.

 Esta é uma história de como um país consegue acabar com pessoas brilhantes, fraudando documentos e destruindo grandes projetos. Tudo isso envolvido em interesses financeiros, protegendo poderosos industriais e ajudando-os a continuar vendendo suas tecnologias ultrapassadas, interrompendo um boom tecnológico que se iniciaria na indústria automobilística norte-americana.

t6

Preston Tucker  nasceu em Capac, no estado de Michigan, nos Estados Unidos em 21 de setembro de 1903 e teve o seu primeiro emprego como office-boy ,na sede da Cadillac Motor Company. Em 1940, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, indústria que fabricava aviões, tanques e canhões para a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, em 1945, ele destinou seu dom industrial ao seu grande sonho: construir um automóvel que fosse seguro, rápido, baixo, comprido e com boa aerodinâmica. Nascia o projeto Tucker Torpedo, um carro que estava anos à frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo futurista, além de ser extremamente seguro. Durante o seu projeto, o carro recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possuía um farol central que virava, acompanhando a direção do volante para iluminação nas curvas.

Após a divulgação do seu projeto, Preston Tucker, conseguiu encomendas de 300 mil unidades de pessoas que queriam possuir o “carro dos sonhos”.

Com isto, conseguiu atrair 28 milhões de dólares através do mercado de ações dos Estados Unidos para iniciar o seu projeto, que foi colocado em prática numa antiga fábrica de aviões, alugada em Chicago, onde chegaram a ser construídas algumas unidades do carro.

t3
Cena do Filme “Tucker,Um Homem e seu Sonho”

Por ter um projeto totalmente inovador e que poderia abalar as montadoras norte-americanas, algumas pessoas afirmam que as grandes montadoras da época, juntamente com o próprio governo norte-americano, fizeram uma grande conspiração contra Tucker com um marketing negativo agressivo e expansivo de ataque ao industrial com calúnias, processos e fraudes em seus projetos e balanços que colocaram Tucker como um dos maiores fraudadores do país, como se tivesse enganando acionistas e concessionários, sendo comparado até mesmo a Al Capone.  

 

 Tentaram condenar Tucker com uma pena que poderia variar de 20 a 155 anos de prisão. Mas, com habilidade de mostrar como o país estava sendo injusto com ele, Tucker conseguiu ser absolvido do processo. Mesmo assim, sua fábrica já havia sido fechada pelo poder norte-americano, e o carro já havia conquistado fama de fraude, o que culminou com o fim do seu sonho nos Estados Unidos, em 1949. Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47 ainda existem com colecionadores.

Fotos de Preston Tucker e seu carro

.

Esboço do “Carioca” , carro idealizado por Preston Tucker, que nunca saiu do papel.

Após Tucker ser absolvido do processo, ele tentou construir no Brasil o Carioca, um carro econômico, com desenho esportivo e com inovações já testadas no Torpedo, mas, com a dificuldade de se encontrar investidores, seu projeto não saiu do papel. Preston Tucker foi o criador de um mito da indústria automobilística.

Na verdade, a intenção futura de Tucker era dar a volta por cima e voltar à carga contra seus inimigos de Detroit. A capa da edição de dezembro de 1955 da revista Car Life trazia estampada uma projeção do Carioca com os dizeres “O novo carro secreto de Preston Tucker”. Na entrevista, Tucker disse que tinha propostas para produzir seu novo carro em outros países, mas que daria preferência aos EUA até que as possibilidades fossem esgotadas.

.

Preston Tucker, morreu de câncer em dezembro de 1956 sepultando com ele o idealismo e o projeto do carro Carioca.

MUITO INTERESSANTE: Quando você pensa nos primeiros dias da NASCAR, marcas como Oldsmobile, Hudson e Chrysler vêm à mente. O que você geralmente não pensa é em Tucker. Na verdade, Tucker geralmente não está associado aos esportes a motor. Com apenas 51 exemplares do Tucker Torpedo sendo completados antes que as luzes fossem apagadas, as corridas provavelmente não eram uma preocupação para os proprietários da época. Aparentemente, um Tucker atingiu o circuito de roundy round, pelo menos para uma corrida. Um leitor de Hemmings encontrou uma foto de um Tucker em uma corrida em Ohio em 1950. Os registros da NASCAR da época indicam que o carro foi classificado por último com zero voltas completas. Não se sabe se o carro bateu na primeira volta ou simplesmente não deu partida. De qualquer maneira, parece que essa pode ter sido a sua única aparição em um circuitos de competição.

Assistam o filme “Tucker-Um Homem e seu Sonho” de Francis Ford Coppola

Disponível do You Tube

Segue o trailer do Filme

.

.

No filme Tucker – Um Homem e Seu Sonho, de Francis Ford Coppola, após toda a conturbação, Tucker decidira projetar uma mini-geladeira para pobres com espaço para colocar apenas alguns litros de leite. Mas, na vida real ele tentou construir no Brasil o Carioca, um carro econômico, com desenho esportivo e com inovações já testadas no Torpedo.

.

No Brasil existe um exemplar do Tucker Torpedo, que está no Museu Roberto Lee na cidade de Caçapava no estado de São Paulo. Em visita ao museu em 2018 conheci o carro.

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

.

.

.

Matéria editada em março de 2016/atualizada em fevereiro de 2021

Comments

  1. Olá, meu nome é Fábio Mantovani, sou de Canoas RS Brasil, sou apaixonado por carros antigos, hoje vou assistir o filme do Tucker, deve ser muito lindo. Por favor mandem notícias daí. Abraços.

    Fabio Mantovani
    Canoas- Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *