.
Ao escutar ou ler algo com o nome Terraplane, dificilmente nos remete a um automóvel. Exato, o “Terraplane” foi uma marca e posteriormente o nome de um carro criada pela fabricante “Hudson Motor Car Company” de Detroit, Michigan, USA.
Essex – 1922
Em 1922 a Hudson fabricou um carro com nome de Essex, como uma linha de veículos de baixo custo. O Essex era um automóvel de carroceria fechada com preço acessível e ajudou a recuperar o nome e prestigio da Hudson naquela época.
Utilizando a mesma receita de 1922, em 1932 foi lançado o Essex-Terraplane, causando uma sensação no mercado, relatos do carro apareceram em jornais de todo Estados Unidos aumentando a curiosidade sobre o modelo. O evento de lançamento incluiu mais de 2000 revendedores que foram para Detroit conhecer o carro. A presença da famosa aviadora “Amelia Earhart” ajudou a apresentar o primeiro Essex-Terraplane, era um carro pequeno, mas muito resistente, com estrutura toda em aço.
Já em 1933 os Essex-Terraplanes estavam disponíveis em todos os estilos de carroceria de automóveis comuns nos Estados Unidos.
Em 1933 foi mantido o modelo “K” lançado em 1932 e adicionado o modelo “KU” com motor de seis cilindros e o modelo “KT” de oito cilindros, ambos com nível de acabamento Luxo.
O Essex-Terraplane Eight era identificado por ter portas de ventilação no capô, ao contrário das versões de seis cilindros que tinham venezianas estampadas no capô.
Também em 1933 foi oferecida uma linha de comerciais leves.
Um cupê conversível Terraplane 8cc de 1933 estabeleceu um recorde na corrida até o cume do Monte Washington, recorde esse mantido por 20 anos. Os Essex-Terraplanes participaram de inúmeros eventos nos Estados Unidos, e alguns outros ao redor do mundo, estabelecendo dezenas de recordes em muitos locais. Os carros se destacavam em subidas de serras pela força do motor.
Em 1933 os stock cars da Essex Terraplane quebraram 46 recordes oficiais de velocidade, aceleração e subida, todos sob a supervisão do American Automobile Association Contest Board. Esses Terraplanes conquistaram todos os recordes de escalada nos Estados de Nova York, Pensilvânia, Maryland, Tennessee, Alabama, Geórgia, Nova Jersey e Virgínia. O programa era patrocinado pela Hudson Motor Car Company para demonstrar o desempenho e a resistência dos seus carros.
Os carros Essex-Terraplane de 8 cilindros produzidos em 1933 tinham a melhor relação peso/potência entre todos os automóveis da época, eram os preferidos por vários gangsters como: John Dillinger , Baby Face Nelson e John Paul Chase, principalmente por sua leveza, aceleração e aparência discreta.
Em 1934, a palavra “Essex” foi abandonada e o carro passou a se chamar apenas “Terraplane”, eles eram um pouco mais pesados e raramente participavam de eventos competitivos, principalmente porque agora não tinham mais o motor de oito cilindros. O nome Terraplane permaneceu até o modelo de 1937.
Em 1936 os carros comerciais Terraplane passaram a ser produzidos em maior número que os automóveis.
Em 1938 a administração da Hudson decidiu eliminar o nome Terraplane, passaram a ser chamados de Hudson-Terraplane. Simultaneamente a Hudson ofereceu um Modelo 112 com uma distância entre eixos menor, de 112 polegadas ou 2.845 mm e com um motor menor.
Os veículos Hudson foram montados em outros países e se tornaram populares no Canadá, Inglaterra, Austrália , Nova Zelândia e África do Sul.
.
Fotos de Terraplane
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
18/out/2020
Muito bom ! Parabéns!