.
Louise Smith foi a primeira mulher a pilotar carros de corrida na NASCAR
Também foi a primeira mulher introduzida no International Motorsports Hall of Fame em 1999, a “Good ‘Ol’ Gal” de Greenville, Carolina do Sul.
Louise foi a inspiração por trás da personagem de ” Carros 3 ” da Disney Pixar, Louise “Barnstormer” Nash dublada por Margo Martindal. O nome serve como uma homenagem à piloto e seu infame Nash Ambassador 1950 numero “94”. Conhecida por seu talento em pilotar e batidas destemidas, o sucesso e o estilo de Louise fizeram história no mundo das corridas.
Sua jornada começou com o apoio do jovem promotor, Bill France Sr. , o eventual co-fundador da NASCAR. A França ajudou a lançar a carreira de Louise, e ela rapidamente se apaixonou pelo esporte.
Ela ganhou notoriedade nacional em 1947 na corrida Daytona Beach and Road Course, onde, diz a lenda, Louise foi assistir, mas acabou na pista, entrando com o novo cupê Ford de seu marido na corrida. A “Barnstormer” acidentou destruindo o carro, aparecendo na primeira página dos jornais de todo o país.
Conhecida como a ” Primeira Dama das Corridas “, Louise Smith bateu vários carros e quebrou inúmeros ossos. Um acidente a deixou com 48 pontos e quatro alfinetes no joelho esquerdo; outros afirmam que quase perdeu a vida. Sua ousadia e velocidade surpreenderam o mundo das corridas.
Louise venceu impressionantes 38 corridas em quatro divisões de 1947 a 1956, quando se aposentou. Ela permaneceu ativa no mundo das corridas por quase quatro décadas, antes de sua morte em 2006 aos 89 anos. Seu legado continua vivo com o filme “Carros 3”.
.
Louise Smith
(31 de julho de 1916/Barnesville, Geórgia – 15 de abril de 2006)
.
Matéria de Marcus Vinicius
diretoria@gasolinanaveia.com.br
.
.
.
01/agosto/2023
Bela matéria, caro Marcos Vinícius,
Um assunto que certamente é desconhecido de muitos.
A foto na Louise, já idosa, em sua Sala de troféus é fantástica.
Parabéns
Mulheres que nos surpreendem e se superam a cada dia , mostrando que sempre estamos fazendo parte da história.