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As corridas de caminhões têm levado um grande público para os autódromos, trata-se de uma categoria que podemos chamar de interessante, vamos conhecer como tudo isso começou, as mudanças e os acontecimentos que marcam esta categoria.

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O início das corridas de caminhões aconteceu através da união de Aurélio Batista Félix e o jornalista português Francisco Santos. A primeira prova foi disputada em 6 de setembro de 1987 no Autódromo Internacional de Cascavel no Paraná, batizada de “I Copa Brasil de Caminhões”.

O que seria uma grande festa e a promessa de uma nova categoria no automobilismo nacional, lamentavelmente terminou em tragédia com o falecimento do então presidente do Autódromo Internacional de Cascavel, Jeferson Ribeiro da Fonseca que capotou o seu caminhão Scania numa das curvas do circuito, durante a sétima volta da segunda prova do dia.

Só em 1994 o projeto deu sequencia com uma prova de apresentação da categoria destinada a caminhoneiros e empresários do setor, ocorrida no Autódromo de Interlagos em São Paulo. Neste relançamento da categoria idealizada por Aurélio Batista Félix, a preocupação com a segurança foi prioridade. A consolidação aconteceu em 1995 com a disputa de quatro provas demonstrativas, realizadas nas cidades de Cascavel e Londrina (PR), Viamão (RS) e Goiânia (GO), nesta última cidade o público superou o número de 120 mil pessoas.

O primeiro campeonato oficial da Fórmula Truck aconteceu em 1996, estreando na cidade de Guaporé-RS com 13 caminhões no grid. Neste ano o regulamento já estava definido e homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

Logo após o lançamento da categoria os organizadores da Fórmula 1 alegaram que os caminhões estavam estragando o asfalto da pista de Interlagos e tentaram proibir a realização da prova naquele autódromo. Mas isso não aconteceu, um laudo do “Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT” comprovou que os caminhões causavam menos desgaste na pista que os carros da Fórmula 1.

Ficheiro:Autodromo Eusébio final truck.JPG

O treino classificatório do grid de largada sempre foi realizado no dia anterior à prova. Cada piloto dava uma volta de aquecimento, três cronometradas e mais uma de desaceleração. Durante a prova o número de voltas de uma etapa variava entre 30 e 35, dependendo da extensão da pista e das condições do autódromo, somente na etapa do Ceará, que foi incluída no calendário em 2006, a prova tinha 60 voltas, pelo motivo da pista ser muito curta.

Fato interessante: Em 2005 na etapa de Campo Grande-MS, logo após a volta de apresentação, durante a largada os caminhões de Fabiano Brito (segundo no grid) Roberval Andrade (terceiro) e Jonatas Borlenghi (quarto) se tocaram bloqueando a pista ocasionando o maior acidente já ocorrido na competição, 19 caminhões dos 23 que largaram foram envolvidos neste acidente, ficando um amontoado de ferro retorcido na pista. O único que saiu totalmente livre da confusão foi Renato Martins , o pole position. O mais preocupante foi o dramático resgate do piloto José Maria Reis que ficou 50 minutos preso as ferragens com um outro caminhão sobre o dele, felizmente só um joelho fraturado. Eu assistia a competição ao vivo pela TV e não acreditava no que via. (veja vídeo acima)

Transporte Carretero - Se suspendieron las actividades en 2017 del ...

Em 5 de março de 2008 durante a primeira etapa da temporada daquele ano, o criador da Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix, faleceu em decorrência de um infarto. Com o falecimento de Aurélio, sua esposa Neusa Navarro Félix assumiu a direção da categoria até o ano de 2017.

Em 2017 tudo mudou novamente, a temporada teve início com a etapa do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), primeira das 10 etapas previstas com apenas 9 pilotos no grid e o abandono de 9 equipes e 19 pilotos.

formula truck

Após a realização da 3ª etapa, em Londrina, o campeonato foi suspenso, sendo oficialmente encerrado em 29 de junho, sem um campeão declarado. Devido a discordância da maioria das equipes que faziam parte da categoria com a direção conturbada da presidente Neusa Navarro Félix criaram a nova categoria do automobilismo intitulada Copa Truck homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo em novembro de 2017 como competição oficial.

Roberval Andrade e Beto Monteiro vencem etapa da Copa Truck em ...

Copa Truck, reuniu os melhores pilotos de caminhão do país, lançada oficialmente em 27 de abril de 2017 em São Paulo. Na primeira temporada, o campeonato foi dividido em três copas regionais – Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. A primeira prova aconteceu no dia dia 28 de maio em Goiânia com 17 caminhões alinhados no grid.

Em 2017 a competição teve 12 corridas (divididas em 6 etapas com rodadas duplas), com 22 pilotos de 7 marcas de caminhões diferentes: Volkswagen, MAN, Volvo, Mercedes-Benz, Iveco, Ford e Scania.

Resultado das Competições

Ano Campeão BrasileiroEquipeConstrutor
2017 Felipe Giaffone RM Competições Volkswagen
2018 Roberval Andrade Dakar-Corinthians Motorsports Scania
2019 Beto Monteiro RM Motors Volkswagen

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2022

Realmente a Fórmula Truck é surpreendente, na prova realizada em Cascavel-PR no dia 14 de agosto de 2022 o piloto Pedro Muffato de 82 anos conquistou as vitórias nas corridas 1 e 2 na categoria Eletrônico, depois de muita disputa e momentos emocionantes na chegada.

Pedro Muffato foi o mais rápido nos treinos de sexta-feira, largou na pole position, ganhou a corrida 1 de ponta a ponta e assumiu a liderança na corrida 2 nos metros finais para receber a bandeirada em primeiro lugar, à frente do competidor catarinense Rogério Agostini, o segundo colocado. João Batista dos Santos completou na terceira posição.

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Matéria de
Marcus Vinicius

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Matéria de 07/set/2020

Atualizada em 15/ago/2022

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