.
Também chamado de T-Bird
APRESENTADO no Salão de Detroit em 1954
Já no seu lançamento o esportivo compacto foi um sucesso de vendas, principalmente por ser mais barato que o Corvette. Seu motor era um V8 de ferro fundido de 4,7 litros que gerava 193cv de potencia .
Em 1956 o Thunderbird recebia algumas mudanças na carroceria, o estepe agora ficava atrás da tampa do porta-malas, na versão de teto rígido a coluna vinha com uma janelinha redonda, novo volante e painel acolchoado.
.
As mudanças no carro sempre foram muito rápidas, em 1957 ganhava vincos nas laterais traseiras chamados de rabo de peixe, nova grade e novos para choques.
.
Em 1958 recebeu a primeira grande mudança, um gigante de 5,2 metros, era oferecido nas versões teto rígido e conversível.
.
O teto solar veio a partir de 1960.
Em 1961 mais uma grande mudança no Thunderbird , a grade mais reta, capô curvado para baixo e novo motor V8 de 6,3 litros com opções de 300, 375 ou 401cv de potência.
.
1965 – mais uma grande mudança no carrão, o capô mais longo, novas laterais da carroceria e freios dianteiros a disco em toda linha, motor V8 de 6,3 litros com 300cv ou 6,9 litros com 425cv de potência.
A criatividade dos engenheiros da Ford não tinha limites, em 1967 um carro totalmente re-estilizado, além da versão duas portas, o novo modelo de quatro portas com as traseiras abrindo em sentido contrário às da frente, a grade cobrindo toda a frente e os faróis embutidos, a nova versão “Landau” oferecia teto de vinil e adornos na coluna traseira.
.
.
1980 mais um novo modelo. Aqui o carro já havia perdido a sua identidade, não sabia se era um esportivo ou um clássico, com as vendas em queda, tornou-se um carrão pesado e que consumia muita gasolina, não agradava mais.
.
.
Com a missão de retomar as vendas e o prestígio do Thunderbird, foi lançado em 1985 um novo carro, com dimensões menores e opções de motores de quatro, seis e oito cilindros.
Em 1990 a carroceria é novamente remodelada e permanecendo até 1997, quando a sua produção foi interrompida.
Relançado em 2002, um novo e surpreendente carro, uma versão nostálgica denominada “Século XXI”. O “Ford Thunderbird” foi um veículo polêmico que navegou por vários estilos durante a sua existência. Em 2005 encerrou definitivamente a sua produção, totalizando 4,2 milhões de unidades vendidas.
.
.
Matéria de
Marcus Vinicius
.
01/nov/2019
Estava pesquisando pelo assunto aqui na Internet e acabei
encontrando sem querer esse blog e esse artigo aqui, gostei
muito
Achei esse site nas pesquisas na internet, me interessou
muito o assunto. Obrigado!