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A Nash Motors foi fundada em 29 de Julho de 1916, em Kenosha, Wisconsin, nos EUA.

Seu fundador Charles Williams Nash (1864/1948) foi um empresário americano que atuou como executivo na indústria automotiva. Ele desempenhou um papel importante na construção da General Motors, sendo o seu 5º presidente entre 1912 e 1915.

Rambler Knickerbocker Limousine – 1912

Em 1916 “Charles” comprou a Thomas B. Jeffery Company, fabricante do popular automóvel Rambler, rebatizando-a de Nash Motors. A partir daí começou a desenvolver uma nova indústria automotiva no intuito de enfrentar as três grandes marcas da época: General Motors, Ford e Chrysler

Seu foco era um carro bem projetado na faixa de preço médio-alto 

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Os primeiros automóveis com a nova marca somente saíram da produção para o mercado no ano de 1917.

Nash Touring – 1920

Durante a década de 1920 a Nash fez uma série de inovações em seus veículos, que tornaram a empresa a quarta maior do ramo automotivo dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do chamado Big Three General Motors, Chrysler e Ford; conseguindo se manter durante a Quebra da Bolsa de Nova York em 1929.

Nash Series 490 Sedan – 1930

Em 1924, a Nash adquiriu a LaFayette Motors, uma empresa de automóveis de extremo luxo fundada em 1919 na cidade de Indianápolis, nos Estados Unidos. O nome LaFayette foi uma homenagem ao Marquês de LaFayette; o busto do marquês era estampado no logotipo do carro. Foi a primeira no mundo a utilizar um relógio elétrico em automóveis.

LaFayette Model 134 Touring – 1920

Uma grande mudança na Nash LaFayette veio no início da década de 1930, quando Charles Nash deixou o cargo de presidente. Comprou a Kelvinator, uma fabricante de geladeiras e colocou o então presidente da empresa, George Mason, no cargo máximo da Nash. Surgia então em 1937, a Nash-Kelvinator Corporation.

Nash LaFayette 400 – 1937

Vamos Conhecer alguns modelos Nash

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Nash Special Six – 1918
Nash Type 690 – 1923
Nash Ambassador – 1930
Nash 400 – 1936
Nash Ambassador – 1940
Nash Ambassador – 1948

Nash Airflyte

Foi um projeto que causou muitas controvérsias na época, lançado em 1949, diziam parecer um carro de desenho animado.

Nash Airflyte – 1949

Os Airflytes de 1949 eram grandes e espaçosos, e Nash não tinha vergonha de exagerar em seu interior “Super-Lounge”

O aerodinâmico Nash “Airflyte” 1949 foi o primeiro carro de design avançado introduzido pela empresa após a guerra, seu formato foi desenvolvido em um túnel de vento. Em 1943 um projeto “radicalmente aerodinâmico” foi proposto pela primeira vez por dois designers independentes, Ted Pietsch e Bob Koto, ao vice-presidente de engenharia da Nash. Os carros de produção de 1949 são semelhantes aos esboços apresentados.

Nash Airflytes – 1949

As mudanças para o modelo Airflytes de 1951 foram nos para-lamas traseiros, alongados para incorporar lanternas verticais, um novo painel convencional substituindo o Uniscope montado na coluna de direção e uma nova grade de barra vertical com luzes de estacionamento horizontais, bem como a adição de GM Hydramatic. Os três melhores anos de vendas para Nash foram 1949, 1950 e 1951.

Nash Statesman Airflyte – 1951

Nash Healey

Trata-se de um carro esportivo anglo-americano, desenvolvido em parceria por George Mason e o fabricante britânico de carros esportivos Donald Healey.

Os Nash Healey foram montados na Inglaterra e enviados para vendas no Estados Unidos. O designer italiano Battista Farina reestilizou a carroceria mudando para aço e alumínio. Altos custos, baixas vendas e o foco de Nash na linha Rambler levaram ao encerramento da produção do Nash-Healey em 1954, após a produção de 506 automóveis.

Nash Rambler

O Nash Rambler foi produzido brevemente entre 1951 e 1957, foi um precursor dos carros básicos da American Motors Corporation, foi o primeiro carro compacto da América do Norte.

AMC Rambler Ambassador perua – 1959

Em janeiro de 1954, Nash anunciou a fusão com a Hudson Motor Car Company, criando a American Motors Corporation (AMC). Para melhorar o desempenho financeiro das empresas combinadas, toda a produção dos modelos Nash e Hudson de 1955 aconteceria na fábrica de Nash em Kenosha. A Nash concentrou a maior parte de seus recursos de marketing em seus modelos Rambler menores, e a Hudson concentraria seus esforços de marketing em seus carros de tamanho normal.

AMC Hornet Super – 1957

Logo no início da AMC, Mason negociou com James J. Nance, presidente da Packard, acordos de compartilhamento de peças entre a AMC e a Packard. Também o novo motor Packard V8 de 320 cu in (5,2 L) e a transmissão automática Ultramatic da Packard foram usados ​​nos modelos 1955 Nash Ambassador e Hudson Hornet.

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Curiosidades

Nash Rambler ‘Palm Beach’. Este é um protótipo único desenvolvido por Pinin Farina a pedido do designer da Nash, George W. Mason. A intenção era substituir a produção do Nash-Healey, mas o projeto nunca foi concretizado. No entanto, o único protótipo tem muitos detalhes interessantes que Pinin Farina vislumbrou para o mercado americano, sendo um carro totalmente funcional.

Em recente visita ao Museu do Automóvel da Estrada Real em Tiradentes/MG, conheci este Nash Ambassador ano 1952

Em 1958, Waldemyr Costa pilotando um Nash Healey, venceu na categoria Força Livre a prova da II Subida da Montanha na Serra da Estrada de Santos, um percurso de 7,2 Km.

Esta é Louise Smith, conhecida como a ” Primeira Dama das Corridas ” e seu Nash Ambassador 1950, “94” .pioneira em carros de corrida e lenda da NASCAR, ela venceu impressionantes 38 corridas em quatro divisões de 1947 a 1956 quando se aposentou.

Louise é a inspiração por trás da personagem de ” Carros 3 “ da Disney Pixar, Louise “Barnstormer” Nash, dublada por Margo Martindal.

Este Nash Ambassador Super Special 1949, propriedade do fazendeiro americano Frank R. Miller desde novo, ficou parado num celeiro coberto por panos após sua morte em 1960 até ser encontrado pelo seu sobrinho, herdeiro da propriedade, por volta de 2013. O carro estava em excelente estado, com os documentos originais guardados no porta-luvas, junto com jornais da época, um pente e uma escova, deixados por Frank.

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Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Revisão de Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

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02/agosto/2023

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