.

Quando deparamos com carros antigos e reparamos em seus detalhes, chegamos à conclusão que estamos diante de uma obra de arte. Em muitos casos estes carros são adquiridos por colecionadores ou mesmo entusiastas que acabam abandonando em garagens, hoje muito comum chamar de celeiros, e ficando lá por décadas.

Grande parte desses carros são descobertos pelos chamados “Caçadores de Tesouros” e outros nomes mais. Muitos são ressuscitados e trazidos novamente às ruas. Eu digo às ruas, mas, na verdade são restaurados e incluídos em coleções milionárias pelo mundo. Esses carros são chamados nos Estados Unidos de barn finds, “achados de celeiro”.

.

VAMOS CONHECER ALGUNS

.

– Um dos maiores achados de barn finds dos últimos tempos

Talvez o maior achado dos últimos anos, foram 60 carros raríssimos esquecidos por 50 anos. A coleção pertencia a Roger Baillon, um magnata francês do ramo de transportes. Baillon guardou mais de 100 automóveis entre as décadas de 1950 e 1960, no intuito de organizar um museu, o que nunca aconteceu.

Com o passar dos anos dezenas foram vendidos, restando apenas 60 exemplares em uma propriedade rural na França, onde supostamente seria o museu.

A propriedade ficou abandonada durante muito tempo após a morte de Baillon, até ser revelada pelos herdeiros em 2015. Entre os modelos abandonados estava um exemplar extremamente raro da Ferrari 250 GT SWB California Spyder, idêntica a do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, leiloada por 16 milhões de dólares. Acreditamos que grande parte desta coleção já foi leiloada, arrecadando milhões.

.

– 39 Camaros abandonados em fazenda

Em uma fazenda localizada em Oklahoma, nos Estados Unidos, foi localizado um complexo com 5 construções escondendo 39 modelos do Chevrolet Camaro.

Produzidos na década de 1960, a maioria das versões encontradas na propriedade vêm equipadas com o famoso motor V8 de 7 litros. Mas não para por aí, grande parte vem com configurações especiais de fábrica como, por exemplo, o pacote RS, que tornava o visual do modelo mais exclusivo. Ou seja, é basicamente um parque de diversões para quem é fã da marca e do esportivo.

.

– Dezenas de carros em casa abandonada

Uma casa abandonada visitada pelo canal de YouTube “VacantHaven” possui em seu terreno um cemitério de carros clássicos intocados há anos. Não habitada há algumas décadas e em um local desconhecido, não se sabe muito sobre a propriedade. Porém, os modelos vistos aparentam mais estar compondo um ferro-velho do que uma coleção antiga. Sem funcionarem e sem cuidados por décadas, vários veículos são impossíveis de identificar.

Existem ainda modelos dos anos 1920 e alguns Reliant Robins, veículo de três rodas que aparece em episódios do Top Gear e Mr. Bean.

.

– Uma Ferrari 250 GTO vira brinquedo de criança

Esta Ferrari 250 GTO é um carro muito raro, trata-se de um exemplar com a direção do lado direito. Ela foi levada aos Estados Unidos depois de uma temporada competindo na Inglaterra na década de 1970.

07194531007194

Ela foi vendida por US$ 6,5 mil em um leilão e o novo dono não restaurou o carro, deixando o raríssimo exemplar largado ao tempo, sem qualquer tipo de proteção. As crianças que moravam nas proximidades onde a Ferrari estava, utilizavam o longo capô como escorregador. Após 14 anos abandonada um colecionador suíço adquiriu o esportivo por 4 milhões de dólares para restaurar. (acho que esse valor não confere, mas, vamos acreditar).

.

– CHEVELLE SS perdido por anos

Chevelle SS de Roger Day, após apresentar um problema de motor com 104 mil milhas rodadas foi vendido, um erro pelo qual ele iria se lamentar por décadas. Sempre se recordava do prazer das inúmeras vitórias nas corridas de final de semana que seu SS 396 lhe deu, além do início de seu namoro dentro do Chevelle, com Karen, sua esposa até hoje.

Em 2008, Roger decidiu procurar seu antigo carro, após meses de pesquisa ele o encontrou, comprou e fez uma restauração para deixa-lo nas condições originais. O Chevelle ficou lindo e sempre é premiado nas exposições que participa.

