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O Safety Car ou carro de segurança, é um carro que entra na pista durante as provas de automobilismo e motociclismo para limitar a velocidade dos pilotos em caso de acidentes ou obstrução da mesma. Nesses casos, ele se posiciona à frente do líder da corrida e todos os carros devem manter as respectivas posições, não podendo fazer ultrapassagens.

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1911

O Safety Car foi usado pela primeira vez nas 500 milhas de Indianápolis em 1911, e na Fórmula 1 foi usado pela primeira vez no GP do Canadá de 1973. Foi introduzido oficialmente em 1993, depois de uma série de acidentes e incidentes durante as corridas.

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Porsche 914, o primeiro Safety Car da F1 em 1973

Desde 2007, todos os carros têm um sinal luminoso no volante para indicar que bandeira está sendo acenada. Um sinal amarelo indica que o SC foi acionado. Liberada a pista, depois de um aviso luminoso com uma volta de antecedência, o Safety Car deixa a pista e a corrida pode ser retomada.

Bernd Mayländer: há 21 anos, alemão comanda o safety car

Atualmente o piloto do Safety Car é o Alemão Bernd Mayländer de 52 anos. Piloto profissional, iniciou sua carreira no Kart onde foi até 1980. Participou da Formula Ford, Porsche Carrera Cup, em 2000 foi o vencedor das 24 horas de Nürburgring com um Porsche 911 GT3-R.

2000

Mayländer pilotou do Safety Car pela primeira vez no GP de San Marino de 1999, assumindo o cargo definitivamente em 2000. Neste período, só não participou de quatro GPs devido a uma fratura no calcanhar e também passou por uma cirurgia no pulmão. Na sua ausência foi substituído pelo suíço Marcel Fässler. Em todas corridas que participa, o seu copiloto é o inglês Peter Tibbetts, responsável pela comunicação com o diretor da prova.

2018

Quem acompanha a Fórmula 1, está acostumado a ver um veículo da Mercedes-Benz quando o Safety Car entra na pista. Em 2015 o modelo era um AMG GT, mas já foram o CLK, SL e SLS e suas variações, passou por nove modelos diferentes de carros, sempre fabricados pela Mercedes e preparados pela AMG, a divisão esportiva da marca. No entanto, a partir da temporada 2021 outra montadora divide o lugar com a marca da estrela.

2021

Agora, quando o comando de prova chama o Safety Car para ir à pista, o modelo em questão, dependendo da corrida, é um exuberante Aston Martin Vantage, na clássica pintura British Racing Green, em uma tonalidade nova, desenvolvida especialmente pela marca britânica para celebrar a volta da montadora à F1. 

2023

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FATOS INTERESSANTES

O Safety Car da Fórmula 1 no Brasil em 1993, tendo o privilégio de levar Ayrton Senna na comemoração da vitória em Interlagos.

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O safety car entrou nas pintas 285 vezes em 197 Grandes Prêmios de Fórmula 1

Liderou o segmento de carros de Fórmula 1 por pelo menos 1.040 voltas completas.

Treze Grandes Prêmios começaram atrás do safety car. 

Oito Grandes Prêmios terminaram atrás do safety car.

O número médio de voltas que o safety car lidera diante dos carros é de 3,5 sem contar as participações mais longas devido às fortes chuvas.

O maior número de implantações durante uma temporada foi 21 em 2010 . Esse número foi quase igualado durante a temporada de 2020, com 20 implantações.

O maior número de implantações em uma corrida foi de seis durante o Grande Prêmio do Canadá de 2011 . O número anterior mais alto era cinco durante o Grande Prêmio do Brasil de 2003 .

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Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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18/nov/2021

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