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Lançado em outubro de 1969, o primeiro modelo saiu somente na versão Sedan 4 portas, o coupé 2 portas foi lançado em 1971, sendo nesse mesmo ano eleito o carro do ano, segundo a Revista Auto Esporte .

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Possuindo o maior motor já fabricado no Brasil, um V8 318 polegadas cubicas 5.2 a gasolina desenvolvia 198 cv a 4600 rpm e torque de 41,5 kgf a 2400 rpm, chegava a máxima de 180 km/h, criando assim uma faixa de luxo entre o Ford Galaxie V8 292 e o Chevrolet Opala 3800 de 6 cilindros em linha.

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Os modelos Charger L/S ganhava escape duplo chegando a 205 cv, e o Charger R/T, além dos itens do modelo Charger L/S ganhou também uma maior taxa de compressão (8,4:1) para uso de gasolina azul, de maior octanagem sendo o mais veloz e potente carro nacional, recorde de velocidade que só foi quebrado nos anos 1990 com o Fiat Tempra Turbo.

OS MODELOS FABRICADOS NO BRASIL

 Dart Sedan de 1969 a 1981

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Dart Coupé de 1971 a 1981

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Charger LS (Luxo Sport) de 1971 a 1975

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Charger R/T de 1971 a 1980

Significado de R/T: “Road and Track”(estrada e pista)

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Dart SE (Special Edition) de 1972 a 1975

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Dart Gran Sedan 4 portas de 1973 a 1978

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Dart Gran Coupé de 1973 a 1975

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Magnum de 1979 a 1981

LeBaron de 1979 a 1981

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CURIOSIDADES

Nos Estados Unidos o Dodge Dart ,foi um automóvel feito pela divisão Dodge da Chrysler entre 1960 e 1976. Dart foi introduzido como um carro grande em 1960.

Em 1962 tornou-se um carro de tamanho médio.

Produzido em versão compacta entre 1963 a 1976.

A Dodge utilizou o nome Dart nos anos 50, para um carro com chassi Ghia, para concorrer ao “Best of Show em Pebble Beach”.  Este 1956 Chrysler Dart Concept é um veículo construído para desafiar o vento, aerodinâmico e afinado em um dos maiores túneis de vento da Europa. Na época de sua construção, era o carro mais aerodinâmico existente. O design do veículo foi tratado pelo estúdio de design de Virgil Exner na Chrysler.

No México o nome Dart foi usado pela Dodge para uma série de automóveis, conhecidos nos EUA como Aspen, entre 1976 e 1980 O nome também foi aplicado, no mercado mexicano, para os modelos Dodge Aspen, Dodge Diplomat, Dodge Aries, Plymouth Reliant e Dodge 600.

NAS PISTAS

Mesmo com o grande sucesso do Dart e Charger nas ruas, ele não se repetiu nas pistas brasileiras, o motor  batia recordes de velocidade, mas o carro era muito difícil de domar nas curvas, devido ao seu longo entre eixos, a sua velocidade nas retas não compensava a perda nas curvas.

O FIM DOS DART E CHARGER

Em 1980 a Volkswagen comprou o restante das ações da fábrica brasileira, sendo que já era proprietária de cinquenta por cento, em 1981 toda produção foi interrompida. O Dodge Dart é um modelo bastante cultuado pelos colecionadores, como um clássico, e pela importância que teve ao longo de muitos anos no mercado automobilístico brasileiro. Muitos exemplares ainda podem ser encontrados em condições de total originalidade e funcionamento.

Fotos meramente ilustrativas
Fonte: Sites relacionados e Wikipédia

Matéria de Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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Julho/2017

Comments

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