.

– MERCEDES-BENZ 300SL “Asa de Gaivota” esquecido em uma garagem

Um jovem recebeu de presente de formatura um Mercedes-Benz extremamente raro, trata-se de um  “Asa de Gaivota” feito de alumínio, sendo uma das 29 unidades produzidas.

Após uma quebra no câmbio em 1971, o caro foi abandonado na garagem por 40 anos. Atualmente ele esta sendo restaurado, estima-se que seu valor quando pronto alcance US$ 4 milhões.

.

– Presente de Onassis abandonado por 32 anos

O milionário Aristóteles Onassis comprou uma Lamborghini Miura S 1969 e presenteou um amigo chamado Stamatis Kokotas, um artista conhecido como “O Elvis grego”. A Lamborghini foi abandonada em 1972 no estacionamento de um hotel em Atenas com o motor danificado. O carro permaneceu no local até 2004, quando precisou ser retirado por motivo de reforma no hotel devido as Olimpíadas que aconteceriam naquele ano.

07194228361168

.

– Vencedor das 24 horas de Le Mans reaparece após 50 anos

Uma história incrível no automobilismos foi quando na década de 1960 a Ford encarou a Ferrari em diversas provas tradicionais, como as 24 horas de Le Mans na Europa. Um dos carros foi o lendário Shelby Cobra Daytona Coupé, com apenas seis unidades produzidas para disputar as corridas.

No final da temporada os seis veículos voltaram para os Estados Unidos e foram vendidos para colecionadores, muitos pelo próprio criador Carroll Shelby. Com o passar dos anos, um dos Cobras foi dado como perdido, deixando então apenas cinco unidades registradas e conhecidas.

Em 2001, após o suicídio de Danna O’Hara, que botou fogo no próprio corpo, descobriu-se que ela era a herdeira do sexto exemplar do Cobra Daytona Coupé, batizado de CSX2287, adquirido por seu pai George Brand, e estava guardado dentro de um galpão. O carro foi vendido por Donna pouco antes da sua morte ao colecionador Frederick Simeone.

.

– BUGATTI TYPE 57S esquecido por 48 anos

Com apenas 17 unidades produzidas, este Bugatti Type 57S 1937 ficou guardado por 48 anos na Inglaterra. O carro pertencia ao médico Harold Carr, que o guardou em uma garagem na década de 1960. Após o falecimento de Harold, seus herdeiros decidiram abria a garagem e resgatar o Bugatti.

.

– MERCEDES-BENZ 190SL, casinha de cachorros e ratos

Um senhor chamado Michael Potiker, caminhando pelo seu bairro passou pela garagem de uma casa antiga, e viu uma ponta de para-choques cromado embaixo de uma lona empoeirada cobrindo um carro.

Ele conseguiu a permissão do proprietário para ver o carro. Ao retirar a lona descobriu que um raro Mercedes-Benz era a moradia permanente de um cachorro e vários ratos. Michael comprou para restaurá-lo.

.

– Ferrari enterrada no quintal

Em 1978, um grupo de crianças cavava um buraco em um quintal de Los Angeles, Estados Unidos, quando bateram em alguma coisa, era o teto de um carro. Pessoas foram chamadas e escavaram em torno do veículo, descobrindo uma Ferrari Dino 246 GTS de 1974 .

07193901753155

Com a descoberta, veio a tona que o “enterro” da Ferrari, em dezembro de 1974, foi feito a pedido de seu antigo dono, um milionário chamado Rosendo Cruz, para dar um golpe na seguradora e pegar o dinheiro da apólice pediu para dois homens enterrá-la no quintal de uma casa. O automóvel era um presente de Rosendo para sua esposa.

.

– O primeiro Batmóvel

Antes do Lincoln Futura utilizado pelo Homem-Morcego em 1966, um outro carro foi considerado oficialmente o primeiro Batmóvel. Construído por Forrest Robinson em 1963, o Oldsmobile 88 foi completamente modificado com a utilização de fibra de vidro.

A DC Comics utilizou o carro de Robinson para promover uma série de produtos que estampavam a “marca” do Batman, declarando o modelo como o primeiro Batmóvel oficial.

No entanto, com outros modelos aparecendo no seriado de TV do herói, o Oldsmobile acabou abandonado em 1968 por 40 anos, até ser restaurado. Recentemente ele foi vendido em um leilão por 137 mil dólares.

.

– Mais de 100 carros localizados em Portugal

Aconteceu em Portugal; um americano aposentado comprou uma chácara “de porteira fechada”, abandonada há mais de 15 anos, seus antigos proprietários haviam morrido. No local havia um galpão cujos enormes portões estavam trancados. Quando foi conhecer o local, ele não deu a menor importância ao enorme prédio, supondo tratar-se apenas de um local para guardar coisas sem utilidade ou até mesmo estar vazio.

Após a aquisição os portões foram abertos, e para sua surpresa, havia uma coleção com centenas de carros antigos empoeirados no local. Entre as raridades, alguns que valem alguns milhares de dólares.

.

– DeLorean de volta ao presente depois de três décadas

Além de ser vermelho, o que por si só já o torna bem especial; todo DMC 12 saiu de fábrica com acabamento em aço escovado, mas, este DeLorean é uma verdadeira máquina do tempo. Não porque é capaz de ir para o passado ou para o futuro graças a um capacitor de fluxo, mas porque passou 31 anos esquecido em um galpão, coberto por uma capa, praticamente zero-quilômetro.

O carro foi comprado em 1982 por um americano, segundo consta a fabricante de tintas DuPont teria pintado alguns exemplares novos do DeLorean para testar a reação do composto químico sobre o aço inoxidável. Não há evidência de que a história seja real, mas o fato é que ele é vermelho desde zero quilômetro. O carro rodou apenas 1600 km, isto porque o dono sentia dores no joelho toda vez que entrava ou saía do carro, devido à abertura das portas asa-de-gaivota. Por isso, ele acabou encostando o carro em um galpão de sua fazenda entre 1983 e 2014, quando finalmente o anunciou no eBay e conseguiu vendê-lo.

.

– 36 Corvettes esquecidos por 25 anos

Uma inacreditável coleção de 36 Corvettes foi deixada abandonada dentro de uma garagem, onde ficou esquecida durante 25 anos. Uma local onde muitos de nós gostaria de passar uma temporada. Agora os esportivos vão voltar a ver a luz do dia.

Peter Max, conhecido artista plástico alemão radicado nos Estados Unidos, foi durante os últimos 25 anos proprietário de 36 Corvette. Isso por si só já seria algo excepcional. Apaixonado pelo desenho dos Corvettes, quando montou esta coleção tinha a ideia de usá-la numa das suas obras de arte, mas isso nunca aconteceu. Os 36 Chevrolet Corvettes, de várias gerações acabaram guardados cobertos de pó numa garagem em Nova York durante 25 longos anos, incluindo um raro 1953, um dos 300 produzidos, todos brancos com interior vermelho.

.

– Os Alfa Romeo do castelo na Bélgica

Em 2012, o fotógrafo britânico Tim Knifton fez uma visita a um castelo abandonado “em algum lugar da Bélgica”, onde encontrou algo que faria qualquer gearhead gritar como uma garotinha: uma coleção de Alfa Romeo dos anos 50, acompanhados de diversas peças sobressalentes.

Ao total, seis carros foram encontrados por Knifton. Ele não sabia dizer quais eram os modelos, mas logo a internet encarregou-se de identificá-los: um Giulia SS Sprint Speciale 1600, um Giulietta SS Super Sprint 1300, dois Giulia 1600 Spider e um 1300 Sprint, todos fabricados entre 1961 e 1964.

.

– Mais 175 raridades em estado de conservação aceitável

Um enorme celeiro encontrado recentemente localizado em um armazém em Londres, com carros de Luxo como BMWs dingy, Porsches, Mercedes-Benzes, Volkswagens, e muitos outros foram negociados em um leilão após a descoberta.

Muitos Mercedes-Benz raros estão na coleção, incluindo um antigo 180, um 220 SE com a janela traseira faltando, um 350 SL, 500 SL, 280 SL, e muito mais. Os carros foram revelados na conta do Instagram London Barn Finds.

.

.

Conhece algum “Barn Find” por ai ? Manda pra gente que divulgaremos aqui: suporte@gasolinanaveia.com.br

.

Matéria de

Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

.

Revisão de

Jaderson Gomes

suporte@gasolinanaveia.com.br

.

.

.

.

09/12/2022

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *