.

Muitas pessoas têm receio de dirigir na neve, especialmente se for a primeira vez. De fato se não houver atenção, conduzir o veículo pode ser um tanto complicado.

Em uma viagem para conhecer a neve, quem escolhe alugar um automóvel precisa ficar atento a alguns pontos: A neve nem sempre é um problema, é possível dirigir sem complicações, basta tomar os cuidados necessários com o veículo. Para isso preparamos algumas orientações sobre como dirigir na neve sem correr riscos.

A primeira orientação é: equipe o veículo com pneus de inverno, estes pneus são normalmente marcados com um símbolo que é um floco de neve numa montanha e as letras “M+S” (mud/snow-lama/neve). Com pneus adaptados para superfícies de baixa aderência a segurança aumenta em todas as situações.

winter tyres MS

Em temperaturas abaixo de 7 graus, o composto dos pneus normais ficam enrijecidos, tendo como consequência a distância de frenagem é duplicada e a aderência piora muito. As forças de aderência dos pneus de inverno são cerca de 4 vezes superiores aos pneus normais.

Outra orientação: prefira sempre os carros com tração 4×4 e a tecla snow.

Grande quantidade de neve é um fator que aumenta o risco de acidentes. Os países que têm a forte presença de nevascas costumam ser bem equipados com ferramentas que ajudam tirar o gelo e divulgam uma série de orientações para serem seguidas antes de sair com o veículo.

É fundamental fazer uma análise geral do automóvel, verificando as condições da bateria, radiador, nível de óleo, freios, lanternas, faróis, sistema de ignição e a calibragem dos pneus. É preciso que tudo esteja funcionando adequadamente para que não ocorram problemas. Para dias de muita neve, como já dissemos acima, a dica é substituir os pneus do carro, ou já escolher um modelo que os pneus sejam especiais para trabalhar na neve. Deixe os faróis e lanternas sempre ligados para que os outros condutores consigam te enxergar. Além disso, mantenha distância do veículo que estiver na sua frente e nunca corra.

Caso o carro fique coberto por neve, lembre-se de carregar uma pá específica para removê-la dos vidros dianteiros, traseiros, para-choques e qualquer outro lugar que dificulte a sua visão e saída.

Todos os sistemas de controle do carro deverão ser usados com suavidade. O acelerador deverá ser usado com a necessária “dosagem” e acelerar sempre com muita moderação, qualquer excesso provocará o patinar das rodas, nesse momento o veículo perderá velocidade, principalmente em subida ou não conseguirá arrancar. Outra dificuldade, o caro não vai obedecer a direção que o volante estiver virado.

Se com o acelerador é necessário suavidade, com os freios é ainda mais importante, evite travagens bruscas, sobre gelo ou neve estas não reduzem a velocidade do carro e fazem muitas vezes o condutor perder o controle da direção. Pise suavemente no pedal do freio e antecipe em muito o início da freagem, em relação ao que faria normalmente. Reduzir a velocidade usando o freio motor ajuda muito nessas situações.

As superfícies com gelo são os verdadeiros obstáculos que todos os condutores devem evitar, a reação do carro sobre elas é imprevisível, se for forçado a passar, faça-o a uma velocidade constante, sem tocar no freio e fazendo o menor movimento de direção possível.

Em carros de caixa câmbio manual, quando as rodas patinarem na arrancada, tente fazê-lo com a segunda marcha, e conduza mantendo uma velocidade de marcha adequada, mantenha o carro em uma marcha reduzida, ex: onde é para andar em 3ª marcha , ande na 2ª marcha. isto reduz a possibilidade do carro patinar.

Esteja sempre preparado com um conjunto de correntes de neve no porta-malas do carro. As correntes geralmente são difíceis de montar e serão inúteis se a neve ainda não for muito densa, mas isso pode ajudá-lo em situações difíceis.

Não cometa o erro de ativar o fluído do limpador para ajudar a limpar o para-brisas, se estiver numa situação de temperaturas negativas o líquido pode ficar congelado instantaneamente, nessa hora use uma espátula para remover o gelo e ganhar a visibilidade necessária a uma condução segura.

Em condições climáticas adversas não seja apressado, não tente ultrapassar, a sua segurança e a dos que o rodeiam são fundamentais, siga pelo caminho mais fácil.

Se perder o controle do carro tire o pé do acelerador e vire a direção toda para o lado oposto daquele que o carro estiver girando, não pise com força total no freio, pois as rodas podem travar e fazer o carro capotar.

Não baixe a guarda quando estacionar, o risco não termina quando você chegar ao seu destino. Tenha cuidado com o congelamento dos freios de estacionamento, se estiver em áreas com baixas temperaturas. Não se esqueça que o peso da neve pode quebrar os eixos dos limpadores do pára-brisas, remova sempre a neve e gelo com a espátula antes de sair com o carro.

Os cuidados são básicos, basta segui-los e averiguar as condições do tempo e do veículo para garantir que ele não apresente problemas durante o caminho, mas se estiver com dúvida, a minha orientação é: acenda a lareira, abra um bom vinho e fique em paz dentro de casa.

.

Matéria de Marcus Vinicius

.

Revisão de Jaderson Gomes

.

.

.

15/janeiro/2022

Comments

  1. Recentemente várias pessoas ficaram presas em seus carros na neve. E vieram a falecer. Dirigir na neve, somente em casos de extrema necessidade.
    Bela reportagem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *