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“Morgan Motor Company Ltd.” é uma empresa automotiva britânica, fundada em 1909 por “Henry Frederick Stanley Morgan” e dirigida por ele até 1959, na sequência seu filho, Peter Morgan, dirigiu a empresa até alguns anos antes de sua morte em 2003.  Todos os carros são montados à mão, a produção anual é de 1300 unidades. A lista de espera para um carro é de aproximadamente 2 anos, tendo atingido 10 anos no passado. Os valores que ostentam a marca Morgan são: tradição, artesanato, tecnologia e respeito ao meio ambiente.

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O “Três Rodas”: O primeiro carro fabricado pela Morgan Motor Company (MMC) foi exibido no Olympia Motor Show, em Londres. Duas unidades com 3 rodas, um com 8hp de dois cilindros e o outro um motor 4hp de cilindro único. Eles estabeleceram a famosa coluna de suspensão dianteira deslizante.

Os veículos de três rodas evitavam o imposto britânico sobre carros, sendo classificados como motocicletas.

O Morgan F-4 foi introduzido em 1933 no Olympia Motor Cycle Show. O F-4 tinha um novo chassi de aço prensado, o motor Ford Sydevalve de quatro cilindros usado no Modelo Y e quatro assentos. O F-4 foi suplementado pelo F-2 de dois lugares em 1935.

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A gama “Três Rodas” foi concluída com versões familiares de 4 lugares, esporte e comercial, muito popular e um grande sucesso de vendas devido ao seu baixo preço. A produção dessas unidades continuou até meados dos anos 1950 em pequena escala. Em 1936 foi apresentado o novo modelo “4/4” com 4 rodas e motores de 4 cilindros, ele substituiria o “três rodas”.

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Morgan 4/4 1936

O Morgan 4/4 está em produção contínua desde 1936, o nome aparece nesta data 4/4 quando o primeiro 4-wheel drive de 4 cilindros é projetado e fabricado pela Morgan, e assim diferenciá-los dos “três rodas”. Em 1954, ele substituiu o radiador direto por uma grade do radiador estilizado e mais aerodinâmico colocando dentro dele. Desde a sua criação o 4/4 refere-se ao menor deslocamento motor dentro da gama, a cilindrada do motor foi aumentada de seu motor original Coventry Climax de 1122cc Ford Sigma para a corrente 1.6 – 110hp litro (82kW) de características muito leves, o que torna o veículo com um peso total abaixo de 800 kg. Também é notável por ter um corpo em alumínio, montado sobre uma suspensão inferior.

Em 1938, um 4/4 foi inscrito em Le Mans, isto levou à produção em série, com pára-brisas dobrável, pára-cheques convencionais, motor de menor cilindrada e rodas sobressalentes individuais.

Le Mans 1938

Em 2004, Morgan lançou o Roadsters Mk, um modelo tradicional para substituir o Plus 8. com motor Ford UK Mondeo V6. Em 2011 o motor foi substituído pelo motor Duratec Cyclone 3.7 e a potência aumentou para 280 cv . A empresa chama este último modelo de Roadster 3.7.

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Morgan Aero 8

O Aero 8 é derivado do carro de competição GT2, concluído em 1995 e desenvolvido por Chris Lawrence, Andy Rouse e Harvey Bailey. O conversível de dois lugares pesava 1.100 kg e tinha suspensão independente nas quatro rodas, câmbio de seis marchas, um belo painel de instrumentos em alumínio com velocidade máxima de 258 km/h.

Em 2002 surgia a série especial Le Mans 62, (carro amarelo) disponível tanto para o 4/4 como para o Plus 8, em comemoração aos 40 anos da participação da Morgan na corrida francesa de 24 horas em 1962 (carro verde). Os carros vinham com capota rígida e detalhes de estilo dos carros da prova, a produção foi limitada a 80 unidades.

O Aero foi seguido pelo “Aeromax”, uma edição limitada de 100 unidades produzidas entre 2008 e o início de 2010. O Aeromax foi uma variação do coupé do Aero 8. 

O “Morgan Plus E” é uma versão elétrica de um clássico Morgan Retrô, um projeto conjunto da Morgan com a Zytec e Radshape Sheet Metal Ltd. financiado pelo governo do Reino Unido e apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 2012.

Morgan 4/4 lançado em 2016, a edição especial está limitada a somente 80 unidades com um custo aproximado de 39.500 libras.

Este notável carro de corrida da Morgan é o Aero 8 GT, participou em 2008 nas corridas Britcar e no Britcar 2008 e 24 horas em Silverstone. Preparado e dirigido por Mark Bailey Racing. 

Os carros Morgan podem ser encontrados em muitas áreas do automobilismo, desde corridas de clubes e históricas, até exemplos mais proeminentes, incluindo as 24 horas de Le Mans.

Apesar de seu design tradicional, os Morgans sempre tiveram desempenho esportivo, devido ao seu peso extremamente baixo.

Entre os entusiastas da marca, os Morgans são carinhosamente conhecidos como “Moggies”

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Fotos meramente ilustrativas

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Abril/2021

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