.
A Delahaye foi uma empresa francesa, especializada na produção de automóveis de luxo
Fundada por Émile Delahaye em 1894 na província de Tours na França. Produziu carros de alto luxo, veículos pesados e viaturas de combate a incêndios, encerrando suas atividades em 1954.
Os primeiros carros ainda se assemelhavam a carruagens de tração animal, tinham motores de um ou dois cilindros, equipados com uma correia especial e polias ligadas por um eixo ao motor, sendo uma delas livre, obtendo-se a posição neutra e movendo o strap para a segunda ou terceira polia. Um pouco difícil de entender descrito assim, imagina para funcionar essa geringonça naquela época.
Os Delahaye’s tornaram-se conhecidos pela sua qualidade de construção, ganhando notoriedade após a participação na prova automobilística entre Paris e Marselha em 1896.
Já no início dos anos 1900, Weiffenbach assumiu o cargo máximo da empresa, substituindo “Émile” seu fundador, que veio a falecer em 1905. Imediatamente, a Delahaye substituiu as correias de transmissão e passou a utilizar motores de 4 cilindros em seus carros. Naquela época, também foi responsável pela construção de caminhões, tratores, carros de bombeiros e veículos para uso militar.
Sempre mandando bem nas pistas com o modelo Delahaye 135, proposto como carro de luxo numa variedade de configurações, e também preparado para corrida, participando do Rali de Monte Carlo em 1937 e as 24 Horas de Le Mans em 1938.
A Delahaye ficou famosa pelo design ousado com perfis aerodinâmicos em forma de gota.
.
CONHEÇAM ALGUNS MODELOS DELAHAYE
Type 413 – 1911
.
Type 47 – 1912
.
Delahaye Wallpapers 25 – 1920
.
Type 97 – 1925
.
Delahaye 135 – 1935
Delahaye 135 – 1936
.
Delahaye 135 S Compétition – 1936
.
Delahaye 165 – 1938
.
Delahaye 135 MS – 1938
.
Type 165 Cabriolet – 1939
.
Type 135 M – 1946
.
Delahaye 135MS – 1947
.
Delahaye Type 175 – 1949 (merece destaque)
.
135 M – 1950
.
Coach 235 – 1952
.
Delahaye 235 Coupe – 1953
.
Ônibus Delahaye 163 D – 1948
.
Caminhão de Bombeiros
.
Delahaye 43 CV
.
Foi assim que em 1954 a empresa francesa, por um tempo muito curto destinou-se à produção de caminhões, e finalmente extinguindo a marca.
Para finalizar, vai aqui a minha conclusão: a França sempre apresentou grandes carros, com projetos revolucionários, futuristas e contribuiu muito para a evolução do automóvel, mesmo passando por períodos de dificuldades, principalmente durante as duas Guerras Mundiais. Mantem-se em destaque até os dias de hoje com grandes marcas, reconhecidas mundialmente. Agora a pergunta: como seria um Delahaye nos dias de hoje?
.
.
- Fotos meramente ilustrativas
- Fonte de consulta: Wikipédia
- Matéria de Marcus Vinicius
.
.
Uma obra de arte esse carro! Parabéns pela matéria.
This is a topic that’s near to my heart… Take care!
Exactly where are your contact details though?
Very nice article, exactly what I was looking for.
Muito BOM…estes carros Antigos mechem com nosso Passado…muitas lembrancas dos carros de antigamente: Desoto, Plymouth, Dodge, Pontiac, Oldsmobile 88…e Muitos Outros…
Excellent article. I certainly love this website. Keep it
up!