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Um equipamento de grande importância nos veículos é o Teto Solar, muitos proprietários de veículos não conhecem a verdadeira utilidade, consideram que “não serve pra nada” ou o mito de ser “carro de chifrudo”.

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Para esclarecer sobre o uso do Teto Solar preparei esta matéria

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O teto solar é um equipamento importante que ajuda a desembaçar os vidros do carro em dias frios, minimiza a temperatura interna em dias muito quentes, ventila e renova o ar no interior do veículo, o que é melhor ainda para os fumantes, além de ser mais seguro abrir uma fresta do teto solar para ventilar do que abrir os vidros dos carros.

Conhecido no Brasil como Teto Solar, ou Teto de Abrir na Europa, é uma abertura no teto do veículo, podem ser fixos ou operáveis, manuais ou elétricos, estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e estilos e são conhecidos por diversos nomes. Em geral os termos usados são esses:

Manual – Pop-up: Neste modelo o vidro abre basculante oferecendo um respiro ao veículo e o vidro é geralmente removível. É um modelo que pode ser instalado na maioria dos veículos e é relativamente acessível financeiramente, podem ser acionados manualmente ou por meio de uma alavanca, bem parecida com manivela de vidro.

Elétrico – Spoiler: combina a característica de inclinação do pop-up e também desliza o vidro para trás e por cima do teto. Esse modelo não tem uma abertura muito grande. Tem características opcionais como tapa sol integrado e fechamento automático. Dá um look esportivo para o veículo, é ideal para carros menores.

Embutido – Inbuilt: modelo que tem um painel de vidro ou metal que desliza entre o forro e o teto, ele baixa o teto de 5 a 10 cm, e proporciona a abertura total do teto. Este é o teto original de fábrica do Ômega, Vectra, Golf, etc. Tem características como fechamento automático, antiesmagamento, sensor de chuva, entre outras. Um teto elétrico pode ser fechado manualmente se houver uma pane em seu motor.

Panorâmico: um novo modelo com um painel grande ou multi painéis que oferece luminosidade também para os passageiros. É elétrico e tem geralmente tapa sol integrado e quebra vento.

Dobrável: Eles oferecem a conveniência e o conforto do teto solar, com uma abertura retrátil, tipo a capota retrátil de modelos conversíveis. O painel é feito de tecido (muitas vezes de vinil), que se dobra para trás enquanto faz o deslizamento para abrir. Depois de uma longa ausência nos mercados europeus e norte-americanos, os tetos solares dobráveis vêm experimentando um ressurgimento nesses mercados com várias opções instaladas de fábrica.

Sky Window: Este teto foi uma novidade no Brasil lançado no Fiat Stilo na década de 2000. Eram 5 lâminas das quais uma basculava e as demais corriam para trás abrindo em toda extensão do teto. O Sky Window se tornou marca registrada do modelo, não sendo lançado em mais nenhum outro carro. Posteriormente começaram os problemas de manutenção do equipamento.

O teto solar foi inventado pelo alemão Wilhem Baier. O primeiro veículo a ter esse equipamento de série foi o Mercedes Benz V170 em 1937, com a finalidade de aproveitar os raios solares durante o inverno europeu para aquecer o interior do carro.

Aqui no Brasil o primeiro veículo produzido com teto solar foi o Romi Isetta em 1956, oferecia uma versão descontraída, direcionada ao público jovem. O teto solar era muito rústico, feito com material plástico impermeável que dobrava automaticamente ao abrir.

Em 1965 a Volkswagen instalou em seus Fuscas o teto solar. Já no início da comercialização sofreu um grande preconceito dentro do mercado nacional, visto que o carrinho foi chamado de Cornowagen, nem precisa dizer o porquê do apelido, certo?

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Marcus Vinicius

diretoria@gasolinanaveia.com.br

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25/jan/2021

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