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O Chevrolet Monza foi lançado em abril de 1982 na versão Hatchback 3 portas; inicialmente com motor transversal 1.6, sendo que, no mesmo ano ganhou opção de motor 1.8 devido às críticas com relação ao baixo desempenho . Em 1983 novas versões Sedan 2 e 4 portas, sendo mais vendida na época a de 2 portas.
Uma versão esportiva chamada de S/R, baseada na carroceria hatchback foi produzida até meados de 1988.
Em 1987 o Monza ganhou o motor 2.0 equipando a versão Classic, lançada um ano antes.
Em 1989, o início da injeção eletrônica com o modelo 500 EF, nome em homenagem ao piloto Emerson Fittipaldi, elevando sua potência para 116cv.
Uma reestilização externa foi apresentada em 1991, mantendo o mesmo painel do lançamento, o que permaneceu até o final da produção.
Em 1994 foi lançada a versão Hi-Tech, com apenas 500 unidades que incluía itens como painel digital e freios ABS de série.
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PARTICULARIDADES DO MONZA
O Chevrolet Monza foi fabricado pela Chevrolet a partir de 1982 no Brasil, derivado do Opel Ascona alemão. Durante três anos consecutivos: 1984, 1985 e 1986 foi o carro mais vendido no país. Foi eleito o carro do ano em 1983, 1987 e 1988 pela Revista Auto Esporte.
O modelo brasileiro foi lançado como um sedan de luxo para enfrentar o Ford Del Rey. Nesta época a Chevrolet tinha apenas o Opala, então precisava de um sedan médio de preço menor, para concorrer diretamente com o sedan da Ford. Com o lançamento do Monza, o Del Rey ficou velho da noite para o dia. O Monza, inicialmente lançado como Hatch e alguns meses depois na versão Sedan, era campeão em aerodinâmica e tecnologia, coisa que poucos carros ofereciam, o mais próximo era o VW Passat.
Em 1984, ganhou a concorrência do Volkswagen Santana, o único carro do mesmo padrão que oferecia as mesmas tecnologias. O Monza continuou sendo o queridinho, exceto pelos frotistas e taxistas.
No desmonte após o teste de 60.000 quilômetros pela Revista Quatro Rodas de setembro de 1992, o Monza SL/E 2.0 foi coberto de elogios. Levou o título de campeão de resistência nos testes de 60.000 quilômetros, por dois aspectos: tecnologia e assistência técnica.
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O CHEVROLET MONZA LANÇOU ALGUMAS SÉRIES ESPECIAIS
Clodovil (1984) – motorização 1.6 , 1.8 e bancos em couro.
Conversível (1984-1986) – transformado pela Envemo, Sulam e Souza Ramos.
500 E.F. 2.0i (1990) – injeção eletrônica MPFI fazendo alusão as 500 milhas de Indianápolis.
Barcelona (1992) – Homenagem aos Jogos Olímpicos de Barcelona.
650 (1992) – SL com equipamentos do SL/E, alusão as 650.000 unidades do Monza.
Class (1993) – SL com equipamentos do SL/E, disponível na cor Cinza.
Hi-Tech (1993-1994) – 500 unidades azul marinho, um GL 2.0 EFI com alguns diferenciais.
Club (1994) – GL com equipamentos do GLS em homenagem a Copa do Mundo de 1994.
O Monza foi produzido em outros países por montadoras ligadas à GM.
- 1982 – 1997 Chevrolet Monza (América Latina)
- 1981 – 1988 Opel Ascona C (Europa, África e alguns países da Ásia)
- 1981 – 1988 Opel 1604 (Portugal)
- 1981 – 1988 Vauxhall Cavalier Mk II (Reino Unido)
- 1982 – 1989 Holden Camira (Austrália e Nova Zelândia)
No Brasil a produção do Chevrolet Monza foi encerrada em 1996 totalizando 857.810 unidades.
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Matéria de Marcus Vinicius
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12/março/2024