.
O primeiro grande projeto de Ferdinand Porsche foi o “P1” (Porsche n°1). Circulou pela primeira vez em 26 de junho de 1898 e foi um dos primeiros carros licenciados na Áustria. A apresentação oficial do “P1” foi na Exposição Universal de Paris em 1900.
Em abril de 1931 Porsche fundou sua própria empresa de consultoria, Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Konstruktionen und Beratungen für Motoren und Fahrzeugbau em Stuttgart. Sua equipe de trabalho incluía seu filho, Ferry Porsche (Ferdinand Anton Ernst Porsche). O primeiro projeto desta equipe foi o desenho de um carro médio para a fabricante Wanderer. Logo surgiram outros.
Das pranchetas da Porsche nasce o projeto “Type 60” que seria conhecido como Fusca mais tarde. Quando estava pronto para a produção em série, a Segunda Guerra Mundial estava desenrolando e um jipe foi criado na base do Type 60. Isso até 1946, quando a Volkswagen finalmente o colocou em produção.
Em 1948, finalmente o primeiro e legítimo “Porsche”
Com o comando de Ferry Porsche, foi construído em Gmund um carro esporte baseado em partes do Volkswagen: o”356″.No dia 8 de junho deste ano nasceu o primeiro carro esportivo com o nome Porsche. Um roadster de metal leve.
Em 1953 a Porsche lança o”550 Spyder”,responsável por um grande número de vitórias em competições automobilísticas.
Em setembro de 1963 é lançado no salão de Frankfurt, o ícone da Porsche, o”Porsche 911″.Este modelo foi lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome. O Porsche 911 possuía um motor de 6 cilindros com localização traseira. Este modelo causou problemas internos na Porsche, pois as linhas da autoria de Ferry Porsche não agradavam a todos.
Em 1966 entra em produção o Porsche 911 Targa, aquele que foi considerado o cabriolet seguro, devido ao seu teto rebatível em vidro.
Em 1969 é lançado o VW-Porsche 914, um desportivo de motorização média feito em coligação com a Volkswagen.
Em 1972 devido à falta de apoio dos restantes membros da direção, Ferry Porsche e a sua irmã Louise Piëch decidem passar a Porsche para empresa pública. Para isso entregaram a direção da empresa a pessoas fora do círculo familiar, ficando apenas como supervisores dos negócios da empresa.
O”Porsche 944″foi um automóvel esportivo de alta performance introduzido pela Porsche em 1982, com motor de 4 cilindros em linha refrigerado a líquido colocado à frente.
Lançado em 1984 o”959″,uma série especial dotada de tração nas quatro rodas, venceu o Rali Paris-Dacar em 1986.
Na década de 1980, a Porsche brilha na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato mundial com a inesquecível parceria de fornecimento de motores para a equipe McLaren.
Em 1988 é lançado o Porsche 911 Carrera 4, com tração integral. Em 1991 a Porsche passa a introduzir de série na produção, airbag frontal para o condutor e passageiro.
“Porsche Boxter”, lançado em 1996, trata-se de um roadster derivado da versão conversível do Fusca.
2002 A marca entra para o mundo dos SUVs com o”Cayenne” , utilitário baseado fortemente no modelo 911.
Carrera GT, lançado em 2004 causando polêmica na época, a montadora afirmava que o super esportivo ficaria muito a frente de qualquer Ferrari e que não precisava de som, pois, o melhor som é do motor.
“Porsche Panamera” coupé de quatro portas e motor dianteiro, o mesmo do Cayenne, lançado em 2009.
Um dos Porsches mais famosos foi o “550 Spyder” que em 1955, vitimou em um acidente fatal o ator de 24 anos de idade “James Dean” em Cholame, na Califórnia, quando se dirigia para uma competição automobilística.
Outro Porsche muito famoso foi o 356C 1600 de 1964 com a pintura psicodélica da cantora “Janis Joplin”.
Destaque para o Porsche 917K Gulf conduzido por Steve McQueen no filme “Le-Mans” de 1971.
Foto do Porsche 911 que Steve McQueen jogou em um buraco durante a gravação do filme “Le Mans”. Ele sempre estava testando suas habilidades ao volante, mesmo nas estreitas estradinhas francesas. Isto aconteceu mais de uma vez.
O logo da Porsche
De acordo com a versão oficial, Ferry Porsche pegou uma caneta e começou a desenhar um emblema num guardanapo de papel. Começou pelo escudo de Württemberg, depois adicionou o cavalo de Estugarda e para finalizar o nome de família – Porsche. O esboço foi enviado diretamente para Estugarda e assim nascia o emblema da Porsche, corria o ano de 1952. Contudo, há quem atribua o mérito da criação do logótipo a Franz Xaver Reimspiess, chefe dos estúdios de design da Porsche.
Fonte de consulta: Wikipédia e sites relacionados
.
Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
4 de dezembro de 2018
.
.
Fantastica esta matéria!
Parabéns.