.
Rolls-Royce
Uma das marcas mais conceituadas do mundo, sinônimo de qualidade e alto padrão de conforto.
Tornou-se também famosa pela fabricação de automóveis de custo elevado, destinados a membros da realeza, chefes de estado e milionários em todo o mundo.
Tudo começou em 1904 quando Frederick Henry Royce fez seu primeiro carro, um “Royce”, em sua fábrica em Manchester. Neste mesmo ano conheceu o vendedor Charles Stewart Rolls e uniram-se para criar um tipo especial de carro.
O início do sucesso da marca foi através do Rolls Royce 40/50hp, também conhecido como “Silver Ghost”. Foi revelado em 1906 no London Olympia Motor Show, ostentando um motor de seis cilindros e um overdrive de quatro marchas. Foram produzidos aproximadamente 7 mil carros entre 1906 e 1925.
Pouco papo e muito carro, vamos conhecer alguns dos modelos produzidos pela Rolls-Royce.
Rolls-Royce 30HP – 1905/1906
Rolls-Royce V8 – 1905/1906
Rolls-Royce Twenty – 1922/1929
Rolls-Royce Phantom I – 1925/1929
Rolls-Royce 20/25 Sports Salon – 1929/1936
Rolls-Royce Phantom II – 1929/1935
Rolls-Royce 25/30 – 1936/1938
Rolls-Royce Phantom III – 1936/1939
Rolls-Royce Wraith – 1938/1939
Rolls-Royce Silver Wraith – 1946/1947
Rolls-Royce Silver Dawn – 1949/1955
Rolls-Royce Phantom IV – 1950/1956
Rolls-Royce Silver Cloud – 1955/1956
Rolls-Royce Phantom V – 1959/1968
Rolls-Royce Silver Shadow – 1965/1980
Rolls-Royce Phantom VI – 1968/1991
Rolls Royce Corniche – 1971/1996
Rolls-Royce Silver Spirit – 1980/1998
Em 1971 a Rolls-Royce foi dividida, tendo por resultado a estatização da companhia. Em 1973, o governo britânico vendeu a divisão de carros para que a Rolls-Royce Limited se concentrasse na produção de aero-motores. A divisão de carros ficou sendo a Rolls-Royce Motors, que em 1980 foi adquirida pela empresa inglesa Vickers. Em 1998 a Volkswagen adquiriu a marca causando uma grande polêmica envolvendo a BMW, que também adquiriu uma parte da montadora. Na sequência chegaram a uma solução: a VW ficaria de 1998 a 2002 e a BMW continuaria fornecendo motores para os carros e permitiria o uso da marca, mas este acordo terminaria em 1 de janeiro de 2003, a partir dai somente a BMW poderia chamar seus carros de “Rolls-Royce”
Rolls-Royce Camargue – 1975/1986
Rolls-Royce Silver Spur – 1980/1998
Rolls-Royce Silver Seraph – 1998/2002
Rolls-Royce Corniche V – 2000/2002
Rolls-Royce Phantom 2003/Atual
Phantom Drophead Coupé – 2007/Atual
Rolls-Royce Phantom Coupe – 2008/Atual
Rolls-Royce Ghost – 2010/Atual
Rolls-Royce Wraith – 2014
Modelos em produção atualmente
Cullinan
Ghost
Ghost Black Badge
Wraith
Wraith Black Badge
Phantom
Dawn
Dawn Black Badge
Alguma curiosidades envolvendo o Rolls-Royce
65% de todos os Rolls-Royces já construídos ainda estão intactos, em pleno funcionamento.
O Rolls-Royce só usa pele de touro para os estofados, já que os bovinos fêmeas são propensos a ter estrias durante a gravidez.
Hong Kong é a cidade que tem o maior número de carros Rolls-Royce per-capita no mundo.
Até 1946 a Rolls-Royce somente produzia chassis e motor, o corpo era montado pela Baker & Co Ltd, empresa recomendada pelo fabricante. Um dos seus projetos é o The Silver Ghost, atualmente o carro mais valioso do mundo, cerca de US$ 57 milhões.
Os anos que antecederam a edição de 1913 do Rali Alpine Trials viram a Rolls-Royce ganhar uma reputação invejável de qualidade e confiabilidade. Estes esforços ganharam o prêmio, o “Melhor Carro Britânico”. No entanto, após o Rali de 1913, o Rolls-Royce Silver Ghost seria conhecido simplesmente como “O Melhor Carro do Mundo“, após percorrer 2900 km em terrenos acidentados sem apresentar qualquer defeito.
Para celebrar o centenário do título de “O Melhor Carro do Mundo” a Rolls Royce preparou o Rolls-Royce Ghost Alpine Trial Centenary Edition 2013, inspirado nos carros da Alpine Trials de 1913.
O Brutal “Rolls Royce Phantom I Jonckheere Coupe – 1925”, esse dispensa apresentações, é apenas curtir.
Na edição de 1981 do Rali Paris-Dakar, um Rolls-Royce foi um dos poucos carros a percorrer todo o trajeto entre Paris, na França, e Dakar, no Senegal, isso mesmo, um Rolls-Royce chamado Jules.
.
Matéria de Marcus Vinicius
.
Revisão de Jaderson Gomes
.
Fotos meramente ilustrativas / Fonte: Wikipédia e sites relacionados
.
.
Junho/2019
Monarquia inglesa!!!
Meu caro amigo, gosto demais das suas reportagens, sem críticas a um belo trabalho, mas houveram alguns erros nos modelos dos Rolls Royce foram trocados.
Por favor verifique pois ficará melhor para a apresentação do seu belo trabalho.