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Grande parte dos carros produzidos atualmente trazem tecnologias que foram desenvolvidas há mais de cinquenta anos, tecnologias estas que envolvem segurança, conforto, funcionalidade e melhor aproveitamento mecânico. Tudo isso foi trabalho de mentes brilhantes e fabricantes com disposição e competência para projetar e desenvolver equipamentos e peças com eficiência e qualidade.

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VAMOS CONHECER ALGUMAS DESTAS TECNOLOGIAS

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Supercharger

O primeiro carro produzido em série com Compressor, também conhecido como Supercharger foi um Mercedes-Benz lançado em 1921. O compressor é usado para forçar a entrada de ar nos cilindros do motor de combustão interna.

Mercedes-Benz – 1921

Tração dianteira

O primeiro carro com tração dianteira foi o Tracta produzido na França. Até então todos os carros eram com tração traseira.

Tracta – 1928

Caixa de câmbio manual de 8 velocidades

A primeira caixa de 8 velocidades, sendo 7 a frente e uma à ré, foi implementada em 1931 no Maybach DS8. Os veículos tinham uma “caixa de câmbio de overdrive duplo” (DSG) com um pré-seletor operado a vácuo. Neste modo semiautomático, a marcha pode ser pré-selecionada com duas alavancas na coluna de direção. Ao acionar o acelerador, ele engata sem usar a embreagem.

Maybach DS8 – 1931

Coupé conversível

O primeiro Coupé conversível que se tem notícia foi o Peugeot 401 Eclipse, lançado em 1934.

Peugeot 401 Eclipse – 1934

Motor diesel

O primeiro caminhão movido a diesel foi o Benz 5K3 de 1923. Posteriormente a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante com produção em massa de veículos com motores a diesel.

Benz 5K3 – 1923

Caixa de câmbio de 5 marchas

A Lancia foi a primeira fabricante a implantar a caixa de câmbio manual de 5 marchas, instalada no Lancia Ardea em 1948.

Lancia Ardea – 1948

Motor V6

O primeiro motor de 6 cilindros de formato em V apareceu no Lancia Aurelia de 1950.

Lancia Aurelia – 1950

Direção hidráulica

A direção hidráulica foi implantada pela Chrysler, no Imperial em 1951.

1951 Chrysler Imperial Convertible | S207 | Indy 2017
Chrysler Imperial – 1951

Injeção direta de combustível

O primeiro carro com injeção direta de combustível foi o desconhecido Goliath GP700 de 1952.

Goliath GP700 – 1952

Suspensão automática com altura ajustável

A Citroën foi a primeira fabricante a implantar a suspensão automática com altura ajustável, lançada no DS19 em 1955.

DS 19 – 1955

Veículo multiuso

O Fiat 600 Múltipla, lançado em 1956, foi o primeiro veículo multifuncional do mundo. Vinha nas versões de 4/5 lugares, 6 lugares e táxi, que apresentava um assento individual para o motorista, assento do passageiro que poderia ser rebatido tornando-se uma prateleira de bagagem, dois assentos rebatíveis dobráveis ​​no meio e um banco corrido na parte traseira.

Fiat 600 Multipla – 1956

Suspensão a ar

O “Air Dome” ou suspensão a ar, foi um equipamento que a Cadillac introduziu no Eldorado Brougham 1957, aumentando o conforto dos ocupantes do carro.

Cadillac Eldorado Brougham – 1957

Controle de cruzeiro

O sistema de controle de cruzeiro foi desenvolvido pela Chrysler e lançado no Imperial em 1957.

Chrysler Imperial – 1957

Transmissão continuamente variável (CVT)

O primeiro câmbio CVT, chamado de “Variomatic” foi implantado pela DAF no 600 em 1958, diz a lenda que foi trágico.

DAF 600 – 1958

Cintos de segurança

O primeiro carro equipado com cintos de segurança foi o Volvo Amazon 1959. Provavelmente esta foi a invenção que mais ajudou salvar vidas no transito até hoje.

Volvo Amazon – 1959

Alternador

O Plymouth Valiant 1960 foi o primeiro carro equipado com alternador elétrico que alimenta a bateria do carro, anterior a isso era carregada por dínamo.

Plymouth Valiant – 1960

Sistema de ar condiconado

O primeiro carro a adotar de fábrica um sistema de ar-condicionado parecido com os atuais foi o Packard 180, também chamado de One-Eighty, lançado em 4 de novembro de 1939 como modelo 1940. 

Packard 180 – 1940

Motor rotativo

 A NSU foi a primeira fabricante de automóveis a utilizar os motores rotativos Wankel, e também a primeira empresa a desenvolver a produção em massa. o motor Wankel, invenção de Felix Wankel (1902-1988), é o único motor rotativo de combustão interna comercialmente bem sucedido.

NSU – 1964

Climatização

O Cadillac DeVille 1964 foi o primeiro carro a oferecer controle de temperatura. O Comfort Control era um sistema de aquecimento e de ar condicionado totalmente automático, controlado por um termostato de discagem no painel de instrumentos.

Cadillac DeVille 1964

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Fonte: Sites relacionados e Wikipédia

Fotos meramente ilustrativas

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Matéria de Marcus Vinicius

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Revisão de Jaderson Gomes

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24/nov/2021

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