porsche spyder 550 - A história da "Porsche" e seu fundador "Ferdinand Porsche"
Compartilhe nas redes sociais

p2
O primeiro grande projeto de Ferdinand Porsche foi o  “P1” (Porsche n°1). Circulou pela primeira vez em 26 de junho de 1898 e foi um dos primeiros carros licenciados na Áustria. A apresentação oficial do “P1” foi na Exposição Universal de Paris em 1900 

p3

Em abril de 1931 Porsche fundou sua própria empresa de consultoria, Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Konstruktionen und Beratungen für Motoren und Fahrzeugbau em Stuttgart. Sua equipe de trabalho incluía seu filho, Ferry Porsche (Ferdinand Anton Ernst Porsche). O primeiro projeto desta equipe foi o desenho de um carro médio para a fabricante Wanderer. Logo surgiram outros

wanderer 1931 10 50ps cabrio glaser - A história da "Porsche" e seu fundador "Ferdinand Porsche"
Wanderer 1931

 

Das pranchetas da Porsche nasce o projeto “Type 60”  que seria conhecido como  Fusca mais tarde. Quando estava pronto para a produção em série, a Segunda Guerra Mundial estava desenrolando e um jipe foi criado na base do Type 60. Isso até 1946, quando a Volkswagen finalmente o colocou em produção

Em 1948, finalmente o primeiro e legítimo “Porsche”

Com o comando de Ferry Porsche, foi construído em Gmund um carro esporte baseado em partes do Volkswagen: o”356″.No dia 8 de junho deste ano nasceu o primeiro carro esportivo com o nome Porsche. Um roadster de metal leve

 

Em 1953 a Porsche lança o”550 Spyder”,responsável por um grande número de vitórias em competições automobilísticas

p8

Em setembro de 1963 é lançado no salão de Frankfurt, o ícone da Porsche, o”Porsche 911″.Este modelo foi lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome. O Porsche 911 possuía um motor de 6 cilindros com localização traseira. Este modelo causou problemas internos na Porsche, pois as linhas da autoria de Ferry Porsche não agradavam a todos

1964 Porsche 911 2.0 Coupe (901); top car design rating and specifications

Em 1966 entra em produção o Porsche 911 Targa, aquele que foi considerado o cabriolet seguro, devido ao seu teto rebatível em vidro

p10

Em 1969 é lançado o VW-Porsche 914, um desportivo de motorização média feito em coligação com a Volkswagen

p11

Em 1972 devido à falta de apoio dos restantes membros da direção, Ferry Porsche e a sua irmã Louise Piëch decidem passar a Porsche para empresa pública. Para isso entregaram a direção da empresa a pessoas fora do círculo familiar, ficando apenas como supervisores dos negócios da empresa

p14

O”Porsche 944″foi um automóvel esportivo de alta performance introduzido pela Porsche em 1982,  com motor de 4 cilindros em linha refrigerado a líquido colocado à frente

 

Lançado em 1984 o”959″,uma série especial dotada de tração nas quatro rodas,  venceu o Rali Paris-Dacar em 1986

 

Na década de 1980, a Porsche brilha na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato mundial com a inesquecível parceria de fornecimento de motores para a equipe McLaren

p22

Em 1988 é lançado o Porsche 911 Carrera 4, com tração integral. Em 1991 a Porsche passa a introduzir de série na produção, airbag frontal para o condutor e passageiro

p23

“Porsche Boxter”, lançado em 1996, trata-se de um roadster derivado da versão conversível do Fusca

q2

2002 A marca entra para o mundo dos SUVs com o”Cayenne” , utilitário baseado fortemente no modelo 911

 

q5

Carrera GT, lançado em 2004 causando polêmica na época, a montadora afirmava que o super esportivo ficaria muito a frente de qualquer Ferrari e que não precisava de som, pois, o melhor som é do motor

q6

“Porsche Panamera” coupé de quatro portas e motor dianteiro, o mesmo do Cayenne, lançado em 2009

p7

Um dos Porsches mais famosos foi o “550 Spyder” que em 1955, vitimou em um acidente fatal o ator de 24 anos de idade “James Dean” em Cholame, na Califórnia, quando se dirigia para uma competição automobilística

p23
Última foto de James Dean ao lado do “550 Spyder” em um posto de combustíveis pouco antes do acidente fatal

Outro Porsche muito famoso foi o 356C 1600 de 1964 com a pintura psicodélica da cantora “Janis Joplin”

p26

Destaque para o Porsche 917K Gulf conduzido por Steve McQueen no filme “Le Mans” de 1971

p27

Foto do Porsche 911 que Steve McQueen jogou em um buraco durante a gravação do filme “Le Mans”. Ele sempre estava testando suas habilidades ao volante, mesmo nas estreitas estradinhas francesas. Isto aconteceu mais de uma vez

p44

O logo da Porsche

De acordo com a versão oficial, Ferry Porsche pegou uma caneta e começou a desenhar um emblema num guardanapo de papel. Começou pelo escudo de Württemberg, depois adicionou o cavalo de Estugarda e para finalizar o nome de família – Porsche. O esboço foi enviado diretamente para Estugarda e assim nascia o emblema da Porsche, corria o ano de 1952. Contudo, há quem atribua o mérito da criação do logótipo a Franz Xaver Reimspiess, chefe dos estúdios de design da Porsche

p8

Fonte de consulta:  Wikipédia e sites relacionados

Fotos meramente ilustrativas

Texto: Marcus Vinicius

PATROCINADO

5997424f3b356 1024x344 - A história da "Porsche" e seu fundador "Ferdinand Porsche"

WWW.LAURIANOAUTOMOVEIS.COM.BR

 

 

 

ANUNCIE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *