.

Os carros movidos a lenha (gás de gasogênio) - Autozine | Carros ...

Gasogênio é um equipamento que produz gás combustível para alimentar motores de combustão interna. Converte matérias-primas sólidas e líquidas em gás. Limitando o fornecimento de ar para a queima, o gasogênio realiza uma combustão/oxidação incompleta, resultando no processo de gaseificação/gasificação, que produz uma mistura de gases genericamente conhecida como gás de síntese.

Tipicamente, são gerados CO (monóxido de carbono), N₂ (nitrogênio), CO₂ (dióxido de carbono), H₂ (hidrogênio) e CH₄ (metano). Dependendo da matéria-prima usada, o gás de síntese gerado recebe diferentes nomes: gás de madeira, gás de cidade (gás de carvão), gás de água e gás pobre.

EM TEMPOS DE CRISE A CRIATIVIDADE FAZ TODA DIFERENÇA 

Durante a segunda guerra mundial a gasolina era racionada e escassa. Na Inglaterra, Alemanha, França e Estados Unidos um grande numero de gasogênios foram construídos ou improvisados para converter carvão ou madeira em combustível para veículos.

No Brasil o piloto Chico Landi foi campeão de automobilismo nos anos de 1943, 1944 e 1945 pilotando carros equipados com gasogênio e movidos a gás de carvão vegetal.

Como é o funcionamento de um carro movido a gasogênio 

Cria-se sucção usando uma bomba de ar elétrica para a iniciar a queima do combustível. O gasogênio permanece isolado do motor por um regulador de pressão no admissão. O gás é inflamado à saída da bomba de ar para verificar a sua qualidade; quando esta é boa, a bomba é desligada e o regulador de isolamento é aberto. Define-se a riqueza máxima da mistura e o motor de arranque é acionado. Tudo isso deve ser feito rapidamente para não sufocar o gasogênio. Depois ligado o motor, é necessário ajustar constantemente a riqueza, às vezes o avanço da ignição e a marcha lenta. O veículo em que o gasogênio está instalado, deve estar equipado para operar com outro combustível (gasolina, etanol, etc.). A válvula de mistura é aberta para criar o vácuo necessário para a ignição do gerador de gás com o motor ligado.

Também em Ônibus o gasogênio foi usado

Não tem gasolina ? Vamos de gasogênio ! – São Paulo Antiga
Carros movidos a Gasogênio – Gasolina na Veia

Tá aí, até no Opala

Carros antigos: Carros com gasogênio.

Assistam o vídeo deste Chevrolet 1951 movido a gasogênio no sul do Brasil

Em Londrina no Paraná este maravilhoso GMC da “Viação Garcia” circula pela cidade movido a gasogênio

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br


Matéria editada em 15 de julho de 2018

 

Comments

  1. Mais uma bela reportagem Vinicius. Parabéns. Eu sou de uma geração que sabia do gasogênio apenas por ouvir falar, já meus filhos nunca ouviram falar.

  2. Muito boa matéria, parabéns por esta e por outras. Quando em criança os mais velhos me contaram do gasogênio obtido a partir do do chamado carbureto que era usado também para soldas de oxigênio.
    Poderia me confirmar a este respeito?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *