.

.

O termo jipe virou sinônimo de automóveis destinados ao uso fora de estrada,

ou off road, normalmente com tração nas quatro rodas.

O

1945

A palavra Jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou “uso geral”, embora essa não seja a origem da marca Jeep.

Bantan BRC

O primeiro protótipo foi o Bantan BRC, cuja traseira é semelhante às traseiras do Jeep Willys mas a frente é arredondada, bem de acordo com o design típico do final dos anos 1930

Jeep Willys MB
Willys MB

A pedido do exército dos Estados Unidos o primeiro Jeep foi desenhado e criado para testes em apenas 49 dias, com papel fundamental de atuar na Segunda Guerra Mundial, utilizado para inúmeras funções. A versão definitiva acabou sendo o Willys MB (M de militar e B por ser o segundo projeto), com 645 mil unidades produzidas entre 1941 e 1945.

Jeep Ford GP

Antes do Jeep Willys MB ou simplesmente “42”, outros modelos de Jeep foram enviados para as frentes de combate, como o Willys Quad, o Bantan BRC, o Willys MA e o Ford GP.

O Jeep era leve, com capacidade de superar terrenos difíceis e levar alguns homens e armamentos.

Willys Jeep 1943

Ao final da segunda guerra mundial, a Willys requisitou o registro do nome “Jeep”.

 Após a Segunda Guerra, milhares de Jeeps foram deixados em diferentes países do mundo, isso contribuiu para que o pequeno valente ficasse conhecido em todo planeta.

Segundo informações da Chrysler do Brasil, o nome “Jeep” deve-se ao personagem de histórias em quadrinhos chamado “Eugene the Jeep” (ou simplesmente Jeep). Foi criado em março de 1936 pelo cartunista E.C.Segar para fazer companhia ao Popeye.  Ele era do tamanho de um cachorro nativo da África e resolvia todos os problemas do Popeye e da Olivia Palito, sua característica era sempre falar a verdade.

O Jeep Rural foi lançado nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Jeep Station Wagon. Nascida logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, destinado ao uso familiar.

No Brasil o Jeep foi lançado em abril de 1952 com a fundação da Willys Overland do Brasil, nacionalizado em fevereiro de 1954 e produzido até o início da década de 1980, inicialmente pela Willys Overland do Brasil e depois pela Ford que adquiriu a Willys.

O modelo brasileiro do Jeep Rural foi redesenhado em 1960, utilizando como inspiração a arquitetura do Palácio da Alvorada de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.

Em 1947, a família Jeep ganhou a primeira picape, também foi produzida no Brasil entre 1961 e 1982. 

DKW Candango

A Vemag tentou lançar no Brasil um veículo denominando-o como Jeep DKW Vemag, mas a Willys detinha os direitos sobre a denominação Jeep e daí surgiu o nome “CANDANGO” produzido entre 1958 e 1963, em homenagem aos operários da construção de Brasilia.

Em 1953 Mark Smith organizou o primeiro passeio de Jeep pela trilha Rubicon, nas montanhas rochosas do norte da Califórnia, evento que se repete até os dias de hoje.

Atualmente a norte-americana Chrysler é dona da marca Jeep, que faz parte do grupo Stellantis.

.

Fotos interessantes com Jeep

.

Matéria de

Marcus Vinicius

.

.

.

Matéria de 2019/atualizada em 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *