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A Isotta Fraschini foi fundada em 1900 por Cesare Isotta e os irmãos Vincenzo, Antônio e Oreste Fraschini, na cidade de Milão na Itália. A montadora se especializou na produção de carros de luxo, caminhões, motores para uso marítimo e aeronáutico.

Cesare Isotta e Vincenzo Fraschini importavam automóveis Mors e Renault, além de motores da marca Aster desde 1899. A empresa que eles fundaram como Società Milanese Automobili Isotta, Fraschini & C. em 27 Janeiro de 1900 tinha como propósito “Importar, vender e consertar carros”.

 A partir de 1904 Isotta e Fraschini começaram a montar seus próprios carros, muito semelhantes aos Renaults, com motores Aster.

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Já em 1904 Vincenzo Fraschini, participou de várias corridas com o primeiro Isotta de 24CV. Em 1905, Isotta Fraschini ganhou notoriedade na Coppa Florio, onde inscreveu um Type D com um motor de 17,2 litros e 100 cavalos de potência. 

 Lorraine-Dietrich 1907

Por um curto período de tempo, em 1907 a Isotta Fraschini fundiu-se com a empresa automobilística francesa Lorraine-Dietrich. A empresa começou a fabricar carros luxuosos e de corrida usando o mesmo motor de 100 cavalos, estabelecendo a reputação da empresa e dando ao seu nome um prestígio considerável.

Isotta Fraschini 1909

A Isotta Fraschini foi uma das primeiras empresas a comercializar com sucesso carros com freios nas quatro rodas, após sua invenção pelo escocês Arrol-Johnston em 1909.

Isotta Fraschini Type 8 1920

Em 1919 a Isotta Fraschini apresentou no Salão de Paris o Type 8, o primeiro automóvel de produção da marca movido por um motor de oito cilindros em linha. O carro começou a ser entregue aos clientes em 1920.

Isotta Fraschini Type A Cabriolet – 1924

Um fato engraçado aconteceu comigo e foi o que me levou a escrever esta matéria. Estava eu fotografando os carros no 8º Encontro Brasileiro de Autos Antigos em Águas de Lindoia quando comecei a fotografar este Isotta Fraschini 1926 abaixo, um belíssimo carro. Já quase concluindo as fotos falei para uma das pessoas que estava na tenda: Esse Rolls-Royce é muito bonito, a risada foi inevitável, ele me disse: Isso é um Isotta-Fraschini. Fiquei envergonhado mas ri também da minha mancada. Resolvi pesquisar sobre o carro e não é que descobri a semelhança entre as duas marcas, os logos, a grade dianteira e o ornamento em cima do radiador são muito parecidos, quase uma cópia.

Isotta Fraschini 8 A – 1926 (Águas de Lindoia/SP-2023)

Aqui você vê a semelhança entre as duas marcas; eu não estava tão errado assim, descobri mais sobre fatos que uniram, ou, na verdade evidenciaram a competição entre elas. LEIA ABAIXO:

O Isotta Fraschini Type 8 de 1919 foi a resposta italiana ao Rolls-Royce, um carro ainda mais exclusivo do que seu rival inglês.

Seria simplista demais considerar o Isotta Fraschini Type 8 de 1919 como sendo o Rolls-Royce italiano. O Type 8 era de fato ainda mais exclusivo que o britânico Silver Ghost, além disso oferecia dois cilindros a mais em seu motor. O Type 8 nasceu em 1919 e foi o primeiro Isotta Fraschini construído após a Primeira Guerra Mundial, um carro muito luxuoso nascido como uma resposta italiana ao Rolls-Royce inglês, caracterizado por um preço mais alto, materiais mais preciosos e um motor mais avançado. Viram, eu não estava tão errado assim, apenas desatento…

Rudolph Valentino e seu Isotta Fraschini – 1923

 O Isotta Fraschini foi parar nas telas de cinema. As estrelas Clara Bow e Rudolph Valentino dirigiram o carro. Um Type 8A Castagna Transformable de 1929 é apresentado no filme de 1950 Sunset Boulevard e outro aparece no filme de 1934 Death Takes a Holiday, também faz uma aparição no filme de 1946 Sem Reservas com John Wayne e Claudette Colbert, era o carro do gigolô Lindsay Marriott no livro Farewell, My Lovely de 1940, de Raymond Chandler, que foi transformado no filme Murder, My Sweet em 1944, estrelado por Dick Powell e Claire Trevor

 A personagem “ex-estrela de cinema Norma Desmod”, interpretada por Gloria Swanson no filme Crepúsculo dos Deuses, se enche de orgulho em possuir um Isotta Fraschini na garagem da sua mansão.

Trólebus (foto ilustrativa)

Em 1955 foi fundida com a fabricante de motores Breda Motori e denominada FA Isotta Fraschini e Motori Breda. A empresa voltou a produzir trólebus e na década de 1960 construiu uma nova fábrica de motores a diesel em Bari . Na década de 1980, a empresa passou a se chamar Isotta Fraschini Motori SpA e passou a fazer parte do grupo Fincantieri, com sede administrativa na antiga fábrica de Bari.

Roadster Isotta Fraschini T8 – 1996

Na década de 1990, foram feitas tentativas de reviver a indústria automotiva da Isotta Fraschini. O cupê e o roadster Isotta Fraschini T8 foram construídos em 1996, e o roadster Isotta Fraschini T12 foi construído em 1998. A empresa nunca entrou em produção e decretou falência em 1999.

A marca reapareceu em 2022 com o anúncio de um novo chassi automobilístico projetado do zero para competir em corridas de carros esportivos, como a edição do centenário das 24 Horas de Le Mans em 2023, sob as regras do Automobile Club de l’Ouest Le Mans Hypercar .

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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20/junho/2023

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