uma reputação invejável de qualidade e confiabilidade. Estes esforços ganharam o prêmio, o “Melhor Carro Britânico”. No entanto, após o Rali de 1913, o Rolls-Royce Silver Ghost seria conhecido simplesmente como “O Melhor Carro do Mundo, após percorrer 2900 km em terrenos acidentados sem apresentar qualquer defeito.

Para celebrar o centenário do título de “O Melhor Carro do Mundo” a Rolls Royce preparou o Rolls-Royce Ghost Alpine Trial Centenary Edition 2013, inspirado nos carros da Alpine Trials de 1913.

O Brutal “Rolls Royce Phantom I Jonckheere Coupe – 1925”, esse dispensa apresentações, é apenas curtir.

Na edição de 1981 do Rali Paris-Dakar, um Rolls-Royce foi um dos poucos carros a percorrer todo o trajeto entre Paris, na França, e Dakar, no Senegal, isso mesmo, um Rolls-Royce chamado Jules.

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Matéria de Marcus Vinicius

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Revisão de Jaderson Gomes

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Fotos meramente ilustrativas / Fonte: Wikipédia e sites relacionados

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Junho/2019

Comments

  1. Meu caro amigo, gosto demais das suas reportagens, sem críticas a um belo trabalho, mas houveram alguns erros nos modelos dos Rolls Royce foram trocados.
    Por favor verifique pois ficará melhor para a apresentação do seu belo trabalho.

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