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Conheçam os clientes Millennials (Geração y) e saibam como conquistar essa geração tão importante para o mercado.

Acompanhar a evolução do mercado e conhecer o padrão de consumo e comportamento dos Clientes Millennials é fundamental para atrair esse público e gerar mais valor para sua loja.

Com vocês… os Millennials

Chamados também de Geração Y, os Millennials representam um grupo de pessoas que nasceram entre 1981 e 1995. Os Millennials são frequentemente rotulados como uma geração obcecada por tecnologia.

Crescer em um mundo com tantos avanços e tantas informações mudou a forma que esta geração consome bens duráveis, como a compra de um carro ou uma casa.

Grande parte dos Millennials questionam a necessidade de comprar um veículo próprio. Ao invés de investir em bens materiais, esses jovens procuram o serviço que este bem pode proporcionar, ou seja, o que move os Clientes Millennials é a experiência que o veículo possa oferecer. Ex. Se ele optar por um veículo alugado, poderá usar carro apenas quando precisar e ter o modelo de acordo com a sua necessidade naquele momento.

Eles analisam também o custo de ter um veículo próprio, consideram todos os gastos anuais como IPVA, seguro, manutenção, juros no caso de financiamento e depreciação.

Estratégias para vender carros para Clientes Millennials

Com todas essas informações mapeadas, é hora de pensar neste público e criar estratégias para vender veículos para Clientes Millennials e atender de maneira assertiva.

. Esteja presente no Google

A melhor forma de entrar no radar dos Millennials é aparecendo no Google e nas redes sociais.

Esta geração está acostumada a pesquisar para tirar suas dúvidas e procurar por comércios de seu interesse. Para isso, você pode criar campanhas no Google para vender carros e aparecer nas buscas orgânicas.

Crie um local no Google Meu Negócio e mantenha-o sempre atualizado com fotos reais da loja, incluindo fachada, garagem, oficina e escritório.

Responder rapidamente as perguntas feitas no seu site ou outra plataforma de comunicação transmite seriedade e confiabilidade aos clientes em potencial.

. Venda para Millennials usando as mídias sociais

Manter presença nas principais mídias digitais como Facebook, Instagram e YouTube é um diferencial para atrair esse público, esses canais são fundamentais para estreitar o relacionamento com os consumidores, responder dúvidas, mostrar veículos novos no estoque e fornecer informações que façam a diferença no dia a dia do cliente.

Procure diversificar o tipo de conteúdo que você divulga nas mídias sociais da sua revenda. Use à vontade os Stories, Reels e invista principalmente em vídeos curtos.

Se a sua marca tiver uma linguagem mais descontraída, você também pode criar um TikTok para divulgar os veículos.

. O design do site da loja será observado

O design do site é a primeira impressão que o Millennial vai ter com a sua loja. Se ele ainda parece com algo do início dos anos 2000, reduz a chance desse público visitar o comércio.

Procure manter sua página na internet com o layout sempre atualizado. Modificá-lo a cada um ano no mínimo é uma boa forma de mantê-lo alinhado com as tendências mais recentes de Webdesign e não se tornar cansativo.

Além de um design atual a navegação deve funcionar perfeitamente tanto para desktop quanto para smartphones.

Um site que é acessado por celular, tem que priorizar as fotos e botões de CTA, com ênfase em pedido de orçamento, o objetivo da página é vender mais.

Quando este mesmo site for acessado de um desktop, as informações aparecerão de forma mais equilibrada.

. Preste atenção aos sinais

Os Millennials estão acostumados com o marketing agressivo e atual, eles sabem que ao pesquisar a sua loja de veículos vão passar a receber posts patrocinados em suas mídias digitais.

Também sabem que ao fornecer seus dados pessoais no comércio vão passar a receber ligações e e-mails com promoções. Sendo assim, quando uma pessoa da Geração Y não tem problema em disponibilizar seus dados é porque está interessada no que você tem a vender.

Este público também sabe exatamente o que procura, o que facilita o trabalho do vendedor, que só deve esperar o momento certo para fechar o negócio.

Neste caso específico, um CRM para a sua revenda será um grande aliado.

No sistema da sua empresa é obrigatório cadastrar informações personalizadas sobre cada cliente ou visitante, como: veículo de interesse, aniversário, data da última compra do automóvel, quando vence o financiamento, número de pessoas na família, etc…

. Cuidado para não tornar a comunicação agressiva

Os clientes Millennials são imediatistas e vivem as mudanças e os benefícios da tecnologia. São pessoas que estão acostumadas com ligações de vendedores, e-mails marketing e outras estratégias publicitárias.

Muito importante: Não seja insistente ao ponto de assustar seu cliente, passe as informações necessárias e aguarde o novo contato; caso o cliente demore em retornar ligue a cada 2 dias ou passe um post com informações do veículo desejado.

Ações como o telemarketing tradicional não funcionam para este público, por isso, o ideal é oferecer uma experiência especial e sem ser invasiva, como e-mail marketing sazonal e contato por WhatsApp.

Ao mesmo tempo em que não desejam invasão de privacidade, a Geração Y também não gosta de esperar muito tempo por uma resposta. Diante disso, evite deixar seus clientes esperando por várias horas no WhatsApp ou mensagem privada nas mídias sociais.

Sempre que possível, designe um colaborador da sua loja para ser responsável pelo monitoramento, incluindo aos sábados quando a revenda provavelmente estará funcionando. 

Muita atenção ao responder às interações: mantenha sempre a cordialidade, o respeito e mesmo que venha uma reclamação entenda o problema e resolva-o rapidamente. Evite que um simples desentendimento se torne negativo para a imagem da sua loja.

. Qualifique a sua equipe

Vender para Clientes Millennials exige uma pequena adaptação da loja para oferecer uma abordagem assertiva e que traga bons resultados.

Sempre que possível, atualize seus conhecimentos a respeito do atendimento e novas plataformas de publicidade e marketing que possam ser usadas para trazer novos clientes ou retomar contatos antigos.

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Espero ter ajudado e lembre-se sempre: “O bom atendimento nunca é esquecido”.

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Marcus Vinicius

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17/outubro/2023

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