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Prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores, onde, automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

Top Doorslammer champ to fulfil Australian racing ambitions - Motorsport -  Driven

As provas de arrancada são muito populares nos Estados Unidos, onde são conhecidas como Drag Racing. A distância a percorrer mais comum é de um quarto de milha (402,5 metros ou 1319 pés). No Brasil os trajetos podem ter outras dimensões, como um oitavo de milha, entre 201 e 301 metros e também praticado ilegalmente em vias urbanas ou estradas desertas, comumente chamados de Racha.

Racha entre opalas na rodovia, Brasil - YouTube

Nos Rachas praticados no Brasil é muito comum o uso de veículos regulares compostos de motores aspirados ou equipados com turbo-compressor, além de veículos antigos equipados com motores de grande deslocamento.

Wilkerson fresh out of Funny Cars after pair of wheelstands in Denver | NHRA
Funny Car

Menos utilizados devido ao alto custo de preparação, dragsters, funny Cars, body kit e gaiolas são apreciados devido ao grande desempenho e ao show que proporcionam ao público.

Vai começar o amazonense de arrancada | Amazônia na Rede
Christmas tree

Atualmente utiliza-se um sistema informatizado para a computação dos tempos de cada categoria, sistema composto por fotocélulas e um dispositivo de alinhamento e largada chamado de “pinheirinho” ou “christmas tree” – devido a sua sequência de lâmpadas coloridas.

Outro fator extremamente importante para o sucesso deste tipo de provas é a segurança. Arrancada, em dia de chuva, mesmo que seja pouca, já é motivo para o cancelamento da prova. Ambulância, bombeiros e equipes com extintores são fatores fundamentais para a prevenção de riscos maiores, bem como uma boa área de escape para proteger tanto o piloto quanto o público.

A largada numa prova de arrancada é dividida em três partes: preparação, alinhamento e aceleração. Na etapa chamada de preparação, os pilotos dirigem-se à pista, dois de cada vez e recebem a ordem para o alinhamento somente quando a pista estiver limpa e desobstruída. Isto quer dizer que não há carros parados na área de escape, detritos espalhados pela pista ou líquidos provenientes de quebras.

Em seguida há o alinhamento, onde o piloto já no lado da pista em que vai correr efetua o burn out (conhecido no Brasil como borrachão), aquecendo os pneus para aumentar a aderência e consequentemente aquecendo também a pista. Passada esta etapa os pilotos dirigem-se ao pinheirinho para o alinhamento entre si, com ambos os carros parados lado a lado na linha das fotocélulas de largada. Vem então a arrancada propriamente dita; no pinheirinho é iniciada uma sequência de 4 lâmpadas coloridas que vão do amarelo ao verde, quando os carros partem, o cronômetro é acionado e só vai ser parado na passagem do carro pela fotocélula ao final do percurso, registrando o tempo e a velocidade final. Caso o piloto movimente seu carro antes de acender a lâmpada verde, a largada é perdida e dada como “queimada“.

Numa prova deste gênero vale o conhecimento técnico do preparador, um bom ajuste do carro, a coragem do piloto e uma grande resistência física. Os campeonatos acontecem regionalmente com a supervisão das federações de cada estado e com participação de público e pilotos. A participação nestas provas é bem abrangente e de fácil acesso, já que os regulamentos dispõem de categorias que vão desde as originais até as mais avançadas para protótipos de alta performance.

Muito interessante é o Dragster, um tipo de veículo leve com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de arrancada. Surgiram nos Estados Unidos na década de 1960, podem atingir velocidades acima dos 500 km/h.

Os carros da categoria Pro mod têm portas em fibra de carbono e utilizam motores com nitro, aspirados de 6 cilindros ou 8 cilindros, turbo ou blower. São motores com potências extremamente altas, atingindo 3.000 a 4000 HP, e velocidades superiores a 400 km/h nos 400 metros.

O Pro Stock apresenta Chassi tubular especialmente construído em uma replica leve com aerodinamica aprimorada com base na carroceria original. Utilizam motores aspirados e são capazes de gerar 1300HP e percorrer os 400 Metros em 6,5 segundos e atingir mais de 340 km/h.

Muitos pilotos profissionais começaram nos famosos Rachas, também chamado popularmente de pegas. Trata-se de uma corrida ilícita praticado em áreas urbanas, rural ou rodovias pouco movimentadas com automóveis ou motocicletas. Essas competições podem ocorrer de forma espontânea ou de forma premeditada com auxílio da internet e celulares para que não chamem atenção das autoridades. Nestas competições o perigo é eminente tanto para os participantes quanto para os usuários destas vias.

A eletrificação chegando nas competições de arrancada, isso mesmo, o primeiro veículo de arrancada da Ford com motorização elétrtica é um Dragster Mustang Cobra Jet. Nada de ronco ou fumaça saindo pelo escapamento, projetado para participar das corridas de quarto de milha, o superesportivo tem mais de 1.400 cv e torque máximo de 152 kgfm instantâneo.

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Matéria de

Marcus Vinicius

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Hotel Monte Verde

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06/02/2021

Comments

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